Projeto Pedagógico de Curso baseado em BIM: construindo um novo curso de Arquitetura e Urbanismo

Autores

Palavras-chave:

PPC, BIM, Ensino

Resumo

A adoção de BIM em currículos de Arquitetura e Urbanismo é discutida por autores como Barison e Santos (2015) e Batistello et al. (2019). Considerando o perfil dos estudantes Nativos Digitais (Prensky, 2001), o incremento do uso de BIM, a demanda por profissionais com competência plena e as políticas nacionais para sua disseminação, a inserção de BIM nos currículos encontra contexto favorável para fomentar discussões. Um projeto pedagógico novo é oportunidade para refletir e delinear uma formação plena do estudante de arquitetura. O objetivo deste trabalho é apresentar o projeto pedagógico (PPC) para um curso de Arquitetura e Urbanismo iniciado em 2019, no qual o BIM foi concebido como conteúdo transversal para a formação do estudante. Foram adotados o Point of Adotion (PoA) de Succar e Kassem (2015) para planejar a adoção do BIM, nos seus diferentes estágios de competência e a matriz de áreas de difusão. Este modelo serve como base para o entendimento das abordagens pedagógicas e para avaliação do PPC proposto, segundo: (1) Modelagem: (1.1) Tecnologias: aprendizado das ferramentas BIM tratado em disciplinas específicas:  modelagem, verificação de interferências, simulações e análises. (1.2) Processos: essas disciplinas que abordam os processos envolvidos no desenvolvimento de um projeto, como seus estágios de desenvolvimento, além de integrar os dados de modelos BIM com ferramentas para elaboração de cronogramas, planejamento de obras e orçamentos. (1.3) Políticas: a coordenação de curso em conjunto com o NDE e corpo docente, faz o papel análogo ao poder público, que estabelece suas políticas de implementação de BIM e definição dos padrões de modelagem. Uma das políticas é a de utilização do BIM como apoio ao processo de ensino-aprendizagem, pela produção, em projetos de pesquisa, de modelos BIM da arquitetura precedente, para que os modelos sejam explorados para dar apoio ao conteúdo do curso. (2) Colaboração: (2.1) Tecnologias: atividades coletivas cujos enunciados demandam trabalho colaborativo e, para isso, domínio das ferramentas de colaboração, como durante o desenvolvimento do projeto. (2.2) Processos colaborativos estão presentes em atividades desenhadas para a construção coletiva de experiências de produção. Também, abordados conteúdos e práticas relacionados à colaboração, comunicação, gestão de informações, escopos de serviços e contratos. (2.3) Políticas de colaboração desenhadas e implementadas pelos docentes, na construção dos percursos de aprendizagem de cada disciplina, bem como pela presença de momentos de colaboração alocados no projeto pedagógico. (3) Integração: (3.1) Tecnologia: pensada nas disciplinas de projeto de anos mais avançados, visto que demanda pré-requisitos de instrumentos e processos BIM. (3.2) Processos: disciplinas mais avançadas de projeto bem como atividades integradas como ateliês verticais oferecem o campo para a prática e o aprendizado, além de articular atividades com outros cursos, que trazem mais disciplinas ao desenvolvimento do projeto. (3.3) Políticas: cabe à coordenação e ao PPC o papel de fomentá-las e viabilizá-las em conjunto com o NDE, corpo docente e discente. Para abordar a questão da integração da cadeia produtiva, pretende-se estimular atividades coordenadas com o curso de engenharia e empresas do mercado. Para avaliação geral deste Projeto Pedagógico, foi mapeado o estado de difusão do BIM em cada disciplina do curso. A análise do mapeamento completo das disciplinas resultou numa avaliação sobre o que, nesse PPC, necessita de ajuste e o que está compatível com os objetivos iniciais. Os resultados desta avaliação são mostrados neste trabalho.

 

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Referências

BARISON, M. B.; SANTOS, E. T. Percepções de professores quanto à introdução do BIM no currículo. VII Encontro de Tecnologia de Informação e Comunicação na Construção - Edificações, Infra-estrutura e Cidade: Do BIM ao CIM, 2015.

BATISTELLO, P.; BALZAN, K. L.; PEREIRA, A. T. C. BIM NO ENSINO DAS COMPETÊNCIAS EM ARQUITETURA E URBANISMO : TRANSFORMAÇÃO CURRICULAR. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, v. 10, p. 1–16, 2019. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8653989/19392>. .

PRENSKY, M. Digital natives, digital immigrants. On the Horizon, v. 9, n. 5, p. 1–15, 2001. Disponível em: <http://www.emeraldinsight.com/doi/10.1108/10748120110424816>. .

SUCCAR, B.; KASSEM, M. Macro-BIM adoption: Conceptual structures. Automation in Construction, v. 57, p. 64–79, 2015. Elsevier B.V. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1016/j.autcon.2015.04.018>. .

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Publicado

21/11/2019

Como Citar

YOSHIO ITO, A. L. .; SCHEER, S.; BRAGA, G. P. .; ROMANEL, F. B. . Projeto Pedagógico de Curso baseado em BIM: construindo um novo curso de Arquitetura e Urbanismo. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 2., 2019. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2019. p. 1–1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/255. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Planejamento de execução BIM educacional (disciplina ou curso)

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