CDDs e BIM: competências digitais docentes para educação BIM na graduação
DOI:
https://doi.org/10.46421/enebim.v3i00.289Palavras-chave:
Competências BIM, Competências Digitais, Competência DocenteResumo
A disseminação do BIM nas graduações em AEC perpassa uma série de desafios de ordem Estrutural, Tecnológica, Curricular e Acadêmica. Neste ultimo, a posição dos docentes diante da educação digital apresenta uma tensão entre as competências necessárias para a Educação BIM e as práticas e didáticas predominantes nos cursos superiores brasileiros em Arquitetura, Engenharia e Construção. Explora-se aqui o dialogo entre o conceito de Competências Digitais Docentes, sintetizados pelo DIGICOMP da União Europeia, com a inserção de BIM na formação de professores das graduações de Arquitetos e Engenheiros no Brasil. Por fim, fica proposto um plano de formação complementar baseado em MOOCs (cursos abertos massivos online), desenvolvido pelo projeto de pesquisa SOUFPR, para ampiação da discussão e qualificação do professorado Brasileiro quanto as competências necessarias para uma educação BIM.
Apresentação no YouTube: https://youtu.be/QutGNe_6pmQ
Downloads
Referências
BARISON, M.B. Introdução de Modelagem da Informação da Construção (BIM) no Currículo – uma contribuição para formação do projetista. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. São Paulo, 2015.
FERRARI, A. Digital competence in practice: an analysis of frameworks. Sevilha: Joint Research Centre (JCE), European Comission, 2013.
PERIN, E. S. Competências docentes digitais para o compartilhamento de práticas e recursos educacionais Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Paraná, Curitiba-PR, 2017.
SUCCAR, B.; SHER, W.; WILLIAMS, A. An integrated approach to BIM competency assessment, acquisition and application. Automation in Construction, v. 35, n. September, p. 174–189, 2013.
SUCCAR, B & SHER, W, A Competency knowledge-base for BIM learning, Australasian Journal of Construction Economics and Building Conference Series, 2(2), 1-10 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Adota-se Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Ver detalhamento em https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR