Escritório modelo para desenvolvimento e capacitação em gestão e informação na construção para técnicos em edificações

EMPEC - Escritório modelo para gestão BIM em projetos, edificações e construções

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/enebim.v5i00.3489

Palavras-chave:

BIM, Capacitação, Informação, Projetos, Edificações

Resumo

O ensino técnico em edificações busca capacitar o aluno para o mercado de trabalho, sempre com diversas atividades, mas principalmente introduzindo o aluno no âmbito da construção civil com atividades práticas correlatas à construção civil. A engenharia civil tem passado por uma transformação tecnológica nos últimos anos, da qual a academia não tem acompanhado, muitas vezes devido às ementas ou ao plano pedagógico do curso estarem defasados ou à própria qualificação dos professores. Com o objetivo de introduzir o aluno do curso técnico em edificações ao mercado de trabalho, com uma visão das inovações que têm impactado a indústria da construção civil, foi criado o projeto de extensão "ESCRITÓRIO MODELO PARA DESENVOLVIMENTO E CAPACITAÇÃO EM GESTÃO E INFORMAÇÃO NA CONSTRUÇÃO PARA TÉCNICOS EM EDIFICAÇÕES". Esse projeto visa promover a gestão BIM em projetos, edificações e construções. Seu principal objetivo é proporcionar uma experiência prática colaborativa aos alunos do Curso Técnico Integrado em Edificações, bem como aos estudantes de outros cursos relacionados à Engenharia, Arquitetura e Construção Civil. O escritório opera de forma semelhante a um ambiente profissional, preparando os alunos para suas futuras carreiras no mercado de trabalho. Um dos principais focos do EMPEC, como é chamado (Escritório modelo para gestão BIM em projetos, edificações e construções), é a integração do Building Information Modeling (BIM) em todas as suas atividades. Isso permite que os alunos adquiram conhecimentos e práticas complementares à sala de aula, tornando-os profissionais mais preparados para enfrentar os desafios da indústria da construção. Sendo o BIM um dos conceitos que agrega à construção civil métodos e tecnologias aplicadas ao modelo virtual de construção, temos como objetivo qualificar o aluno no entendimento desses conceitos. Portanto, levamos para a comunidade serviços de consultoria e assessoria na construção, associados ao conceito da construção virtual, viabilizando obras eficientes, econômicas e sustentáveis. Além disso, o projeto tem como objetivo desenvolver as habilidades de Gestão da Informação na Construção, atendendo às demandas de projetos de alta qualidade, especialmente no contexto de habitação social na região de Foz do Iguaçu. O projeto está focado em posicionar o aluno como agente transformador no mercado de trabalho; dessa forma, o aluno participante do projeto busca seu aprendizado de forma autônoma, por meio de cursos, palestras e workshops, orientações do coordenador e eventos promovidos pelo próprio escritório, sendo este uma alavanca para seu conhecimento. O EMPEC não se limita apenas ao ambiente acadêmico, mas também interage com a comunidade local. Por meio de projetos desenvolvidos para organizações sem fins lucrativos e colaborações com o campus em atividades relacionadas à construção civil, o projeto busca contribuir para o progresso e o desenvolvimento da região. O diferencial do EMPEC reside em sua abordagem de aprendizado responsável e colaborativo; os alunos, de diferentes níveis de conhecimento, colaboram mutuamente, trocando experiências e conhecimentos. Essa dinâmica enriquecedora prepara os estudantes para enfrentar futuros desafios profissionais com confiança e competência, criando uma base sólida para suas carreiras. Em resumo, o EMPEC é um projeto que não apenas capacita os alunos, mas também contribui para o crescimento da comunidade e a transformação positiva da indústria da construção civil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miguel Batista de Oliveira, Instituto Federal do Paraná

Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Maringá. Professor EBTT no Instituto Federal do Paraná (Foz do Iguaçu - Paraná, Brasil)

Pietra Farina Michelon, Instituto Federal do Paraná

Cursando o curso técnico em Edificações no Instituto Federal do Paraná (Foz do Iguaçu - Paraná, Brasil)

Referências

CAVAGNARI, L. B. Projeto Político – Pedagógico, autonomia e realidade escolar: entraves e contribuições. In: VEIGA, I. P. A.; REZENDE, L. M. G. de: Escola: Espaço do Projeto Político Pedagógico (Org.). Campinas: Papirus, 1998. (Coleção Magistério: Formação e trabalho pedagógico). P. 95 – 112.

FERREIRA, A. B de H. Novo dicionário da língua portuguesa/ Aurélio Buarque de Holanda Ferreira. – 3.ed. – Curitiba: Positivo, 2004.

https://arqdaltonico.wordpress.com/2011/11/19/que-tal-abrir-um-escritorio-modelo-em-sua-faculdade/ - acesso em 23/11/2016.

http://www.utp.edu.br/servicos/pratica-profissional/escritorio-modelo-de-engenharia/ - acesso em 23/11/2016

TONINI, A. M., Ensino de Engenharia: Atividades Acadêmicas Complementares na Formação do Engenheiro. Belo Horizonte, 230 p., 2007. Tese (Doutorado) Faculdade de Educação da UFMG.

Downloads

Publicado

2023-11-02

Como Citar

OLIVEIRA, Miguel Batista de; MICHELON, Pietra Farina. Escritório modelo para desenvolvimento e capacitação em gestão e informação na construção para técnicos em edificações: EMPEC - Escritório modelo para gestão BIM em projetos, edificações e construções. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 5., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 1–1. DOI: 10.46421/enebim.v5i00.3489. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/3489. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Experiência de ensino-aprendizagem BIM realizadas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)