Conteúdos BIM online

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/enebim.v4i00.1883

Palavras-chave:

Conteúdos online, BIM, Cursos BIM

Resumo

Este trabalho apresenta um levantamento que coletou na Internet 3 tipos de conteúdo sobre a Modelagem da Informação da Construção (BIM - Building Information Modeling): (i) material de disseminação, (ii) cursos de capacitação e (iii) tutoriais, disponíveis online para acesso aberto no Brasil ou no exterior. Ele é resultado das ações desenvolvidas pela Célula BIM da Universidade Federal do Paraná que foi escolhida para participar da submeta 7.2 do “Termo de colaboração para execução de ações para promover ganho de produtividade e competitividade do setor da construção civil” celebrado entre o Ministério da Economia do Governo Federal e a Rede Catarinense de Inovação (RECEPETi). O objetivo da submeta 7.2 é a instalação de Célula BIM em Instituição de Ensino Superior (IES) visando estimular o desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias relacionadas ao BIM.

Após definido quais tipos de conteúdos seriam levantados, foram definidas categorias de classificação a fim de orientar a consulta deste material. Tomou-se como referências para esta classificação o trabalho de Bilal Succar (2013, p.174-189) que considera os estágios de competência BIM. A primeira categoria (Componentes da competência) define se o material explora os conhecimentos conceituais que estão relacionados aos conteúdos que necessitam de uma base teórica, ou os conhecimentos aplicados que consideram o desenvolvimento de habilidades, ou seja, à aplicação produtiva desse conhecimento no manuseio de ferramentas. Na sequência, foram classificadas as próprias competências nas categorias de domínio ou executiva. As competências de domínio estão relacionadas ao ensino de uma atividade que pode ser realizada através de ferramentas. Já a categoria executiva está relacionada ao ensino do manuseio de uma ferramenta. A terceira categoria classificou o formato dos materiais encontrados. Os conteúdos foram encontrados nos sites oficiais das empresas desenvolvedoras de software BIM (como Autodesk e Bentley), Podcasts, palestras em universidades que abordam os conceitos do BIM, canais no Youtube e playlists com cursos de durações variadas, tutoriais e aulas gravadas. A quarta categoria classificou o conteúdo do material encontrado em Material de disseminação, Curso, mini-curso e Tutorial. E por fim, 3 categorias se forem aplicáveis. Levantou-se qual ferramenta BIM é abordada, a carga horária ou duração do curso e se emite certificado.

Foram considerados neste levantamento, cursos que são ofertados gratuitamente, com conteúdos que estão sem restrição e de fácil acesso aos interessados. As buscas foram realizadas no Google, Youtube e em plataformas de Podcasts como Spotify com a utilização dos termos: BIM, cursos, educação e treinamento. Para chegar em resultados satisfatórios, foram considerados os sites oficiais das empresas desenvolvedoras de software BIM, como a Bentley e Autodesk, os quais contêm vários conteúdos sobre o assunto. Também utilizou-se em vários canais no Youtube tais como: Escola Bim, Labim, Bim cursos, que disponibilizam várias playlists contendo aulas gravadas com cursos, tutoriais e palestras que apresentam a metodologia, a influência e as expectativas do BIM no mercado de trabalho, além de outros que ensinam a manusear os ferramentas BIM como o Revit, Solibri, Archicad, ALTOQI entre outros. No Sptotify, eles disponibilizam eventos ou ainda “Bate papo” dos professionais e das empresas dos mais variados setores da indústria para conversar sobre as ferramentas e trocar experiências sobre o assunto, para encontrar esses conteúdos basta acessar no Spotify ou na web.

 

Dos resultados encontrados e analisados, a maior parte se encontra na plataforma Youtube (52,8%). Do total, 27,8% são episódios ou canais de Podcasts e 19,4% são materiais encontrados em páginas da web (sites). Na classificação de componente da competência, houve um equilíbrio entre resultados que abordam “conhecimento conceitual” e “conhecimento aplicado”. Sendo que 41,7% são de conhecimento aplicado, 52,8% de conhecimento conceitual e 5,6% de ambos. Quanto à classificação da competência, prevalecem materiais que abordam competência de domínio (54,3%), ou seja, são materiais que visam o ensino de atividades específicas com o auxílio de ferramentas. Enquanto 28,6% abordam competências executivas, que ensinam o manuseio de alguma ferramenta BIM. E outros 17,1% abordam ambas as competências. Além disso, quando se tratava de uma competência executiva, ou seja, que ensinava alguma ferramenta BIM, foi realizado um levantamento mais detalhado para identificar quais ferramentas eram abordadas. Outros pontos importantes levantados durante a pesquisa foram a identificação da carga horária do conteúdo e se um certificado é disponibilizado pela participação. Estas categorias não foram aplicadas a todos os conteúdos, mas para o caso de cursos ou mini-cursos, julgou-se como informações valiosas quando se busca capacitação online sobre BIM.

Este trabalho não visa encerrar o levantamento de conteúdos online sobre BIM disponíveis na internet, mas serve como diretriz para o levantamento que deve continuar a ser desenvolvido e poderá apoiar professores e estudantes no desenvolvimento de competências BIM para formação de profissionais aptos a utilizarem na vida acadêmica e profissional. Este material pode subsidiar professores na indicação de material de aprendizagem extraclasse e é útil no auxílio ao aprendizado autoguiado para estudantes ou profissionais que desejam se capacitar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Henrique de Sousa Carboni, Universidade Federal do Paraná

Mestrado em Construção Civil pela Universidade Federal do Paraná. Professor Assistente da Universidade Federal do Paraná  (Curitiba - PR, Brasil).

Phadina Jephta Galbert, Universidade Federal do Paraná

Cursando Engenharia Civil na Universidade Federal do Paraná (Curitiba - PR, Brasil).

Vitória Stainzack Figueiredo, Universidade Federal do Paraná

Cursando Engenharia Civil na Universidade Federal do Paraná (Curitiba - PR, Brasil).

Regina Coeli Ruschel, Universidade Estadual de Campinas

Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas. Pesquisador e Professor Colaborador da Universidade Estadual de Campinas (Campinas - SP, Brasil).

Referências

CARBONI, Márcio Henrique de Sousa; GALBERT, Phadina Jephta; FIGUEIREDO, Vitória Stainzack; RUSCHEL, Regina Coeli Ruschel. BIM online learning content in Brazil (2022-02-02). Zenodo. 2022. Disponível em: <https://doi.org/10.5281/zenodo.5948969>. Acesso em: 01 jun 2022.

SUCCAR, Bilal; SHER, Willy; WILLIAMS, Anthony. An Integrated Approach to BIM Competency Assessment, Acquisition and Application. Automation in Construction. n.35, p.174–89. 2013. Disponível em: <https://doi.org/10.1016/j.autcon.2013.05.016>. Acesso em: 18 fev 2021.

Downloads

Publicado

08/06/2022

Como Citar

CARBONI, M. H. de S.; GALBERT, P. J.; FIGUEIREDO, V. S.; RUSCHEL, R. C. Conteúdos BIM online. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 4., 2022. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2022. p. 1–1. DOI: 10.46421/enebim.v4i00.1883. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/1883. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Materiais didáticos desenvolvidos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.