Sistemas Cicloviários Frente às Interfaces Urbano-Rodoviárias: Uma Revisão Teórica
DOI:
https://doi.org/10.46421/singeurb.v3i00.919Palavras-chave:
Sistema cicloviário, Transporte não motorizado, Interfaces urbano-rodoviárias, Segurança viáriaResumo
Muito se discute sobre as viagens utilitárias por bicicleta no contexto municipal, contudo o incentivo para movimentos pendulares entre cidades de uma mesma região pode surgir como incremento da mobilidade sustentável. A pesquisa é uma abordagem teórica sobre sistemas cicloviários frente às interfaces urbano-rodoviárias regionais. Nesse sentido, o objetivo é realizar uma revisão na literatura acerca dos manuais, legislações e cenários existentes para tal identificação. Este trabalho consiste em uma discussão teórica de uma vertente do projeto de pesquisa de mestrado. Como resultado, através da metodologia de revisão bibliográfica, obteve-se alguns exemplos de implantações e de parâmetros para a escolha de uma infraestrutura cicloviária adequada na interface estudada, consolidando a existência de tais sistemas cicloviárias. Pode-se observar também suas incipiências e vulnerabilidades, principalmente em países em desenvolvimento, como na realidade brasileira, visto que os benefícios resumidamente expostos podem garantir a segurança dos ciclistas, além de estimular o uso da bicicleta, reduzindo as viagens motorizadas e os impactos ambientais. A contribuição será aderente ao subtema de mobilidade e acessibilidades urbanas.
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