Criação de vídeos educativos em disciplina de representação gráfica do curso de Arquitetura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/enebim.v5i00.3445

Palavras-chave:

Representação, Vídeos educacionais, BIM

Resumo

O desenvolvimento de novos recursos tecnológicos proporcionou um impulso para novas configurações de ensino, não no sentido de se sobrepor às configurações já existentes, mas sim de acrescentar e melhorar o existente (AMIEL, 2012). Considerando este contexto, o presente artigo apresenta uma experiência desenvolvida junto ao Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Relata a experiência sobre a utilização de vídeos educativos como suporte às atividades ministradas em sala de aula, em disciplina do segundo semestre da graduação. Considerando a pertinência do material desenvolvido, que se objetiva, especialmente, pela capacitação dos estudantes na representação, leitura e reprodução dos principais elementos que comparecem na graficação de um projeto arquitetônico, conforme NBR6492; e, pela utilização de aplicativos computacionais com ênfase na graficação de projetos, foi criado um canal da disciplina no Youtube para que o alcance do conhecimento pudesse ultrapassar os limites físicos da sala de aula e atingisse qualquer interessado no tema.

Os vídeos são elaborados como apoio à organização da disciplina de Representação Gráfica I que tem plano de ensino dividido em três etapas distintas: na primeira, através de croqui, apreende-se as questões normativas e na aplicação sobre a representação gráfica dos projetos arquitetônicos. A segunda e terceira etapas concentram-se na representação de projeto arquitetônico de edifício de pequeno porte, através da apresentação dos materiais gráficos 2D (plantas baixas, elevações e cortes). No canal, os vídeos se organizam de modo cronológico, seguindo o andamento do semestre letivo. Sendo assim, os primeiros da sequência do semestre abordam a elaboração da representação gráfica mediante o uso de papel manteiga e lapiseira, valendo-se de técnica livre, o croqui. Neste momento, concentra-se no entendimento de um objeto arquitetônico e seus elementos constituintes de modo a exercitar, especialmente, o entendimento sobre as espessuras das linhas e suas respectivas utilizações, conforme NBR6492; e, as dimensões e alinhamentos de textos, através da elaboração das seguintes peças gráficas: plantas baixas, cortes e fachadas, na escala 1/50. Posteriormente, o plano de atividades da disciplina propõe a elaboração de outros dois exercícios de representação gráfica de projeto arquitetônico, ambos sobre a mesma edificação e na escala 1/50, mas insere a utilização de sistemas computacionais: CAD; e, por fim, o BIM. Entende-se que a apreciação do BIM depois do CAD possibilita um entendimento mais preciso do projeto e a compreensão do sistema construtivo na medida em que o mesmo simula, por meio da modelagem, as etapas de uma obra (estrutura, fechamentos e acabamentos). Ao longo dos últimos semestres foram elaborados 109 vídeos, que estão distribuídos em 4 playlists: Archicad – 65 vídeos; AutoCAD – 28 vídeos; desenho à mão – 14 vídeos e Photoshop - 2 vídeos. Os vídeos foram elaborados por docentes, monitores e bolsistas da disciplina, que fizeram uso de softwares como o Movavi Screen Capture Studio 9, Apowersoft eOBS Studio e Inshot para inserção de música e vinheta de abertura. A criação dos videos contou com as seguintes etapas:
seleção do conteúdo da vídeoaula pelo professor;
elaboração do roteiro da vídeoaula levando em consideração critérios como melhores ferramentas necessárias para a execução da tarefa proposta, retomada dos ensinamentos apresentados em aula, tempo necessário para que o aluno não perca o interesse;
captura da tela utilizando softwares;
narração do processo apresentado em vídeo;
edição do áudio de narração;
edição do vídeo;
inserção de vinhetas, narração e ajustes da captura de tela;
postagem da vídeoaula;
divulgação para os alunos. Nos últimos três anos a produção dos vídeos concentra-se em conteudos BIM, especificamente Archicad, software disponibilizado pela Universidade nos laboratórios da Faculdade de Arquitetura. O conteúdo dos vídeos de Archicad está dividido em três partes principais: modelagem, documentação e publicação. A modelagem tem como objetivo geral apresentar a interface e comandos do software, além de instruir o processo de modelagem dos elementos utilizados na terceira etapa da disciplina, iniciando pelas paredes, estrutura, esquadrias e objetos. A documentação possui foco em apresentar a configuração das vistas de plantas, cortes e fachadas, enquanto a publicação mostra como serão geradas as pranchas finais disponibilizadas pela disciplina, desde a inserção de vistas até as edições finais de layout e selo. Como a intenção é de que os vídeos não fiquem restritos aos alunos da disciplina, mas que possam ser visualizados por outros alunos e pela comunidade acadêmica, optou-se pela disponibilização junto ao canal da disciplina no site Youtube (plataforma de compartilhamento de vídeos) com o nome da disciplina: RG I (https://www.youtube.com/channel/UCc2BDy7iC6h_3QWzVX_skAQ).Sempre que um novo vídeo é inserido no canal, a turma é informada em aula. Desta forma, os alunos e usuários podem interagir com o canal, curtinho ou descurtindo, deixando comentários e compartilhando os vídeos em redes sociais. Cabe ressaltar que durante a pandemia do Covid 19 os vídeos foram apresentados em aula, de modo síncrono, através de plataforma de videoconferência institucional (Microsoft Teams).

Atualmente, os vídeos permanecem sendo desenvolvidos como apoio ao material desenvolvido em sala de aula e são disponibilizados no Moodle da disciplina através da inserção dos links da plataforma virtual. Omaterial produzido subsidia diretamente os exercícios propostos pois. Além do entendimento sobre as normas e convenções do desenho arquitetônico, possibilita a compreensão sobre os sistemas computacionais e manual. Embora até o presente momento não se tenha resultados conclusivos sobre a inserção dos videos no processo ensino-aprendizagem da disciplina, verificou-se que existe um melhor aproveitamento por parte dos alunos que tiveram suporte da ferramenta. Observou-se ainda que os vídeos de Archicad possibilitam maior entendimento do software, visto poderem ser acessados em horários extra-classe. Cabe ressaltar que os vídeos têm sido acessados por usuários externos à disciplina, cujos comentários são feddbacks que servem para orientar a produção de novos materiais. Para o future, pretende-se ampliar a produção de vídeos sobre o Archicad além de outros softwares, como o Revit.

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monika Maria Stumpp, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Arquitetura pelo Programa de Pós Graduação em Arquitetura. Professora do Departamento de Arquitetura. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil. 

Cassandra Salton Coradin , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Arquitetura pelo Programa de Pós Graduação em Arquitetura. Professora do Departamento de Arquitetura. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil. 

Cassia Mano , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  Professora substituta do Departamento de  Arquitetura. Porto Alegre, RS, Brasil. 

Referências

AMIEL, T. Educação aberta: Configurando ambientes, práticas e recursos e d u c a c i o n a i s . In: SANTANA, Bianca; ROSSINI, Carolina.; PRETTO Nelson L. (Org.). Recursos educacionais abertos: Práticas colaborativas e políticas públicas. Salvador: Edufba; São Paulo: Casa da Cultura Digital, 2012.

Downloads

Publicado

02/11/2023

Como Citar

STUMPP, M. M.; CORADIN, C. S.; MANO, C. Criação de vídeos educativos em disciplina de representação gráfica do curso de Arquitetura. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 5., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 1–1. DOI: 10.46421/enebim.v5i00.3445. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/3445. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Materiais didáticos desenvolvidos