Proposta de ensino BIM na disciplina de Representação e Criação Digital 3 com o uso do Miro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/enebim.v4i00.1934

Palavras-chave:

BIM, Ensino, Colaboração

Resumo

O ensino da modelagem da informação da construção (Building Information Modeling – BIM) se torna cada vez mais essencial na grade de graduação dos cursos de Engenharia, Arquitetura e Construção. A presente pesquisa tem como objetivo propor uma estruturação da disciplina optativa de Representação e Criação Digital 3 com foco na temática do BIM através da ferramenta de lousa digital (Miro) para ser incorporada na grade do curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Na disciplina será abordada a modelagem arquitetônica com o software Revit de um projeto apresentado nos módulos 1 e 2 da disciplina de Representação e Criação Digital com a finalidade absorver os principais benefícios do BIM pelos alunos.  Ferramentas que envolvam a participação dos alunos são passos importantes para que conteúdos colaborativos sejam explorados em todas as vertentes do ensino, visto ser um dos pilares da tecnologia BIM a colaboração entre os envolvidos. A compreensão de técnicas de modelagem BIM possui uma importância significativa para os alunos de graduação dos cursos de Arquitetura e Engenharia para a sua preparação para o mercado de trabalho por ser uma necessidade emergente para os futuros profissionais e enriquecendo o desenvolvimento de trabalhos e atividades acadêmicas durante a graduação com a utilização da tecnologia. Em muitos casos o primeiro contato do estudante com o BIM acaba sendo pela exigência do mercado de trabalho que já vê na tecnologia diversas possibilidades de aprimorar os seus produtos, sendo uma necessidade fundamental que as Universidades brasileiras planejarem a inserção do ensino do BIM na sua grade curricular para atender as expectativas do mercado no egresso dos seus alunos.

 O primeiro passo do estudo foi analisar o conteúdo programático da disciplina de Representação e Criação Digital 1 e 2 para que as principais temáticas da modelagem BIM estejam alinhadas com o conteúdo desenvolvido nos dois primeiros módulos da disciplina. O estudo buscou prever as principais temáticas de modelagem arquitetônica BIM para serem utilizados na disciplina, além da elaboração de uma lousa digital para permitir aos alunos através da ferramenta Miro fornecer um dinamismo maior para as aulas em que possibilita a obtenção de feedbacks em tempo real, consultas ao material didático, anotações de dúvidas e apresentação de conteúdos gerados. Para a disciplina será utilizado o software Revit abordando as principais técnicas de modelagem dos elementos construtivos com o mesmo projeto elaborado pelos alunos na disciplina de Representação e Criação Digital 1 e 2 além das possibilidades de incorporação de informação aos elementos para a geração dos quantitativos e especificações automáticas e documentação do projeto. Com a finalidade de explorar a criatividade dos alunos será orientado para que os tipos de fachadas e modelagem externa do projeto fiquem por parte dos alunos, com os conteúdos finais apresentados na lousa digital para permitir um fechamento e avaliação dos benefícios do BIM que foram observados durante a disciplina com os módulos específicos de uso de BIM de representação e projeto. Checcucci, 2014 descreve o método PBL (Problem Based Learning) como um método que se baseia no desenvolvimento de projetos ou na resolução de problemas complexos relacionados a prática profissional sendo caracterizado por serem desenvolvidos em grupos tutoriais e por ser um processo ativo, integrado, colaborativo, interdisciplinar e centrado no aluno. Nesse sentido, a lousa digital permite aos alunos aplicar as principais características do PBL para o entendimento das técnicas de modelagem BIM e assim despertar a sua criatividade através das colaborações e discussões que permitem um maior aprendizado. No estudo realizado por Hayashi, Almeira e Arakaki, 2021 aplicou a utilização da ferramenta Miro para disciplinas de Engenharia da Computação e seu uso em workshops e aulas síncronas como alternativa para promover o aprendizado ativo, o engajamento e a colaboração dos discentes sem prejudicar a sua privacidade, foi realizado na pesquisa um questionário com os alunos em que 68,5% escolheram por aulas síncronas com a utilização da ferramenta Miro ao invés da maneira tradicional com a apresentação de slides.

A utilização da lousa digital com a ferramenta Miro oferece para a disciplina promover o engajamento dos participantes com a participação simultânea dos alunos no desenvolvimento das atividades gerando conteúdos centralizados no ambiente da lousa digital que alavanca a troca de aprendizado e colaboração entre os alunos. A apresentação de todos os materiais desenvolvidos pelos alunos no mesmo ambiente da lousa digital, fomenta a troca de aprendizado e interação aluno-aluno e aluno-professor de forma que possam despertar a criatividade das criações e alternativas de projetos da disciplina de Representação e Criação Digital 3. A utilização de ferramentas digitais incentiva e atrai a atenção dos alunos para um melhor aproveitamento dos objetivos traçados pelos educadores para determinada disciplina ou workshop. O ensino de BIM necessita que práticas digitais sejam exploradas para uma aplicação eficaz e colaborativa em que o aluno participa ativamente sobre os objetivos propostos para determinado plano de ensino. A lousa digital pretende garantir que a colaboração entre os alunos, a consulta rápida ao material didático da lousa e os feedbacks de fechamento e de dúvidas permitem aos alunos um melhor aproveitamento das potencialidades do BIM do que pelos métodos tradicionais de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Costa Godoi, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestrando em Eficiência Energética e Sustentabilidade na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Campo Grande - MS, Brasil).

Mayara Dias de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Professor na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Campo Grande, MS, Brasil)

Referências

HAYASHI, Victor. T.; ALMEIDA, Felipe V. de; ARAKAKI, Reginaldo. Uso da Ferramenta Miro no Ensino a Distância: Um Estudo de Caso na Engenharia da Computação. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO , 6. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1-10.

CHECCUCCI, Érika De S. Ensino-aprendizagem de BIM nos cursos de graduação em Arquitetura e Engenharia Civil. Encontro Da Associação Nacional De Pesquisa E Pós Graduação Em Arquitetura E Urbanismo, 3, 2014.

Downloads

Publicado

08/06/2022

Como Citar

GODOI, T. C.; SOUZA, M. D. de. Proposta de ensino BIM na disciplina de Representação e Criação Digital 3 com o uso do Miro. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 4., 2022. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2022. p. 1–1. DOI: 10.46421/enebim.v4i00.1934. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/1934. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Planejamento de inserção de BIM na educação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.