Projeto integrado da construção civil: proposta de colaboração entre estudantes com uso do BIM

Autores

Palavras-chave:

Ensino, Colaboração, Disciplina de Graduação

Resumo

A colaboração no atual mercado de trabalho se configura como uma premissa básica para o desenvolvimento de projetos. Entretanto, ao se tratar da indústria da construção civil, ainda existe um afastamento entre arquitetos e engenheiros que deve ser atenuado, visto o atual estágio de desenvolvimento, adoção e uso de novas tecnologias e paradigmas como, por exemplo, a Modelagem da Informação da Construção (BIM). Esse novo conceito que vem sendo difundido na indústria da construção civil tem ganhado força por conta da exigência da sua aplicação por incorporadoras e órgãos públicos, vide o Governo Federal com a estratégia nacional de uso do BIM e a prefeitura de Salvador, Bahia, que apresentou planos para realizar aprovação de projetos em BIM ainda em 2020. Essas exigências forçam os profissionais a, não só aprender um novo conjunto de ferramentas, como também a trabalhar de forma integrada com os diversos atores presentes no ciclo de vida de uma construção. Por isto se tratar de uma inovação, a compreensão da importância e as habilidades necessárias para a execução de trabalhos em conjunto não foram estimuladas durante a formação do profissional no curso de graduação. Buscando ressignificar essa interação entre profissionais da construção civil, durante a elaboração das matrizes de 2020 dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário SENAI CIMATEC levou-se em consideração a importância de uma atuação conjunta. Para tanto, será oferecida uma disciplina em comum para os dois cursos: Projeto Integrado da Construção Civil. O objetivo desse componente curricular obrigatório, que terá carga horária de 120 horas, é estimular o trabalho colaborativo através do desenvolvimento de um projeto utilizando ferramentas e metodologias BIM. A proposta para a disciplina é formar grupos com alunos dos dois cursos (arquitetura e engenharia), de forma que eles trabalhem em conjunto, e que, ao longo do semestre, eles desenvolvam em nível básico um projeto que contemple as disciplinas de arquitetura, estrutura, instalações hidrossanitárias e elétricas, urbanismo, paisagismo, entre outras, para um equipamento urbano de grande porte. Por se tratar de um tema de alta complexidade, nas matrizes curriculares estarão previstas disciplinas que contemplam os conteúdos e ferramentas necessárias para a realização deste projeto, como Representação Virtual da Construção, Modelagem da Informação da Construção e Modelagem Paramétrica e Simulações (está última sendo obrigatória somente para o curso de Arquitetura e Urbanismo). Com isso, além das competências técnicas, serão trabalhadas soft skills, como gestão de conflitos, pessoas, tempo e proatividade, habilidades desejáveis no atual mercado de trabalho.

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Publicado

2019-11-21

Como Citar

BRITO, Bruno Leão de; BATALHA, Luara; BOMFIM, Carlos Alberto de Andrade. Projeto integrado da construção civil: proposta de colaboração entre estudantes com uso do BIM. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 2., 2019. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2019. p. 1–1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/260. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Planejamento de execução BIM educacional (disciplina ou curso)

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