Construção de um plano de implementação BIM curricular em curso de arquitetura e urbanismo

Authors

DOI:

https://doi.org/10.46421/enebim.v5i00.3530

Keywords:

BIM, Currículo, Implementação, Plano, Arquitetura, Integração

Abstract

Com a alta demanda do uso de  BIM em escritórios de arquitetura e com base no decreto federal 10.306 de 02 de abril de 2020 que rege  a obrigatoriedade do uso de BIM em contratos de projetos para a administração pública federal, ficou claro que as universidades não devem medir esforços para incorporar BIM em seu currículo de forma integrada. Este resumo traz os estudos de diagnósticos realizados na Universidade Federal de Pelotas  em seu curso de Arquitetura e Urbanismo por meio de uma Célula BIM composta por professores e alunos, com objetivo de realizar essa implementação curricular de maneira mais pertinente.

O processo metodológico adotado para a implementação se dividiu em três etapas: a primeira foi a realização de um diagnóstico de maturidade em relação ao BIM no curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPel; Em seguida, foi feita a identificação da permeabilidade BIM na matriz curricular do curso; Por fim, deu-se  início ao desenvolvimento do Plano de Implementação BIM curricular (PIBc).

O diagnóstico buscou definir o nível de maturidade BIM do curso através de critérios que abrangeram tecnologias, políticas e desempenhos de ensino do assunto na Universidade. Em seguida, através da identificação das interfaces BIM na matriz curricular, foi possível fazer um levantamento das disciplinas que

possuem potencialidade de adoção da tecnologia, seja de forma teórica e/ou prática. À medida que as interfaces foram identificadas no curso, os professores ministrantes das disciplinas foram contatados pelos coordenadores da Célula BIM FAUrb UFPel para que aderissem ao projeto. No final, foram apresentadas iniciativas por cada professor responsável por disciplinas com interface BIM e que desejaram integrar-se ao projeto. A partir daí, foram realizadas reuniões e estudos para definir prazos e metas de implementação para cada disciplina. Levou-se em conta fatores como a motivação, aceitação e preparação para o tema do BIM.

Como primeiro resultado, o diagnóstico de maturidade BIM revelou que o curso se encontra em um nível médio/alto. Em seguida, a identificação das interfaces BIM no currículo revelou o número de disciplinas “sem interface” (31), “com possível interface” (19) e “clara interface” (39). A partir da integração de novos professores à Célula, foram estabelecidas metas de curto, médio e longo prazo a serem implementadas no currículo. 

Pontos positivos foram observados com relação à integração vertical e horizontal com interface BIM, principalmente entre as disciplinas de projeto arquitetônico e as de projetos complementares.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luciano de Vasconcellos Corrêa, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor na Universidade Federal de Pelotas (Pelotas - RS, Brasil).

Rafaela Bortolini, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Engenharia da Construção pela Universitat Politècnica de Catalunya (UPC), Espanha. Professora na Universidade Federal de Pelotas (Pelotas - RS, Brasil).

Mariana Wardelmann dos Santos, Universidade Federal de Pelotas

Cursando Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Pelotas (Pelotas - RS, Brasil).

Anderson Martins Wojciechowski, Universidade Federal de Pelotas

Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Pelotas. Mestrando em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Pelotas (Pelotas - RS, Brasil).

Claudia Andriele da Costa Freitas, Universidade Federal de Pelotas

Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal de Pelotas. Mestranda em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Pelotas (Pelotas - RS, Brasil).

References

Checcucci, É. de S. (2014). Ensino-aprendizagem de BIM nos cursos de graduação em engenharia civil e o papel da expressão gráfica neste contexto.

​​Adamu, Z. A., & Thorpe, T. (2016). How universities are teaching BIM: A review and case study from the UK. http://www.itcon.org/2016/8http://www.itcon.org/2016/8

​Eastman, C., Sacks, R., Teicholz, P., & Lee, G. (2021). Manual de BIM-: Um Guia de Modelagem da Informação da Construção Para Arquitetos, Engenheiros, Gerentes, Construtores e Incorporadores. Bookman Editora.

​GOVERNO FEDERAL. (2020, April 2). Decreto10306. Diário Oficial. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2020/Decreto/D10306.htm

Published

2023-11-02

How to Cite

CORRÊA, Luciano de Vasconcellos; BORTOLINI, Rafaela; SANTOS, Mariana Wardelmann dos; WOJCIECHOWSKI, Anderson Martins; FREITAS, Claudia Andriele da Costa. Construção de um plano de implementação BIM curricular em curso de arquitetura e urbanismo. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 5., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 1–1. DOI: 10.46421/enebim.v5i00.3530. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/3530. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Planejamento de inserção de BIM na educação

Similar Articles

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.