ANÁLISE COMPARATIVA DE VIGA PROTENDIDA DE PONTE COM USO DE AÇO CP-190 RB E CP-210 RB

Autores/as

  • Gabriel Moreira MIGLIORE Universidade Federal de São Carlos
  • Guilherme Aris PARSEKIAN Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.17648/tecsic-2017-72137

Palabras clave:

Pontes, concreto protendido, aço de protensão

Resumen

Recentemente uma nova cordoalha com aço CP-210 RB foi introduzida no mercado brasileiro, sendo importante fornecer parâmetros relevantes para a orientação de projeto e de execução para elementos protendidos com uso dessas cordoalhas. Este artigo apresenta as diferenças do processo de produção e das características dos aços de protensão CP-190, tradicionalmente utilizado, e o novo CP-210. É apresentado um exemplo numérico de dimensionamento de viga isostática protendida, com uso de cordoalhas de CP-190 RB e CP-210 RB, para pontes rodoviárias, classe 450, com tabuleiro de vigas múltiplas pré-moldadas, visando comparar critérios e detalhes típicos de projeto utilizando o aço escolhido. A partir do exemplo numérico para situação de protensão completa, é realizado um estudo de comparação de consumos e custos de serviços para a execução de vigas pré-moldadas protendidas. Deste modo, através da análise dos resultados comparativos, foi possível identificar que a melhor solução econômica e de melhor desempenho estrutural para viga protendida é a protensão com o novo aço CP-210 RB para viga isostática com vão de 25 m.

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Biografía del autor/a

Gabriel Moreira MIGLIORE, Universidade Federal de São Carlos

.

Guilherme Aris PARSEKIAN, Universidade Federal de São Carlos

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Publicado

2023-04-13

Cómo citar

MIGLIORE, Gabriel Moreira; PARSEKIAN, Guilherme Aris. ANÁLISE COMPARATIVA DE VIGA PROTENDIDA DE PONTE COM USO DE AÇO CP-190 RB E CP-210 RB. In: WORKSHOP DE TECNOLOGIA DE PROCESSOS E SISTEMAS CONSTRUTIVOS, 1., 2017. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2017. DOI: 10.17648/tecsic-2017-72137. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/tecsic/article/view/2418. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Sistemas Convencionais e Inovadores

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