O USO DE PRATELEIRAS DE LUZ PARA MELHORIA DO DESEMPENHO LUMINOSO EM AMBIENTE ESCOLAR EM VITÓRIA (ES)
Palabras clave:
Iluminação natural, Dispositivos de proteção solar, Prateleiras de LuzResumen
A iluminação natural caracteriza-se, normalmente, pela distribuição de luminosidade desigual dentro dos ambientes internos. A inserção de dispositivos sombreadores, tipo Prateleiras de Luz, pode otimizar a uniformidade lumínica ao reduzir a luminosidade excessiva nas áreas próximas às aberturas, direcionando o fluxo de luz para a porção mais profunda do ambiente. Neste contexto, este estudo teve por objetivo investigar a iluminação natural resultante no ambiente escolar em função do uso de dispositivos de proteção solar tipo Prateleiras de Luz. Adotou-se como procedimento metodológico a realização de simulações com o software TropLux, onde foram analisados pontos específicos de um ambiente escolar em Vitória- ES (LAT 20° 19' S), com abertura orientada para Norte e Sul, em horários e dias do ano pré-estabelecidos, utilizando céus padrões da CIE (Commission Internationale L´aclairage). A partir desses resultados, foram gerados gráficos que permitiram uma análise comparativa entre as situações do ambiente escolar com e sem a presença do dispositivo horizontal Prateleira de Luz. Observou-se que, nas situações com a Prateleira de Luz, para condições de Céu tipo 7 (parcialmente nublado) e 12 (claro), ocorreram reduções no percentual de iluminação excessiva, principalmente para a abertura orientada para Norte. Constatou-se também que foi somente com o uso da Prateleira de Luz com anteparo duplo, em condição de Céu 7 (parcialmente nublado) e Céu 12 (claro) com abertura orientada para Norte, que foi possível uma redução mais significativa do percentual de iluminação excessiva.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.