Contribuições da Tecnologia BIM para o ensino transdisciplinar de Arquitetura

Autores

  • Victor Mateus Schulz Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Angélica Paiva Ponzio Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Ensino, projeto, BIM

Resumo

Há alguns anos levanta-se a questão da renovação dos métodos de projeto, visando integrar os agentes e disciplinas envolvidos na sua concepção e desenvolvimento, tendo como resultado um processo mais coerente com a atual realidade, bem como a entrega de um artefato (edifício) de maior qualidade. No entanto, segundo Filho (2014) no Brasil ainda se desenvolvem esses serviços dentro de uma visão linear e fragmentada. A separação entre as disciplinas, a fragmentação do conhecimento, e o processo de projeto linear, é de acordo com Filho (2014) ''um problema de ordem cultural e de formação''. Destaca-se ainda, a adoção de ferramentas (softwares), que devido a suas características de operação, influenciam determinados processos de projeto. O autor argumenta que a superação efetiva desses problemas depende da adoção de novas práticas de ensino (FILHO, 2014). Carvalho e Savignon (2012), citam que as escolas de arquitetura e urbanismo não tem acompanhado de forma significativa as mudanças da ''era digital'', que possibilitou o desenvolvimento de tecnologias a exemplo do BIM (Building Information Modeling). Segundo os autores, as faculdades também não têm feito as devidas revisões em seus planos de ensino para formar profissionais condizentes com as necessidades do mundo contemporâneo, cuja demanda é uma preparação transdisciplinar e com habilidades de trabalho em equipe. Portanto, o problema desta pesquisa fundamentou-se sobre dois paradigmas presentes no ensino de arquitetura das escolas brasileiras, sendo eles, o método disciplinar de ensino, e a utilização de ferramentas CAAD (Computer-aided ArchitectureDesign), paradigmas estes que fragmentam o conhecimento e segregam o processo de projeto. A característica resultante disso é a incoerência entre o perfil dos profissionais formados por estes sistemas com a real demanda da atual sociedade, denominada por Castells (1999) como ''sociedade em rede'', conectada e globalizada. Com base no exposto, o objetivo desta pesquisa é compreender como a tecnologia BIM colabora com a transdisciplinaridade no ambiente acadêmico. Além disso, de que maneira tal plataforma, ainda pouco explorada nas escolas de arquitetura brasileiras, resultando em deficiências na aprendizagem por falta de estudos de metodologias de ensino de projeto em BIM, pode ser inserida nos ateliês em todas as etapas, de processos criativos e conceituação, à concepção, compatibilização, documentação, etc. Para tal, será realizado acompanhamento da disciplina de Representação Gráfica II (RG-II), ministrada no terceiro semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS, e aplicação de exercícios elaborados pelo autor desta pesquisa para a turma de Projeto Arquitetônico II, ministrada no quarto período desta mesma universidade. O objetivo é estudar a metodologia de ensino em BIM utilizada nesta instituição, e compreender como os acadêmicos respondem a ela na disciplina de projeto no semestre seguinte. Entender, a partir do conhecimento adquirido pelos alunos, como o software se adequa, ou pode se adequar, as necessidades específicas da disciplina de projeto, que envolve um sistema estrutural particular, woodframe, e se os alunos estão aptos a solucionar os problemas de projeto em suas diversas etapas, utilizando a plataforma BIM. O autor propõem ainda, abordar a própria experiência como acadêmico graduado em uma escola de arquitetura adepta do ensino de projeto em BIM desde 2010, para a partir de uma experiência já mais bem consolidada, buscar práticas e métodos que contribuam com deficiências existentes nas universidades cujo processo de implementação, como no caso da UFRGS, ainda é recente. Fase esta que deve ser superada, evitando a residência por parte de professores e acadêmicos, abandono do software e retorno para processos e plataformas arcaicas.

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Referências

CHING, F. D. K. Técnicas de Construção Ilustradas. 4. ed. Porto Alegre – RS: Bookman, 2010. 480p.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. Ed. Novo Hamburgo – RS: Universidade Feevale, 2013. 276p.

SUCCAR, B. Building information modeling framework: a research and delivery foundation for industry stakeholders. Automation in Construction, v. 18, n. 3, p. 357-375, 2008.

THALLON, R. Graphic Guide to Frame Construction. 3. ed. Newtown: Taunton Press, 2009. 256p.

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Publicado

17/09/2018

Como Citar

SCHULZ, V. M. .; PONZIO, A. P. . Contribuições da Tecnologia BIM para o ensino transdisciplinar de Arquitetura. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 1., 2018. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2018. p. 1–1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/132. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Planejamento de execução BIM educacional (disciplina ou curso)

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