Uso do BIM em disciplinas de projeto de sistemas prediais hidráulicos e sanitários: a percepção dos alunos

Autores/as

  • Solange Lisegle Schulz Staut Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo FEC - UNICAMP
  • Marina Sangoi de Oliveira Ilha <div><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">Departamento de Arquitetura e Construção. </span><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo</span></div>

Palabras clave:

BIM, ensino, sistemas prediais hidráulicos sanitários

Resumen

Este artigo apresenta a avaliação dos alunos sobre o uso de BIM em disciplinas de graduação que abordam o projeto dos sistemas prediais hidráulicos e sanitários (SPHS). Para tanto, foram desenvolvidos dois estudos de caso, um na disciplina CV702, do curso de Engenharia Civil (EC), e outro na disciplina AU816, do curso de Arquitetura e Urbanismo (AU), ambos da FEC-UNICAMP. A disciplina de SPHS é oferecida no quarto ano, com 3 e 2 horas-aula por semana, respectivamente, no curso de EC e no de AU. As disciplinas contemplaram aulas teóricas, de exercícios e o desenvolvimento, para um edifício residencial multifamiliar, dos sistemas prediais de água fria, quente e de esgoto sanitário de um banheiro, cozinha e lavanderia do apartamento-tipo; a reservação e o barrilete na cobertura; e a captação e condução da água pluvial da cobertura e térreo. Cerca de 40% da carga horária foi reservada para o desenvolvimento do projeto em sala de aula e os alunos contaram com tutoria extraclasse. A partir do projeto arquitetônico modelado em BIM utilizando o Autodesk Revit, cada grupo, composto por 3 ou 4 alunos, desenvolveu a modelagem dos projetos citados. Constituiu documentação complementar: apostilas sobre os SPHS; diretrizes para o projeto; templates dos componentes hidráulicos e links com cursos gratuitos sobre o Autodesk Revit e Revit MEP. Essa aplicação do BIM pode ser caracterizada como modelagem baseada em objetos. Ambos os cursos possuem disciplinas introdutórias ao BIM, oferecidas nos primeiros semestres. Foram feitas observações pelos pesquisadores ao longo do semestre e, no último dia de aula, foi realizada uma entrevista coletiva, com questões não estruturadas. Da observação realizada ao longo do semestre, considera-se que houve uma melhoria em diferentes aspectos quando comparados com oferecimentos anteriores, merecendo destaque, em CV702, a existência de poucas dúvidas na interpretação da representação gráfica e, em AU816, um maior entendimento do funcionamento e das diferenças dos sistemas. Participaram das entrevistas coletiva 88% dos 83 e 92% dos 25 alunos matriculados, respectivamente, em CV702 e AU816. Em ambas as disciplinas, os alunos destacaram que o uso do BIM auxiliou na visualização do projeto e das interferências com os demais sistemas do edifício. Na disciplina AU816, foi ainda ressaltada a possibilidade de simulação do funcionamento dos sistemas projetados e que o uso de BIM tornou a disciplina mais interessante, despertando o desejo de aprender mais sobre o Revit. O pouco tempo para o desenvolvimento do projeto foi apontado pelos alunos das duas disciplinas, principalmente porque as mesmas são oferecidas em semestres com cargas horárias elevadas e com outras disciplinas de projeto. No caso de CV702, a maioria dos alunos citou que o conteúdo de BIM deveria ser ensinado na disciplina em curso e que a mesma deveria contar com um tutor com experiência em Revit para a tirada de dúvidas; uma vez que o conteúdo visto no segundo semestre do curso é apenas introdutório e muito distante do quarto ano. O mesmo não ocorreu no curso de AU, uma vez que, em várias disciplinas os projetos são desenvolvidos com o uso de BIM. Em AU816, os alunos destacaram que deveria ter sido incorporado o conceito do projeto colaborativo e que o trabalho em grupo foi dificultado sem esta funcionalidade. Verifica-se que a falta de familiaridade dos alunos de EC com a tecnologia dificulta o desenvolvimento do projeto dos SPHS, sendo necessário rever como implementar um uso mais efetivo da mesma ao longo do curso, tendo em vista os seus benefícios para a melhoria do ensino-aprendizagem e a realidade do futuro mercado de trabalho.

 

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Publicado

17/09/2018

Cómo citar

STAUT, S. L. S. .; ILHA, M. S. de O. . Uso do BIM em disciplinas de projeto de sistemas prediais hidráulicos e sanitários: a percepção dos alunos. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 1., 2018. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2018. p. 1–1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/114. Acesso em: 19 may. 2024.

Número

Sección

Experiência didática realizada