Acompanhamento de turmas nas disciplinas de projeto e construção de edifícios
DOI:
https://doi.org/10.46421/enebim.v3i00.326Keywords:
BIM, Projetos, Ensino BIM, Acompanhamento, LABIMAbstract
BIM é uma metodologia inteligente baseada em modelagem da informação utilizada por profissionais de arquitetura, da engenharia e da construção que dispõem de ferramentas que lhes permitem planejar, projetar, construir, gerenciar edificações e infraestrutura com mais eficiência. Nas últimas duas décadas o BIM vem sendo difundido e implementado em diversos países, no Brasil foi publicado o Decreto N° 10.306 de 2 de abril de 2020 que incentiva a utilização dessa nova tecnologia. Tendo em vista esse decreto que estabelece a utilização do BIM na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia, fomentou-se a necessidade do compartilhamento dessa tecnologia nas universidades. Diante disso, alunos do curso de graduação de engenharia civil da UFCA tiveram a ideia de fundar uma liga acadêmica para a disseminação dessa tecnologia. Nasce, por conseguinte, a LABIM (Liga Acadêmica de Building Information Modeling), que veio com a premissa inicial de suprir essa deficiência curricular presente no curso. Essa tecnologia possui diversos benefícios em sua utilização, dentre eles a integração dos projetos e o detalhamento do modelo construtivo, são alguns fatores que mais atraem a atenção dos alunos e dos projetistas. Voltando para a modelagem, softwares como Revit, aumentam bastante o rendimento por conta das tarefas automatizadas e da introdução da informação, tais como cortes, fachadas, quantitativos de materiais e renderizações. Isso posto, torna-se evidente a necessidade da inserção do BIM nas atividades curriculares, visando à formação completa dos futuros engenheiros e a modernização dos modelos construtivos como um todo. Destarte, a LABIM em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), realizou o acompanhamento voltado para alunos da Universidade Federal do Cariri
Com o objetivo inicial de ajudar a disseminar a metodologia BIM na Universidade Federal do Cariri, a LABIM iniciou um projeto de acompanhamento de turmas no curso de Engenharia Civil, no segundo semestre de 2019. O público-alvo escolhido para este acompanhamento foram os alunos das disciplinas obrigatórias de Projeto e Construção de Edifícios 1 e 2, a fim de introduzir de uma maneira mais intuitiva a metodologia BIM, foi utilizado como ferramenta de estudo o software Revit. Visto que a princípio, é a ferramenta BIM com maior aproveitamento dos assuntos abordados durante a disciplina. Aos alunos de Projetos e Construção de Edifícios 1, foi dado apoio aos conteúdos de projeto arquitetônico, estrutural e criação de cortes e fachadas. Já aos alunos da disciplina de Projeto e Construção de Edifícios 2 foi dado apoio aos conteúdos de alvenaria modular, criação de coberta e escoamento de águas pluviais, de forma que nenhuma teoria sobre os assuntos das disciplinas foi abordada, apenas a execução no software Revit. Ao todo, foram assistidos 58 alunos, sendo 26 alunos na disciplina de Projeto e Construção de Edifícios 1 e 32 alunos na disciplina de Projeto para Construção de Edifícios 2. O acompanhamento foi feito por meio de tira-dúvidas e capacitações para nivelar os estudantes, houve também alguns dias reservados apenas para auxílio no uso do software, onde os membros da liga reservaram salas para a realização desse acompanhamento. Desse modo, o índice de aprovação da turma de Projeto e Construção de Edifícios 1 foi 100% e da turma de Projeto e Construção de Edifícios 2 foi de 97%, o objetivo final de introduzir o ensino do BIM no curso não pôde ser concluído por conta da rigidez do método de ensino tradicional quanto às mudanças necessárias, o mesmo, por normas técnicas, não proporcionou a oportunidade de abordar conceitos da metodologia. Nesse sentido, o ensino tradicional dificulta a inserção da tecnologia no Brasil, isso vai em contramão a estratégias adotadas em grande parte do mundo, como no Reino Unido e em Singapura, que são países referência no uso do BIM. Em vista disso, nota-se que o meio acadêmico ainda se encontra dissonante quanto às medidas de implantação do BIM, pois da mesma forma como houve um incentivo à adoção de práticas envolvendo essa ferramenta em obras públicas, logo, deveria haver também um estímulo à inserção dessa metodologia no meio acadêmico. Isso posto, a LABIM prevê a importância de universalizar o conhecimento da metodologia estudada e servir de ajuda na disseminação das novas tecnologias na construção civil.
Desta forma, notou-se por meio do acompanhamento que há um grande estímulo por parte dos alunos em aprender ferramentas e conceitos do BIM. Nesse sentido, o projeto foi também um grande incentivo aos professores das disciplinas de projetos a estimularem o uso da metodologia BIM nos trabalhos desenvolvidos. Logo, como não é previsto no plano de ensino ministrar aulas sobre as ferramentas da tecnologia BIM, a liga pôde servir de apoio para essas disciplinas, por ser um dos primeiros projetos realizados pela LABIM, houve um grande avanço no que diz respeito ao aprendizado interno e melhores qualificações de seus integrantes, além de proporcionar um melhor entendimento acerca da necessidade do ensino do BIM nas universidades.
Apresentação no YouTube: https://youtu.be/XnTG0BLo3Eg
Downloads
References
BRASIL. Decreto no 10.306, de 2 de abril de 2020. Estabelece a utilização do Building InformationModelling, no âmbito da Estratégia Nacional de Disseminação do BIM.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Adota-se Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Ver detalhamento em https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR