Proposta de metodologias de levantamento remoto do espaço público destinado a vagas de estacionamento no sistema viário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/singeurb.v3i00.875

Palavras-chave:

Sistema de espaços livres, Morfologia urbana, Mobilidade urbana, DOT

Resumo

O espaço viário pode assumir o papel de acolher encontros sociais e trazer mais vivacidade às cidades, porém muitas vezes esses espaços são ocupados por estacionamentos de automóveis, sendo necessária a quantificação de vagas para se dimensionar e adequar os espaços utilizados, inclusive para outros usos. Este trabalho objetiva propor e comparar duas metodologias para levantamento remoto de vagas de estacionamento no meio fio urbano. A primeira metodologia obtém o número de vagas a partir da medição gráfica do comprimento de meio fio disponível para estacionar dividido pelo comprimento de uma vaga padrão. A segunda metodologia é baseada na identificação e marcação da posição de veículos parados nas imagens disponibilizadas no Google Street View. Para a aplicação das metodologias foi selecionada a área da ZEU Butantã, área de adensamento urbano localizada no município de São Paulo, onde o transporte ativo e público coletivo são prioritários. Os resultados das aplicações metodológicas na escala da ZEU mostraram similaridades, porém na escala da via, apresentaram uma diferença de até três vagas. Foi observado que 5,88% da área do viário da ZEU Butantã está sendo destinada ao estacionamento de automóveis, representando 1,37% da área total, o que, ainda que parcialmente, poderia ser revertido para implantação de ciclovias ou alargamento de passeios públicos, necessários na região.

Biografia do Autor

Mariê Xavier Clementino, Universidade de São Paulo

Engenheira Civil pela Fundação Armando Alvares Penteado. Mestranda em Engenharia Civil na Universidade de São Paulo (São Paulo - SP, Brasil).

Carollina Hitomi de Oliveira Okamoto, Universidade de São Paulo

Mestranda em Engenharia Civil na Universidade de São Paulo (São Paulo - SP, Brasil).

Karin Regina de Castro Marins, Universidade de São Paulo

Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Professora Associada na Universidade de São Paulo (São Paulo - SP, Brasil).

Referências

COE CÓDIGO DE OBRAS E EDIFÍCIOS DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO – Decreto n. 5776, de 7 de junho de 2017. Regulamenta a Lei n. 16.642, de 9 de maio de 2017. Câmara Municipal de São Paulo. São Paulo, SP. 2017 Disponível em: <http://documentacao.camara.sp.gov.br/iah/fulltext/decretos/D57776.pdf>. Acesso em: 5 jan, 2021.

CTB CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO. Lei n. 9503, de 23 setembro de 1997. Congresso Nacional. Brasil. 1997. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9503compilado.htm>. Acesso em: 5 jan, 2021.

EWING, R.; TIAN, G.; LYONS, T.; TERZANO, K. Trip and Parking generation at transit-oriented developments: US case studies. Landcape and Urban Planning. v. 160. p. 69-78. 2017.

FERREIRA, Marcela Alonso; FRANCO, Hannah Arcushin Machado; FRANCO, Fernando de Mello. Chapter 3 – São Paulo, Brazil. In: Parking An International Perspective. p. 35-60. Austrália. 2020.

FRANCO, Sofia. Downtown parking supply, work-trip mode choice and urban spatial structure. Transportation Research Part B, 101 -122. Lisboa. 2017.

IBGE INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Frota de veículos. Brasil. São Paulo, SP. 2021. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/sao-paulo/pesquisa/22/28120?tipo=grafico&indicador=28122>. Acesso em: 12 jun, 2021.

LEITE JUNIOR, HAMILTON DE FRANÇA; DE ALENCAR, CLAUDIO TAVARES; JOHN, VANDERLEY MOACYR. Evolution of Space for the Automobiles in Relation to the Total Built Area of the Buildings from Sao Paulo. Conferência Internacional da LARES. 2011.

PREFEITURA DE SÃO PAULO. Caderno de Propostas dos Planos Regionais das Subprefeitura. Quadro Analítico - Butantã. Prefeitura de São Paulo. São Paulo, SP. 2016. Disponível em: < https://gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/QA-BT.pdf>. Acesso em: 30 fev, 2021.

PREFEITURA DE SÃO PAULO. Decreto n. 60197, de 23 de abril de 2021. Dispõe sobre o Projeto Ruas SP, destinado a viabilizar o atendimento, por bares e restaurantes em espaços públicos, na forma que especifica. Prefeitura de São Paulo. São Paulo, SP. 2021. Disponível em: < http://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/decreto-60197-de-23-de-abril-de-2021>. Acesso em: 11 jun, 2021.

PREFEITURA DE SÃO PAULO. Lei n. 16050, de 31 de julho de 2014. Aprova e Política de Desenvolvimento Urbano e Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo e revoga a Lei n. 13430/2002. Câmara Municipal. São Paulo, SP. 2014. Disponível em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/2014-07-31_-_lei_16050_-_plano_diretor_estratgico_1428507821.pdf>. Acesso em: 30 fev, 2021.

PREFEITURA DE SÃO PAULO. Lei n. 16402, de 22 de março de 2016. Disciplina o parcelamento, uso e a ocupação do solo no Município de São Paulo, de acordo com a Lei n. 16050, de 31 de julho de 2014 – Plano Diretor Estratégico (PDE). Câmara Municipal. São Paulo, SP. 2016. Disponível em: <https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/desenvolvimento_urbano/texto%20de%20lei%20pdf.pdf>. Acesso em: 30 fev, 2021.

VON SCHONFELD, KIM CARLOTTA; BERTOLINI, LUCA. Urban streets: Epitomes of planning challenges and opportunities at the interface of public space and mobility. Cities. v. 68. p. 48-55. 2017

WRI Brasil. Ruas Completas no Brasil: Promovendo uma mudança de paradigma. Disponível em: <https://wribrasil.org.br/sites/default/files/wri-brasil-ruas-completas-no-brasil-2021.pdf>. Acesso em: 05 set, 2021.

Downloads

Publicado

20/12/2021

Como Citar

CLEMENTINO, M. X. .; OKAMOTO, C. H. de O. .; MARINS, K. R. de C. Proposta de metodologias de levantamento remoto do espaço público destinado a vagas de estacionamento no sistema viário. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GESTÃO E ENGENHARIA URBANA, 3., 2021. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. p. 391–404. DOI: 10.46421/singeurb.v3i00.875. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/singeurb/article/view/875. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Mobilidade e acessibilidade urbanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)