Formação executiva em BIM: disciplina Plano de Execução BIM
DOI:
https://doi.org/10.46421/enebim.v3i00.669Palavras-chave:
PEB, BEP, Plano de Execução BIM, BIM Execution PlanResumo
A indústria da construção vem exigindo que as empresas de projeto e construção utilizem no desenvolvimento de seus trabalhos os recursos oferecidos pelo BIM para projetar, executar, operar e manter o edifício. Diante deste cenário, começa a ter a necessidade de um planejamento para que o processo através do BIM aconteça de forma suave e com sucesso. A disciplina de Plano de Execução BIM, parte do curso de Formação Executiva em BIM oferecido pela Fundação Getulio Vargas (FGV) foi desenvolvida para dar suporte a profissionais que atuam no nível estratégico das organizações ligadas direta ou indiretamente à indústria da construção civil. Ela é contemporânea ao momento de esforço na tradução e adaptação da norma 19650-2. Tal norma trata da organização e digitalização de informações sobre edifícios e obras de engenharia civil, incluindo BIM, nessa parte 2, versando sobre a entrega dos ativos.
A organização da disciplina foi indexada às etapas cronológicas de um Plano de Execução BIM desde a fase de contratação dos trabalhos. Essa disciplina foi dividida em quatro etapas que corresponderam a quatro aulas com duração de quatro horas numa carga horária total de 16 horas. Os conteúdos foram distribuídos de forma que cada aula tenha de três a quatro etapas da estrutura de um BEP, ficando a última aula reservada ao desenvolvimento de um mini BEP dentro do contexto e da necessidade de cada aluno.
Essa disciplina aponta os procedimentos para a execução dos projetos, desde os requisitos de informação para a contração das diversas partes envolvidas no processo até o plano de Execução BIM em si. Parte da didática das aulas se vale da participação dos alunos formando equipes que são estimuladas através de dinâmicas de discussão a resolver questões diretamente ligadas ao Plano de Execução BIM. As habilidades desenvolvidas nas disciplinas foram trabalhadas em dinâmicas que seguiram uma abordagem com aplicação direta ao contexto de cada aluno. A metodologia de ensino priorizou as atividades integradas que foram ambientadas em aplicativos de colaboração síncrona e colaborativa como Slido e Jumboard.
Apresentação no YouTube: https://youtu.be/UWO2CMbDlNI
Downloads
Referências
ISO, "BS EN ISO 19650 1," Organization and digitization of information about buildings and civil engineering works, including building information modelling (BIM) — Information management using building information modelling — Part 1: Concepts and principles, ed, 2018.
ISO, "BS EN ISO 19650 2," Organization and digitization of information about buildings and civil engineering works, including building information modelling (BIM) — Information management using building information modelling — Part 2: Delivery phase of the assets. ed, 2018.
RELEVAMIENTO BIM LATAM – INFORMES INTERACTIVOS - https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiZGYxMDA5MGYtMjE3Yi00MTM4LWE2ZjAtZmI0NTBlNTI2OTIzIiwidCI6ImZhNzk1MzFjLThjZTUtNGJkMy05N2VlLTI0NWU2ZWUyNjZiOCJ9
SCOTTISH FUTURES TRUST - Stage 2 - Concept - Create the Employers Information Requirements. Disponível em: https://bimportal.scottishfuturestrust.org.uk/level2/stage/2/task/8/create-the-employers-information-requirements
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Adota-se Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Ver detalhamento em https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR