Formação em projeto elétrico residencial de baixa tensão em BIM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/enebim.v5i00.3481

Palavras-chave:

BIM, Projeto elétrico, Capacitação, GEBIM

Resumo

A construção civil é um dos grandes pilares do setor AEC (arquitetura, engenharia e construção). Nela estão compreendidos definições para ações acerca de diversas modalidades e tipos de projetos de engenharia em um só empreendimento como projeto arquitetônico, hidrossanitário, estrutural, elétrico etc. O projeto elétrico, objeto de estudo do presente trabalho, é um importante instrumento para o devido funcionamento de quaisquer que seja o tipo de edificação a qual pretende-se construir. É por meio dele que são dimensionados condutores, tomadas de uso geral, tomadas de uso específico, capacidade do quadro de distribuição, entre outros fatores. 

A energia elétrica é um bem precioso para a humanidade, contudo para o seu uso faz-se necessário alguns cuidados, uma vez que o mal desempenho da sua função aliada ao uso, pode provocar danos aos usuários e patrimônios (ROSIMARIA, 2021). Com base em Mamede Filho, (2010 apud Rosimaria, 2021), as instalações elétricas são uma das etapas construtivas que possuem altos índices de acidentes, devido à má execução, falta de projetos, mão de obra desqualificada e o mau uso, trazem riscos aos moradores do imóvel a longo ou curto prazo. 

Sob a óptica da Norma Brasileira (NBR 5410) - Instalações Elétricas de Baixa Tensão, as instalações elétricas são um conjunto organizado de condutores elétricos, dispositivos, equipamentos e acessórios que têm como objetivo proporcionar a distribuição e o uso seguro da energia elétrica em uma edificação. 

Para que a instalação elétrica possa ser executada é necessário a concepção prévia de um projeto elétrico. Pensando nisso, foi elaborada uma capacitação para os membros do Grupo de Extensão em BIM da Universidade Federal de Alagoas (GEBIM - UFAL) a fim de desenvolver um projeto elétrico residencial de baixa tensão, baseado na metodologia BIM (Building Information Modeling). Dessa maneira, o presente artigo busca demonstrar como essa capacitação foi executada, de modo a promover explanações técnicas, demonstrar conceitos das instalações elétricas pautados na norma vigente (NBR 5410), bem como atribuir para isso um software (REVIT - Autodesk) desenvolvido para a metodologia BIM, de forma que ele possa concretizar o projeto elétrico e as devidas definições dos conceitos básicos de instalações elétricas. Logo, o projeto elétrico finalizado, juntamente com o aprendizado prático para os membros do GEBIM, foram os pontos cruciais para a devida finalidade do trabalho.

Para dar suporte a capacitação interna dos membros do GEBIM da UFAL, foram criadas apresentações em slides e disponibilizado um template Revit para elaboração de um projeto elétrico residencial. De modo que, os participantes pudessem aprender desde as etapas de dimensionamento, seguindo as recomendações normativas da NBR 5410 - Instalações elétricas de baixa tensão, até a modelagem no software

As apresentações foram divididas em quatro partes. Na primeira aula, foi fornecido o arquivo Revit do projeto arquitetônico e foram apresentados os primeiros passos a serem desenvolvidos ao abrir o programa, como vincular o projeto arquitetônico e o template para projetos elétricos. Além disso, a aula abordou conceitos básicos de instalações elétricas demonstrando na prática como dimensionar a potência de iluminação dos ambientes.

Na segunda aula, foram lançados no software os pontos elétricos para tomadas de uso geral e de uso específico, os interruptores e as luminárias. Também foi ensinado como realizar as configurações dos parâmetros de potência e altura desses elementos, conforme recomendação da norma.

Na aula três, foram divididos os circuitos, o quadro de distribuição foi posicionado e foi feito o balanceamento das fases.  Em seguida, foi dimensionado a seção dos condutores e a ligação dos pontos elétricos com os eletrodutos foi realizada. Por fim, foi ensinado como colocar o medidor no poste de entrada para que os participantes pudessem entender melhor o funcionamento da rede de ligação. 

Ao concluir as etapas de dimensionamento e modelagem, os participantes também puderam aprender a como plotar o projeto elétrico residencial com as tabelas geradas no Revit.

