Experiência de ensino aprendizagem BIM
oficina de Revit®
DOI:
https://doi.org/10.46421/enebim.v4i00.1910Palabras clave:
Oficina, Revit, Teório-prático, Modelagem arquitetônica, Planejamento e ProjetoResumen
Este texto trata da experiência didática relativa ao ensino de BIM (Building Information Modeling) em uma oficina do software Revit® no curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo de uma faculdade privada de ensino superior em Teresina-PI. O ensino do BIM na instituição ainda é incipiente não tendo nenhuma matéria na estrutura curricular voltada para esse assunto diretamente. Desse modo, o incentivo do mesmo se dá através de oficinas práticas como atividade de extensão no laboratório de informática com o objetivo de fazer com que os alunos obtenham esse primeiro contato com a metodologia BIM e assim poder fazer uma introdução das capacidades BIM de tecnologia e processos em estágio de modelagem, mesmo que em um grau mais inicial da temática. No curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo dessa instituição, a disciplina “Arquitetura digital I” é ministrada logo no segundo período, entretanto o ensino ainda é relativo ao modelo de aprendizagem 2D e sem narrativas voltadas à experiência BIM. Sabendo da importância da nova metodologia, o corpo docente da faculdade já entrou com os devidos trâmites administrativos para atualizar a matéria às novas exigências de mercado. Além disso, compreendendo a lisura do processo e da necessidade de atualização imediata dos discentes, a coordenação do curso decidiu criar uma oficina prática para que os alunos possam ser introduzidos na temática BIM com foco em planejamento e projeto. Assim sendo, foi divulgada a abertura de vagas para a oficina, pois mesmo sendo gratuito é importante programar a quantidade de alunos que participariam devido a quantidade de computadores disponíveis no laboratório de informática, e em menos de uma semana as vagas já haviam sido preenchidas em sua totalidade demonstrando assim o grande interesse dos alunos por esse novo conhecimento. No dia 31 de março de 2022 foi realizada a oficina prática de 4 horas/aula com a presença de 15 alunos presencialmente no laboratório de informática da faculdade.
Em primeiro momento foi apresentado uma introdução de modo teórico com auxílio de recursos audiovisuais sobre o conceito do BIM, a importância dos dados e da informação e a interoperabilidade trazida pelas ferramentas BIM que ajudam a minimizar os erros humanos diante do projeto. É explicado ainda nesse primeiro momento sobre as legislações que apoiam e organizam a disseminação do BIM pelo país e em quais aspectos já é obrigatório seu uso. Além disso, é informado também que o BIM é uma metodologia mais completa e que envolve vários aspectos dentro de um escritório promovendo melhorias nos processos, nas tecnologias e na política da empresa, e que existem vários softwares de projeto que são BIM, tanto para arquitetura, engenharia, urbanismo e muitos outros, explicando assim que o Revit® é um desses softwares mas que também existem vários outros e que todos eles podem se conversar pela tecnologia do IFC de compartilhamento aberto de dados. Com isso, inicia-se o segundo momento com a apresentação da interface do software Revit®, juntamente ao acompanhamento dos alunos nos computadores do laboratório de informática, com o exercício de modelagem arquitetônica para colocar em prática exemplos de o que pode ser feito com cada ferramenta inicial e as várias facilidades que a tecnologia traz para ajudar o projetista e sua criatividade. Nesse exercício é projetado um chalé fictício para o litoral do nordeste brasileiro com uma pequena cozinha, quarto, banheiro e com o uso da parte da cobertura para criar um rooftop com um pergolado. Desse modo, habilidades como criação de paredes, pisos, escada, inserção de portas, janelas e blocos fazem com que os alunos tenham compreensão inicial da agilidade que o software tem se for utilizado os itens já existentes dentro do template. É importante lembrar que durante a oficina não haveria tempo hábil para modificação de material, explicar criação de terreno ou procurar por novos blocos. A oficina foi concentrada na demonstração de algumas ferramentas básicas da plataforma para que os alunos possam vir a ter interesse em fazer o curso completo desse software ou de outro que seja BIM também. Para que ficasse ainda mais visível a aplicação da metodologia BIM, criamos a prancha A2 para colocar as plantas de piso criadas, as imagens 3D do projeto e principalmente os quadros de esquadrias com as portas e janelas e com o quadro das áreas internas do chalé.
Ao final, 93% dos alunos alcançaram êxito na atividade finalizando com uma prancha A2 com representações 2D e 3D, além de tabelas e imagens em perspectiva do projeto inicial criado na oficina. Entendendo que o envolvimento da comunidade acadêmica no processo de disseminação e implementação do BIM é imprescindível (ALVES, VIEIRA e NERI, 2021), buscou-se perceber o grau de conhecimento dos alunos referente à temática do BIM e do Revit, bem como o nível de aceitação e interesse dos mesmos perante uma nova metodologia de projetos. Assim, considera-se que os resultados alcançados foram promissores pois houve o engajamento e entusiasmo do corpo discente presente em aprender mais sobre o BIM e as possibilidades que podem ser alcançadas com seu uso.
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Citas
ALVES, K. C. do C. .; VIEIRA, J. L. de M. .; NERI , E. R. da S. . Experiência de abordagem do BIM em disciplina no IFPE – Campus Recife. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 3., 2021. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. p. 1. DOI: 10.46421/enebim.v3i00.286. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/286. Acesso em: 28 ago. 2022.
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Derechos de autor 2022 ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM
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