Projeto integrado
experiência BIM de projeto de arquitetura, paisagismo e conforto.
DOI:
https://doi.org/10.46421/enebim.v4i00.1897Palavras-chave:
Metodologia de ensino, Projeto Arquietônico Integrado, BIM, Metodologia de ProjetoResumo
Esse trabalho apresenta uma experiência teórico-prática de ensino-aprendizagem BIM, ocorrida no primeiro semestre de 2022, e, por tanto, com duração de 4 meses, desenvolvida individualmente por 19 alunos. Dezessete dos alunos estavam matriculados nas três disciplinas e dois apenas em Conforto e Paisagismo, sendo que estes desenvolveram os estudos a partir de projetos específicos direcionados. A proposta deu-se na forma de um exercício integrado entre as disciplinas obrigatórias do quinto semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo do SENAI CIMATEC: Projeto de arquitetura, urbanismo e paisagismo 4 (120h), Conforto do ambiente construído 3 (60h) e Paisagismo (60h), ministradas pelos professores Bruno Leão, Manuella Souza e Rafael Câmara, respectivamente.
As disciplinas citadas fazem uso do método de ensino e avaliação PBL (Project Base Learning), onde situações-problema são postas e aulas de conteúdo didático são lecionadas para dar suporte ao discente no desenvolvimento de soluções projetuais. Dentre as competências BIM desenvolvidas ao longo do projeto, podem ser listadas a criação de modelos BIM, a captura e representação de informações a partir destes modelos, o planejamento do projeto com base nos conceitos do paradigma BIM, o link entre modelos de diferentes disciplinas, a realização de estimativas de custo, a gestão de documentos e a criação de animações. Além disso, de modo a apoiar o desenvolvimento das atividades, as disciplinas em questão fizeram uso de recursos digitais de ensino-aprendizagem como um ambiente virtual de aprendizagem, mesas digitalizadoras e laboratório de computadores para desenvolvimento das atividades acadêmicas. Todos os estudantes utilizaram os softwares Autodesk Revit (licença estudantil) para desenvolvimento dos projetos, Naviswork para a federação de modelos BIM das disciplinas, o Lumion ou Twinmotion para renderizações e o DIALux para simulações de iluminação natural e artificial de acordo com a norma de desempenho de edificações habitacionais (NBR 15.575), bem como o desenvolvimento do projeto luminotécnico.
O trabalho se configurou como o desenvolvimento do projeto arquitetônico e estrutural de uma edificação mista com aproximadamente 34.000 m² e um parque linear de 23.600 m² na cidade de Salvador, no bairro de Ondina. Além disso, os projetos deveriam ter aplicados conceitos e análise para um maior nível de conforto urbano. O cronograma do projeto foi dividido em três unidades, sendo que a integração entre as três disciplinas supracitadas começou na segunda unidade do semestre.
Para apoiar o desenvolvimento do projeto arquitetônico foram estudadas partes específicas da norma de desempenho para edificações habitacionais (NBR 15.575:2021) e de desempenho térmico de edificações (NBR 15.220:2005) no que diz respeito aos requisitos de atendimento dos níveis de iluminância para iluminação natural e artificial das unidades habitacionais, conforme o uso dos espaços. No desenvolvimento dos projetos foram consideradas além das questões de iluminação, a análise da melhor orientação de acordo com as características do local de projeto, a previsão de elementos de proteção solar e a especificação de materiais da envoltória do edifício compatíveis com o nível mínimo de desempenho térmico a ser alcançado.
Para o projeto da paisagem os discentes desenvolveram uma solução considerando as condicionantes impostas por sua localização geográfica, de modo a considerar não apenas a abordagem topográfica, mas também dados socio-econômicos e climáticos da região. Durante a visita ao local onde foi desenvolvida a proposta do parque linear com os professores e os alunos, foi feito um diagnóstico da situação atual que envolveu o levantamento das espécies da flora nativa, a observação das edificações do entorno, o mobiliário urbano existente, a acessibilidade e também foram medidos os níveis de pressão sonora (NPS) existentes - fatores que deveriam ser levados em consideração no desenvolvimento da proposta paisagística. Somada às diretrizes impostas pelo contexto, cada aluno teve de trabalhar um tema geométrico diferente, integrando forma e espaço no desenho urbano e estudando as diferentes espécies possíveis a serem utilizadas.
Dentre as competências BIM desenvolvidas no trabalho estão a Modelagem geral a partir de documentos base, o Planejamento e Projeto, a geração de documentação e apresentação através de imagens e animações, o gerenciamento de modelos de disciplinas diferentes e o gerenciamento de documentos em ambiente comum de dados. Além disso, cada integrante realizou simulações para atendimento à Norma de desempenho de edificações habitacionais (NBR 15.575:2021) quanto à iluminação natural e artificial e a especificação de vedações, pisos e cobertura com o auxílio da Plataforma online Projeteee.
Ao final do processo, os alunos produziram modelos BIM de arquitetura e estrutura, modelos federados, renderizações, percursos virtuais dos 57.600,00 m² de área projetada e, claro, projetos de qualidade. Os alunos perceberam o desafio e a importância de trabalhar simultaneamente diferentes disciplinas que compõem um projeto de maneira integrada visando os melhores resultados. No entanto, algumas dificuldades expressivas foram observadas, em sua maioria, ocasionadas por problemas de sincronização das três disciplinas, cumprimento de prazos e necessidades de mais aulas de orientação com os três docentes presentes.
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Referências
EASTMAN, C. et al. BIM Handbook: a guide to building information modeling for owners, managers, designers, engineers and contractors. 2 ed. New Jersey: John Wiley & Sons, 2011.
KOWALTOWSKI, Doris C. C. K. et al. (...). O processo de projeto em arquitetura: da teoria à tecnologia. São Paulo: Oficina de Textos, 2011. 504 p
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