Aplicação do BIM na educação

ampliando a eficácia do ensino de projeto por meio da integração com a realidade aumentada

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46421/enebim.v5i00.3475

Palabras clave:

Building Information Modeling (BIM), Tecnologia educacional, Aprendizagem móvel

Resumen

O progresso tecnológico tem sido um fator crucial na transformação da Construção Civil ao longo dos anos, impulsionando inovações que revolucionaram o setor (BERGLUND et al., 2020). A rápida evolução tecnológica também não passou despercebida na área educacional, especialmente no ensino de engenharia. As novas tecnologias têm desempenhado um papel positivo na educação, capacitando a formação de profissionais mais preparados para lidar com as mudanças tecnológicas constantes. Uma das tecnologias que ganharam destaque no ensino da indústria da construção é o Building Information Modeling (BIM). Ao criar representações digitais detalhadas e precisas de projetos, o BIM oferece uma ferramenta eficaz para o ensino de engenharia civil e disciplinas relacionadas (SALGADO, 2022). Por meio dessa tecnologia, os estudantes têm a oportunidade de visualizar a integração dos projetos e modelos construtivos em um ambiente tridimensional, permitindo uma compreensão mais profunda dos componentes do projeto, como cortes, plantas baixas e fachadas (MOREIRA; FELIZARDO; SOUSA, 2021). No entanto, é possível elevar ainda mais a experiência educacional ao combinar o modelo tridimensional do BIM com a tecnologia de Realidade Aumentada (RA). Essa integração amplia os benefícios educacionais e cria uma experiência de aprendizado única para os alunos (ALVES; VIEIRA; OLIVEIRA JÚNIOR, 2022). Com a RA, os estudantes podem explorar as edificações virtualmente, proporcionando uma abordagem mais prática e concreta para o aprendizado, aproximando os estudantes da realidade da indústria da construção e aprimorando suas habilidades de análise e resolução de problemas (AZEVEDO et al., 2023). Além disso, a visualização em 3D por meio da RA ajuda a tornar conceitos abstratos mais tangíveis e concretos para os estudantes. Isso desempenha um papel fundamental na melhoria da compreensão dos conceitos teóricos, tornando o aprendizado mais significativo e duradouro (AZEVEDO; MORAES; LIRA, 2020). O objetivo deste estudo foi estruturar o uso da RA integrada ao BIM em disciplinas relacionadas à concepção e representação de projetos arquitetônicos no curso de graduação de engenharia civil daEscola Politécnica da Universidade de Pernambuco (POLI/UPE).

A metodologia foi dividida em três etapas, primeiramente foi realizada uma revisão da literatura com foco no uso da RA no ensino de engenharia civil, abordando tópicos como potencial de uso e limitações. Posteriormente, realizou-se a modelagem de dois projetos arquitetônicos por meio do software BIM Autodesk Revit foram realizados testes com a interface de RA por meio do software Augin. As tipologias de projetos definidas foram uma edificação residencial unifamiliar e uma edificação residencial multifamiliar. A terceira etapa consistiu em estruturar a metodologia didática para emprego da RA nas disciplinas de Arquitetura e Expressão Gráfica 2, na POLI/UPE. Para isso, buscou-se identificar possibilidades de uso da RA, entender as limitações do uso da RA na instituição de ensino e planejar o método de avaliação do uso dessa tecnologia.

