Avaliação da grade curricular segundo o paradigma BIM

Authors

DOI:

https://doi.org/10.46421/enebim.v3i00.313

Keywords:

Graduação, Projeto pedagógico de curso, Grade curricular, Metodologia BIM

Abstract

Com a crescente disseminação do Building Information Modelling (BIM) no Brasil, a academia passou a discutir e aprimorar suas grades visando a inserção da metodologia nos cursos de Arquitetura e Engenharia. A graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), campus Macaé, capacita profissionais para atuar nos mais diversos setores desta área de conhecimento, apresentando um caráter generalista desde sua concepção. Entretanto, o curso conta somente com uma disciplina eletiva com enfoque no paradigma BIM, intitulada “Introdução ao BIM”. Portanto, o objetivo desta pesquisa é apresentar uma avaliação da grade curricular do curso e o potencial alinhamento com a metodologia BIM. O trabalho é fruto da pesquisa de conclusão de curso  para obtenção do título de Engenheiro Civil.

A análise geral do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) foi realizada mediante a aplicação do método desenvolvido pela professora Checcucci (2014). Esta divide-se entre as matérias do Núcleo Básico (em que as disciplinas são lecionadas em conjunto com a Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica), Núcleo Profissionalizante e Núcleo Específico. Este último apresenta uma segmentação em cinco eixos temáticos, são eles: Sistemas Estruturais; Sistemas Hidrológicos e Saneamento; Sistemas Geomecânicos; Sistemas de Construção Civil; e Sistemas de Transportes e Logística. De modo a facilitar a leitura da grade e torná-la mais harmônica, a mesma foi reformulada e representada no programa Microsoft Excel. Posteriormente, foi realizado um reagrupamento das disciplinas por cores, utilizando os quadros referentes às cargas horárias e código de 8 cores que separa o núcleo comum e os eixos temáticos que compõem o núcleo profissionalizante. O próximo passo foi a identificação quantitativa e qualitativa das disciplinas que efetivamente apresentam interação com o BIM. Inicialmente, foram removidos todos os componentes curriculares que não possuem qualquer interface com o BIM, sendo mantidos somente aqueles que apresentam potencial para trabalhar algum de seus conceitos, a depender do enfoque conferido pelo professor, ou que possui interface clara com o BIM. Por fim, com as análises efetuadas e as disciplinas classificadas, foi possível gerar um quantitativo de todas as componentes curriculares que possuem conexões com o BIM. Observou-se que de 27 matérias do Núcleo Básico, 13 têm possíveis interações com o BIM, e dessas 13 disciplinas, 4 apresentam interações claras. Já no eixo temático de Sistemas Estruturais todas as 10 disciplinas possuem vínculos com a metodologia, e somente 4 possuem conexões claras. Em Sistemas Hidrológicos e Saneamento, de 5 disciplinas somente 1 exibe possíveis relações com o BIM. O eixo temático de Sistemas Geomecânicos, conta com 5 disciplinas, dentre as quais 2 expõem possíveis elos com o BIM. Das 8 disciplinas de Sistemas de Construção Civil, 7 manifestam possíveis associações e 6 demonstram ligações claras com o BIM. No eixo temático de Sistemas de Transportes e Logística, nenhuma das 3 componentes curriculares apresentam relação com a metodologia. Por fim, a disciplina do TCC não possui diretrizes e ementas específicas, permitindo que todos os aspectos relativos ao BIM abordados, cabendo ao discente e ao seu orientador definirem qual linha de pesquisa pretendem adotar.