Dessa forma, o conteúdo do minicurso foi ministrado em três dias e seguiu uma abordagem teórico-prática, ensinando o aluno a utilizar o template e a realizar a previsão de cargas, o lançamento de pontos elétricos, a criação e dimensionamento de circuitos, o traçado de eletrodutos, bem como a plotagem do projeto elétrico com as tabelas de dimensionamento.

Conforme mencionado na metodologia, foi desenvolvido um material com o objetivo de capacitar os participantes no desenvolvimento de um projeto elétrico de baixa tensão, utilizando a metodologia BIM como suporte. Foram elaborados slides contendo todos os passos necessários para a criação desse projeto. Inicialmente, foi apresentado a todos o software que seria utilizado durante a capacitação, bem como todo o processo de aprendizagem que seria conduzido ao longo do curso.

Após esse primeiro contato, deu-se início ao projeto elétrico, onde primeiramente foi criado um arquivo em formato RVT. Em seguida, o projeto arquitetônico, que foi disponibilizado pelo grupo, foi vinculado a esse arquivo RVT. Essa vinculação permitiu a criação dos níveis necessários que serão utilizados como base para a elaboração do projeto elétrico. Com essa estrutura preparada, os participantes puderam prosseguir com as etapas seguintes do processo de desenvolvimento do projeto, utilizando a metodologia BIM.

Por fim, foi possível obter um projeto elétrico detalhado respeitando a NBR 5410, assim como, elaborado integralmente utilizando um software BIM, consequentemente ao melhorar o desempenho do projeto, no tocante, ao tempo de elaboração, como também, a facilidade na extração de quantidades. Sob a perspectiva, relacionada a compatibilização com outras disciplinas, como à arquitetura por exemplo, a metodologia BIM, se destaca, uma vez que, é possível realizar a concepção do projeto elétrico de maneira otimizada, de modo a prever interferências, que não seriam identificadas se fosse utilizado a metodologia distinta do BIM, como por exemplo o CAD. 

Ademais, é notório a importância de capacitar os profissionais da construção civil, haja vista, o constante avanço da tecnologia, logo ao final de cada capacitação, cada participante, aprenderam diversas habilidades que melhoram seu desempenho individual, e impacta diretamente na qualidade dos projetos futuros que virão a ser desenvolvidos por estes indivíduos, ou seja, a indústria da construção civil também está sendo beneficiada com a elaboração dessas capacitações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Carlos dos Santos Júnior, Universidade Federal de Alagoas

Cursando Engenharia Civil na Universidade Federal de Alagoas (Maceió - AL, Brasil)

Débora Santos Moreira, Universidade Federal de Alagoas

Cursando Engenharia Civil na Universidade Federal de Alagoas (Maceió - AL, Brasil)

Mateus Rocha Almeida Santos , Universidade Federal de Alagoas

Cursando Engenharia Civil na Universidade Federal de Alagoas (Maceió - AL, Brasil)

Leonildo da Silva Neto , Universidade Federal de Alagoas

Cursando Engenharia Civil na Universidade Federal de Alagoas (Maceió - AL, Brasil)

Joab Manoel Almeida Santos, Universidade Federal de Alagoas

Cursando Engenharia Civil na Universidade Federal de Alagoas (Maceió - AL, Brasil)

Anne Caroline Salvador Santos , Universidade Federal de Alagoas

Cursando Engenharia Civil na Universidade Federal de Alagoas (Maceió - AL, Brasil)

Mylena Gabriela Nascimento da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Cursando Engenharia Civil na Universidade Federal de Alagoas (Maceió - AL, Brasil)

Referências

SILVA, Rosimaria Gomes da. A importância do projeto elétrico residencial. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Disponível em: <https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/15066/1/TCC%20completo%20-%20atualizado%20-%20Julho%20de%202021.pdf> Acesso em: 21 de jul. de 2023.

NBR 5410. Instalações elétricas de baixa tensão. 2004.

Downloads

Publicado

2023-11-02

Como Citar

SANTOS JÚNIOR, José Carlos dos; MOREIRA, Débora Santos; SANTOS , Mateus Rocha Almeida; SILVA NETO , Leonildo da; SANTOS, Joab Manoel Almeida; SANTOS , Anne Caroline Salvador; SILVA, Mylena Gabriela Nascimento da. Formação em projeto elétrico residencial de baixa tensão em BIM. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 5., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 1–1. DOI: 10.46421/enebim.v5i00.3481. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/3481. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Materiais didáticos desenvolvidos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.