Proposta de metodologias de levantamento remoto do espaço público destinado a vagas de estacionamento no sistema viário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/singeurb.v3i00.875

Palavras-chave:

Sistema de espaços livres, Morfologia urbana, Mobilidade urbana, DOT

Resumo

O espaço viário pode assumir o papel de acolher encontros sociais e trazer mais vivacidade às cidades, porém muitas vezes esses espaços são ocupados por estacionamentos de automóveis, sendo necessária a quantificação de vagas para se dimensionar e adequar os espaços utilizados, inclusive para outros usos. Este trabalho objetiva propor e comparar duas metodologias para levantamento remoto de vagas de estacionamento no meio fio urbano. A primeira metodologia obtém o número de vagas a partir da medição gráfica do comprimento de meio fio disponível para estacionar dividido pelo comprimento de uma vaga padrão. A segunda metodologia é baseada na identificação e marcação da posição de veículos parados nas imagens disponibilizadas no Google Street View. Para a aplicação das metodologias foi selecionada a área da ZEU Butantã, área de adensamento urbano localizada no município de São Paulo, onde o transporte ativo e público coletivo são prioritários. Os resultados das aplicações metodológicas na escala da ZEU mostraram similaridades, porém na escala da via, apresentaram uma diferença de até três vagas. Foi observado que 5,88% da área do viário da ZEU Butantã está sendo destinada ao estacionamento de automóveis, representando 1,37% da área total, o que, ainda que parcialmente, poderia ser revertido para implantação de ciclovias ou alargamento de passeios públicos, necessários na região.

Biografia do Autor

Mariê Xavier Clementino, Universidade de São Paulo

Engenheira Civil pela Fundação Armando Alvares Penteado. Mestranda em Engenharia Civil na Universidade de São Paulo (São Paulo - SP, Brasil).

Carollina Hitomi de Oliveira Okamoto, Universidade de São Paulo

Mestranda em Engenharia Civil na Universidade de São Paulo (São Paulo - SP, Brasil).

Karin Regina de Castro Marins, Universidade de São Paulo

Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Professora Associada na Universidade de São Paulo (São Paulo - SP, Brasil).

Referências

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Publicado

2021-12-20

Como Citar

CLEMENTINO, Mariê Xavier; OKAMOTO, Carollina Hitomi de Oliveira; MARINS, Karin Regina de Castro. Proposta de metodologias de levantamento remoto do espaço público destinado a vagas de estacionamento no sistema viário. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GESTÃO E ENGENHARIA URBANA, 3., 2021. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. p. 391–404. DOI: 10.46421/singeurb.v3i00.875. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/singeurb/article/view/875. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Mobilidade e acessibilidade urbanas

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