Podemos concluir, portanto, que é viável inserir a metodologia BIM já no primeiro período do núcleo de conteúdos básicos, trabalhando conceitos que envolvem colaboração, programação e informática que intrínsecos à utilização dos softwares, além da introdução à modelagem BIM. As 4 disciplinas, a saber: “Introdução à Engenharia”, “Sistemas Projetivos”, “Engenharia e Sustentabilidade” e “Desenho Computacional”, revelam que é possível debater assuntos que permeiam o BIM de forma clara já nos períodos iniciais do curso. É importante ressaltar a disciplina “Introdução à Engenharia”, como a única da grade em que é possível transitar por todos os conceitos que regem o paradigma BIM. Entretanto, o fato de ser uma disciplina com baixa carga horária e presente no 1º período de integração curricular, pode dificultar a absorção por parte dos alunos sobre todas as vantagens que o BIM pode proporcionar. Além disso, se trata de uma disciplina que é lecionada em conjunto com todos os alunos que adentram o curso de Engenharia da UFRJ Macaé (Civil, Mecânica e Produção). Conclui-se, também, que mais da metade das disciplinas que compõem o núcleo profissionalizante podem trabalhar os aspectos do BIM, permeando sobre diversos conceitos, etapas e projetos. Vale destacar que a única disciplina na qual foi encontrada relação com a etapa de demolição e requalificação da edificação, foi “Engenharia e Sustentabilidade”, mostrando que esse é um aspecto pouco abordado na grade curricular. A etapa do uso (operação e manutenção) pode ser abordada na disciplina “Edificações II”, ao introduzir o tema de patologia da construção, e também na disciplina de “Engenharia Portuária e Costeira”, sob o enfoque da operação de portos. Todas as disciplinas do Eixo de Sistemas Estruturais possuem ao menos uma interface com o BIM, nas quais é possível trabalhar todos os seus conceitos, podendo passar pelas etapas de projetação, planejamento e construção. Vale ressaltar que este é o eixo do ciclo de profissionalização com a maior carga horária da grade. O Eixo dos Sistemas de Construção Civil é o que possui mais disciplinas e maior carga horária com interface clara com o paradigma BIM. Todos os conceitos estão contemplados nessas disciplinas, salientando que o BIM pode oferecer uma contribuição importante ao desenvolvimento de profissionais com ampla visão sobre os processos que envolvem sua atuação. A disciplina “Desenho Técnico Aplicado à Engenharia Civil” deve ser a responsável por discutir e apresentar as funcionalidades de um software BIM específico, proporcionando ao aluno o desenvolvimento dos diversos tipos de projetos. Sendo assim, é possível trabalhar todas as disciplinas de projeto BIM nas disciplinas já existentes na grade. Por fim, em termos quantitativos, a carga horária de disciplinas com interface clara com o BIM (780 horas) representam 23% da carga horária total de disciplinas obrigatórias (3390 horas), e 30,6% (630 horas) dos Ciclos Profissionalizante e Específico (2055 horas).

Apresentação no YouTube: https://youtu.be/bKOnE0OqJhs

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Author Biographies

Bruno Barzellay, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Engenharia Civil. Graduação em Engenharia Civil da UFRJ campus Macaé.

Leandro Knopp , Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Engenharia Urbana. Graduação em Engenharia Civil da UFRJ campus Macaé.

Pedro Ferreira , Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduação em Engenharia Civil pela UFRJ campus Macaé.

References

CHECCUCCI, E de S. ENSINO-APRENDIZAGEM DE BIM NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E O PAPEL DA EXPRESSÃO GRÁFICA NESTE CONTEXTO. Salvador, 2014. 235 f. Tese (Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento) – Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.

CHECCUCCI, E. de S.; AMORIM, A. L. de. Método para análise de componentes curriculares: identificando interfaces entre um curso de graduação e BIM. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, v. 5, n. 1, p. 6-17, jan./jun. 2014

KNOPP, L. T.; FERREIRA, P. G.; COSTA, B. B. F. da. APRENDIZADOS NO ENSINO DE BIM EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE INTERIOR. A Aplicação do Conhecimento Científico na Engenharia Civil, [S.l.], p. 1-12, 13 jan. 2019. Atena Editora. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.0592013011.

FERREIRA, P. G. BIM NO ENSINO: AVALIAÇÃO DA GRADE CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UFRJ MACAÉ SEGUNDO O PARADIGMA BIM. Macaé, 2020. 178 f. TCC (Monografia de Conclusão de Curso de Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, campu Macaé, 2020.

Published

21/05/2021

How to Cite

BARZELLAY, B.; KNOPP , L.; FERREIRA , P. Avaliação da grade curricular segundo o paradigma BIM. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 3., 2021. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. p. 1. DOI: 10.46421/enebim.v3i00.313. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/313. Acesso em: 18 may. 2024.

Issue

Section

Planejamento de inserção de BIM na educação