A análise da literatura permitiu constatar que a RA possui um potencial significativo para melhorar a aprendizagem nessa área. No entanto, seu uso ainda é pouco difundido em sala de aula e sua maior limitação é o acesso aos equipamentos para uso dessa tecnologia. Segundo a literatura, para mitigar essa limitação, pode-se utilizar RA em dispositivos móveis, softwares gratuitos e modelos tridimensionais simples, projetos grandes e complexos podem demandar dispositivos móveis mais potentes. O desenvolvimento dos dois modelos arquitetônicos foi realizado no software BIM Autodesk Revit. A edificação multifamiliar possui 27 pavimentos, sendo um térreo, dois pavimentos vazados, 23 pavimentos tipo e uma coberta. Durante o teste com a RA, percebeu oportunidades de aplicação em sala de aula para ensino envolvendo a volumetria da edificação, cortes e passeio virtual. Essas aplicações são importantes para que os alunos desenvolvam uma visão espacial de projetos arquitetônicos. A implementação da RA integrada ao BIM como um recurso complementar ao material didático das disciplinas de Arquitetura e Expressão Gráfica 2 pode ser realizada por meio de dispositivos móveis, tornando o processo acessível e interativo para os alunos. Para medir a eficácia e o impacto dessa abordagem, planeja-se coletar o feedback dos estudantes por meio de um questionário baseado no Modelo de Aceitação da Tecnologia (SILVA et al., 2015). Essa avaliação auxiliará a entender melhor a percepção dos alunos em relação à utilização da RA e a realizar ajustes necessários no processo de ensino-aprendizagem. A partir dos resultados obtidos nesta pesquisa, pode-se verificar a viabilidade na estruturação do uso da RA integrada ao BIM em disciplinas relacionadas à concepção e representação de projetos arquitetônicos. Os dados reunidos fornecerão um embasamento sólido para promover a adoção dessa tecnologia nas disciplinas de Arquitetura e Expressão Gráfica II do curso de engenharia civil na POLI/UPE. É importante ressaltar que a integração da RA no ensino de engenharia civil pode oferecer diversas vantagens. Primeiramente, a visualização em 3D de projetos arquitetônicos pode facilitar o entendimento dos conceitos abordados em sala de aula, permitindo que os estudantes observem detalhes e interajam com os modelos de forma mais imersiva. Além disso, a RA proporciona uma experiência mais prática, o que é essencial para a formação de profissionais preparados para a indústria moderna.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vinícius Francis Braga de Azevedo, Universidade de Pernambuco

Engenheiro Civil pela Universidade de Pernambuco. Mestrando em Engenharia Civil na Universidade de Pernambuco (Recife - PE, Brasil).

Hiran Ferreira de Lira, Universidade de Pernambuco

Mestre em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professor em regime de dedicação exclusiva da Universidade de Pernambuco (Recife - PE, Brasil).

Andréa Benício de Moraes, Universidade de Pernambuco

Mestra em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo. Professora titular da Universidade de Pernambuco (Recife - PE, Brasil).

Bianca M. Vasconcelos, Universidade de Pernambuco

Doutora em Engenharia Civil pela Universidade do Porto/Portugal. Professora adjunta da Universidade de Pernambuco (Recife - PE, Brasil).

Citas

ALVES, K. C. do C.; VIEIRA, J. L. de M.; OLIVEIRA JÚNIOR, F. F. A iniciação científica como caminho para introdução do BIM na academia. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 4., 2022. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2022. p. 1–1. DOI: 10.46421/enebim.v4i00.1884.

AZEVEDO, V. et al. Uso da realidade aumentada no ensino de projeto de engenharia civil. arq. urb, n. 36, p. 67-79, 2023.

AZEVEDO, V.; MORAES, A.; LIRA, H., Tutoring as a Tool to Explore New Teaching Methodologies in the Classroom in Engineering Classes of the University of Pernambuco. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON GEOMETRY AND GRAPHICS, 2020. Anais [...]. Springer, Cham, 2021. p. 811-819. DOI 10.1007/978-3-030-63403-2_74.

BERGLUND, E. Z. et al. Smart infrastructure: a vision for the role of the civil engineering profession in smart cities. Journal of Infrastructure Systems, v. 26, n. 2, p. 03120001, 2020.

CHIMENO, M. D. R. C. et al. PBL methodologies: BIM and 3D scanning applied to teaching in construction engineering projects. International Journal of Engineering Education, v. 4, n. 2, p. 8-19, 2023.

MOREIRA, B. S.; FELIZARDO, J. A. F.; SOUSA, J. C. V. de. Acompanhamento de turmas nas disciplinas de projeto e construção de edifícios. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 3., 2021. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. p. 1. DOI: 10.46421/enebim.v3i00.326.

SALGADO, M. S. Usos do modelo BIM e o ensino de arquitetura. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 4., 2022. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2022. p. 1–1. DOI: 10.46421/enebim.v4i00.1925.

SILVA, J. et al. Adoção de realidade aumentada no ensino de resistência dos materiais. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2015. p. 1198.

Publicado

2023-11-02

Cómo citar

AZEVEDO, Vinícius Francis Braga de; LIRA, Hiran Ferreira de; MORAES, Andréa Benício de; VASCONCELOS, Bianca M. Aplicação do BIM na educação: ampliando a eficácia do ensino de projeto por meio da integração com a realidade aumentada. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 5., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 1–1. DOI: 10.46421/enebim.v5i00.3475. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/3475. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Materiais didáticos desenvolvidos

Artículos similares

<< < 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.