Ensino de Revit® em disciplinas do curso noturno de engenharia civil em uma instituição de ensino privada

Authors

DOI:

https://doi.org/10.46421/enebim.v3i00.311

Keywords:

Ensino Revit, Graduação, Engenharia Civil, Grade Curricular

Abstract

O ensino de BIM na instituição começou em 2019, em uma disciplina do 9º período denominada Computação Gráfica Aplicada para Engenharia Civil (carga horária: 44 horas), com o ensino do nível básico do software Revit® da Autodesk. A escolha do software se deu por dois motivos: i) a instituição já tinha convênio com a Autodesk; ii) a Autodesk disponibiliza o download gratuito do software para os alunos. Com o uso do Revit®, os alunos desenvolveram o projeto de uma residência de dois pavimentos. O curso de engenharia civil tem entrada de alunos duas vezes ao ano (em janeiro e julho), de forma que as disciplinas acontecem todo semestre. Assim, no primeiro semestre de 2019, 53 alunos se matricularam na disciplina e destes apenas 4 foram reprovados (7,5%). No segundo semestre de 2019, haviam 30 alunos matriculados e apenas 2 foram reprovados (6,7%). A instituição conta com grande quantidade de alunos de transferência, que cursam disciplinas de vários períodos diferentes. Alguns destes alunos, em via de se formarem (10º semestre) solicitaram que a disciplina fosse ofertada também para eles. Desta forma, no primeiro semestre de 2020 foi oferecida a disciplina optativa de Estudo Dirigido em Computação Gráfica (carga horária: 22 horas) para orientação no desenvolvimento de projetos em Revit®. Por ter metade da carga horária da disciplina original, foi estruturada de forma que a professora apenas apresentasse os conceitos iniciais sobre BIM, indicasse vídeos, livros e manuais para autoaprendizado do Revit® e orientasse na realização dos trabalhos. A disciplina começou a ser ministrada presencialmente, mas precisou ser transferida para a forma remota devido à pandemia do COVID-19. Frente a este contexto, a docente mudou o método de avaliação, permitindo aos alunos que não tivessem acesso ao software a realização de um trabalho teórico. Mesmo assim, a maioria dos alunos não foi bem sucedida, sendo que dos 18 matriculados, 10 foram reprovados (55,6%). A disciplina de Computação Gráfica Aplicada para Engenharia Civil também foi oferecida no primeiro semestre de 2020, para alunos do 9º período, tendo iniciado de forma presencial e terminado de forma remota. Isso afetou negativamente a prática do software, uma vez que alguns alunos não tinham computador. Estes não foram prejudicados em relação à aprovação na disciplina (dos 38 alunos matriculados, apenas 2 foram reprovados, ou seja, 5,3%), pois a docente permitiu que os alunos que não tiveram o software fizessem um manual teórico sobre seu uso. Em 2019, o ensino de Revit® acontecia no Laboratório de Informática e cada aluno tinha acesso a um computador com o software instalado. Frente ao contexto de pandemia, a disciplina não foi ofertada no segundo semestre de 2020. No entanto, no referido período, após a solicitação dos alunos, buscando atender às demandas do mercado e às diretrizes nacionais de implantação do BIM, realizou-se uma revisão curricular, e a disciplina denominada Representação Gráfica para Projetos que trata sobre BIM começou a ser ofertada para alunos do 2º período, com carga horária de 80 horas. Ela se inicia com o ensino do software AutoCAD® e a partir do meio do semestre passa a tratar do ensino de Revit®. Ensina-se o básico sobre o uso do software na intenção de: i) permitir que os alunos, ao chegarem no 9º semestre, possam aprender Revit® em nível intermediário, ii) possibilitar que eles desenvolvam os projetos de outras disciplinas utilizando softwares BIM. Dos 53 alunos matriculados, 20 alunos foram reprovados (37,7%), mesmo a docente tendo permitido aos alunos que não tivessem acesso aos softwares a realização de trabalhos teóricos.

De acordo com o exposto, pode-se inferir 3 fatores que influenciaram o aproveitamento dos alunos nas disciplinas avaliadas: modalidade de oferta (presencial ou remota), grau de conhecimento acerca de desenvolvimento de projetos de edificações e o caráter da oferta da disciplina (obrigatória ou optativa). Nas duas turmas da disciplina Computação Gráfica Aplicada para Engenharia Civil ofertada para alunos do 9º período, a taxa de reprovação foi de 7,5% e 6,7%, respectivamente. O conteúdo e forma de condução desta disciplina por parte da docente, a modalidade presencial, somados ao fato de que os alunos já tinham conhecimento suficiente sobre projetos de edificações se destacaram como fatores positivos quanto ao desempenho detectado. Para esta disciplina ofertada aos alunos do 9º período no primeiro semestre de 2020 de forma remota observa-se uma taxa de reprovação semelhante à oferta desta disciplina de forma presencial. Porém, não se pôde identificar a influência do ensino remoto, pois foram aceitos trabalhos alternativos que não exigiram aplicação do software em questão como avaliação dos alunos. Na disciplina Estudo Dirigido em Computação Gráfica observa-se que caráter optativo da sua oferta, assim como o ensino remoto, influenciaram negativamente no desempenho dos alunos, culminando com elevado índice de reprovação. Finalmente, em relação à disciplina Representação Gráfica para Projetos ofertada na modalidade remota e para alunos do 2º período do curso, apesar da maior carga horária em relação às demais disciplinas analisadas, observa-se claramente a influência da modalidade da oferta e também do fato de estes alunos não terem conhecimento prévio sobre projetos de edificações, resultando numa taxa de reprovação de 37,7%. Sendo assim, este estudo pode auxiliar na definição sobre qual seria o semestre ideal para a inserção do ensino sobre BIM na grade curricular do curso de engenharia civil.

Apresentação no YouTube: https://youtu.be/b1wkZ9jkR74

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Author Biographies

Tamiris Capellaro Ferreira, Universidade Federal de São Carlos

Mestre em Administração de Organizações pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto. Doutoranda em Engenharia Civil pela Universidade Federal de São Carlos.

José Carlos Paliari , Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor Associado III da Universidade Federal de São Carlos, no curso de Engenharia Civil.

Published

2021-05-21

How to Cite

FERREIRA, Tamiris Capellaro; PALIARI , José Carlos. Ensino de Revit® em disciplinas do curso noturno de engenharia civil em uma instituição de ensino privada. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 3., 2021. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. p. 1. DOI: 10.46421/enebim.v3i00.311. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/311. Acesso em: 25 nov. 2024.

Issue

Section

Experiência de ensino-aprendizagem BIM realizadas

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