INDICADORES DE DESEMPENHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL: ESTUDO DE CASO EM UMA CONSTRUTORA GOIANA

Autores

  • Lídia R. A. Vale Programa de Pós-Graduação em Geotecnia, Estruturas e Construção Civil, Universidade Federal de Goiás
  • Maria Carolina G. O. Brandstetter Programa de Pós-Graduação em Geotecnia, Estruturas e Construção Civil, Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v18i.1174

Palavras-chave:

Indicadores, Desempenho, Construção

Resumo

Em meio a um mercado cada vez mais competitivo, consequência das diversas novas formas de relações sociais e econômicas, o mundo corporativo se depara com clientes progressivamente mais exigentes. Para controle do desempenho de uma organização, é de fundamental importância que se faça o correto uso de indicadores, sobretudo na indústria da construção civil, que se trata de uma produção única envolvendo diversas frentes de serviço em etapas distintas. Este trabalho apresenta um estudo de caso em uma empresa do ramo de construção de edifícios multipavimentos do mercado goiano. A revisão bibliográfica apresenta cinco estudos que perfazem um panorama de mais de vinte anos no que diz respeito às abordagens sobre indicadores de desempenho na construção civil. Os indicadores utilizados pela empresa do estudo de caso foram analisados, buscando uma relação entre a realidade e as definições e ideias apresentadas nos modelos da literatura. Para o caso específico estudado é observado que a empresa se preocupa principalmente com o desempenho relacionado às pessoas, tanto clientes quanto colaboradores, e à esfera financeira, como faturamento e vendas.

Referências

BARROS, A. L. Indicadores de Desempenho na Construção Civil: uma análise nas empresas de construção civil na Região Norte de Portugal. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão da Qualidade) - Universidade do Minho, Braga, 2017.

CÂNDIDO, L. F.; LIMA, S. H. de O.; BARROS NETO, J. de P. Análise de sistemas de medição de desempenho na indústria da construção. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 189-208, abr./jun. 2016.

COSTA, D. B. Diretrizes para Concepção, Implementação e Uso de Sistemas de Indicadores de Desempenho para Empresas da Construção Civil. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.

GOSCH, S. S. Indicadores de Desempenho da Produção de Edifícios Residenciais Associados a uma Nota Final. 2012. Monografia (Pós-graduação latu sensu em Tecnologia e Gestão na Produção de Edifícios) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

LANTELME, E. Proposta de um sistema de indicadores de qualidade e produtividade para a construção civil. 1994. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1994.

RADUJKOVIĆ, M.; VUKOMANOVIĆ, M.; DUNOVIĆ, I. B. Application of key performance indicators in South‐Eastern European construction. Journal of civil engineering and management, v. 16, n. 4, p. 521-530, 2010.

WONG, J. MW; NG, S. T.; CHAN, A. PC. Strategic planning for the sustainable development of the construction industry in Hong Kong. Habitat International, v. 34, n. 2, p. 256-263, 2010.

Downloads

Publicado

2020-11-04

Como Citar

VALE, Lídia R. A.; BRANDSTETTER, Maria Carolina G. O. INDICADORES DE DESEMPENHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL: ESTUDO DE CASO EM UMA CONSTRUTORA GOIANA. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 18., 2020. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2020. p. 1–8. DOI: 10.46421/entac.v18i.1174. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/1174. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

(Inativa) Gestão e Economia da Construção

Artigos Semelhantes

<< < 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.