Implantação de uma disciplina eletiva de BIM:: estudo de caso da Universidade Federal de Alagoas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/enebim.v3i00.324

Palavras-chave:

BIM, pesquisa de opinião, implantação, disciplina

Resumo

O presente trabalho aborda os esforços para aprovação de uma disciplina eletiva de BIM nos cursos de graduação em engenharia civil e arquitetura da Universidade Federal de Alagoas. A proposta de criação da disciplina partiu do Grupo de Extensão em Bim que surgiu em 2019 na Universidade com o intuito promover a disseminação da metodologia BIM. A disciplina tem caráter não obrigatório e visa trazer conceitos introdutórios sobre a história, evolução e principais aspectos da Modelagem da Informação da Construção. De forma teórica e prática. O objetivo de s ter inicialmente uma disciplina eletiva é de que com a experiência adquirida pela instituição possa-se estender o ensino do BIM para as demais disciplinas a partir de uma reestruturação da grade curricular dos cursos.

Apresentação no YouTube: https://youtu.be/lsqw96CeTOE

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josivaldo Teixeira da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Graduando em Engenharia Civil. Pesquisador de BIM no Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV/UFAL).

Marianni Pereira Limeira, Universidade Federal de Alagoas

Graduanda em Engenharia Civil.

Referências

BARISON, M. B.; SANTOS, E. T. BIM teaching strategies: an overview of the current approaches. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON COMPUTING IN CIVIL AND BUILDING ENGINEERING, 2010b, Nottingham. Proceedings… Nottingham: Nottingham University Press, 2010. Disponível em: http://www.engineering.nottingham.ac.uk/icccbe/proceedings/pdf/pf289.pdf. Acesso em: 03 de março 2021.

CHECCUCCI, E. S. Ensino-aprendizagem de BIM nos cursos de graduação em Engenharia Civil e o papel da Expressão Gráfica neste contexto. 235 f. il. 2014. Tese (Doutorado em Difusão do Conhecimento) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.

SACKS, R.; PERLMAN, A.; BARAK, R. Construction safety training using immersive virtualreality. Construction Management and Economics, 2013, Vol. 31, No. 9, 1005–101. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/271667415_Construction_safety_training_using_immersive_virtual_reality>. Acesso em: 3 de março de 2021.

Downloads

Publicado

2021-05-21

Como Citar

SILVA, Josivaldo Teixeira da; LIMEIRA, Marianni Pereira. Implantação de uma disciplina eletiva de BIM:: estudo de caso da Universidade Federal de Alagoas. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 3., 2021. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. p. 1. DOI: 10.46421/enebim.v3i00.324. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/324. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Planejamento de inserção de BIM na educação

Artigos Semelhantes

<< < 21 22 23 24 25 26 27 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.