Estruturas de Concreto armado em BIM: a interoperabilidade
Palavras-chave:
Modelagem, Simulação, Interoperabilidade, BIM, LOD, Edifício, Concreto Armado, Estruturas, EdificaçõesResumo
Se teoriza bastante sobre o BIM, e quando voltado para estruturas existe uma grande lacuna de quais seriam os impactos desta metodologia. A necessidade de se trabalhar em BIM já é uma realidade para todos os tipos de projetos, incluindo os de concreto armado, uma exigência de diversos contratantes. Por meio da percepção das fases de projeto estrutural é possível se fazer valer do BIM de forma eficiente e adaptável à realidade do Mercado. São referenciados os softwares de cálculo estrutural, CAD/TQS, ROBOT Structural Analysis Professional e SCIA Engineer, em um fluxo BIM que realmente funciona. A experiência a ser vivida pelos discentes perpassam em como analisar e dimensionar a estrutura pelas normas brasileiras regulamentadoras (NBR e correlatas) e obter uma memória de cálculo totalmente integrada ao modelo e finalmente como compartilhar várias informações como formas e armaduras para o detalhamento e obter os desenhos executivos e quantitativos facilmente desde que se entenda a metodologia e principalmente o “I” do acrônimo BIM. Como estratégia pedagógica se faz valer das metodologias da Problematização, Team Based Learning (TBL), Project Based Learning (PBL), sala de aula invertida e gameficação no intuído da retenção de conhecimento por parte do discente e também de disseminar procedimentos que levam ao BIM. O Plano de Execução se dará para o desenvolvimento em um semestre letivo com 60h/a considerando: (i) O laboratório institucional consta de 40 computadores com licenças para softwares educacionais que permitem realizar procedimento BIM, dentre eles pode-se destacar os da Audodesk e da Nemetchek; (ii) A premissa para o relacionamento das pessoas com a tecnologia e o processo BIM se dará de forma dialética associando o fluxograma não-BIM e o BIM a partir de modelos arquitetônicos já desenvolvidos no conceito; (iii) A evolução das habilidades dos alunos devem ser apontadas a partir da modelagem até o desenvolvimento do modelo conforme PEB; (iv) Os conceitos teóricos clássicos das Estruturas de Concreto Armado dar-se-ão concomitantemente a curva de aprendizagem das ferramentas. Haverá dois momentos que servirá de guia para as demais etapas: o da problematização e o da sala de aula invertida. Na problematização discutir-se-á qual o viés do BIM estrutural e o PBL com um caso real. O momento da Sala de aula invertida será utilizado para a retenção do conhecimento e maturidade para a próxima etapa, a especialista. As duas estratégias, TBL e PBL dar-se-ão de forma paralela e com o viés colaborativo dando a capacidade das equipes desenvolverem o senso de responsabilidade e também despertar os líderes. Por fim o projeto, o resultado deve ser apresentado à coordenação do curso para críticas e melhorias.
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