Gamificação no Ensino da Engenharia Civil
comparativo entre Discentes Iniciantes e Avançados
DOI:
https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.5864Palavras-chave:
jogos, ensino, discentes, gestão, engenharia civilResumo
A gamificação tem se mostrado um método alternativo para o ensino da engenharia civil, especialmente em disciplinas nas quais as práticas são de difícil vivência durante a graduação, como o planejamento e a gestão. Diante dos jogos existentes na literatura, optou-se pela aplicação de um jogo para ensino da técnica da linha de balanço em duas turmas distintas: uma composta por estudantes da disciplina de gerenciamento de obras e outra formada por estudantes na fase inicial do curso. O objetivo do estudo foi coletar informações relevantes para o aprimoramento do jogo aplicado, com base nas diferenças observadas entre os dois grupos de participantes. Entre as principais diferenças identificadas, constatou-se que os discentes menos experientes demonstraram maior atenção às regras, mas menor capacidade de divisão de tarefas e pior desempenho. Por outro lado, os discentes mais avançados no curso exibiram maior habilidade na resolução de problemas, melhor desempenho nas tarefas propostas e maior conhecimento de suas lideranças. Este estudo evidencia a importância da adaptação e aprimoramento constante das ferramentas alternativas aplicadas no ensino da engenharia, tendo em vista o público-alvo.
Referências
BHATNAGAR, S. et al. A systematic review of lean simulation games in the construction industry. Architectural Engineering and Design Management, v. 19, n. 6, p. 701-719, 2023.
ROMANEL. F. B. Jogo “Desafiando a Produção”: uma estratégia para a disseminação dos conceitos da construção enxuta entre operários da construção civil. 2009. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Construção Civil da Universidade Federal do Paraná. Curitiba. 2009.
MARQUES, C. T.; GALANTE, J. A. Gamificação como estratégia para o ensino e aprendizagem de engenharia. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v.5(especial), p. 46-56, 2022.
FADEL, L. M.; ULBRICHT, V. R.; BATISTA, C. R.; VANZIN, T. (org.). Gamificação na educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014. 300 p. Disponível em: http://www.pgcl.uenf.br/arquivos/gamificacao_na_educacao_011120181605.pdf
DOMÍNGUEZ, A.; NAVARRETE, J. S. DE; MARCOS, L. DE; SANZ, L. F.; PAGÉS, C.; HERRÁIZ, J. J. M. Gamifying learning experiences: Practical implications and outcomes. Journal Computers & Education, Virginia, v. 63, p. 380–392, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2012.12.020.
LUCKO, G.; SENIOR, B. Ontology for Virtualization of Lean Construction Games. Lean Construction Journal, v. 12, p. 01-23, 2022. Disponível em: https://www.proquest.com/openview/de09bef16563aa20b16801fbe4795350/1?pq-origsite=gscholar&cbl=5347171. Acesso em: 10 out. 2023
TOMMELEIN, I. D. Journey toward Lean Construction: Pursuing a Paradigm Shift in the AEC Industry. Journal of Construction Engineering and Management, v. 14, n. 6, 2015. 12 p.
MENDES JR, R.; VARGAS C. L. S.; HEINECK, L. F. M. Jogo de programação da construção de edifícios via Internet. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA, XXVI, 1998, São Paulo. Anais [...] São Paulo. 1998.
PEREIRA, F.; FARIAS, T.; FIREMAN, M.; ETGES, B.; LOPES, L. Collaborative Method for Training and Implementing the Line of Balance. In: ANNUAL CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL GROUP FOR LEAN CONSTRUCTION, 31ND, 2022, Edmonton, Canada, Proceedings […] Edmonton, Canada 2022, p.259–270. doi.org/10.24928/2022/0128
MOURA, R. S. L. M.; MONTEIRO, J. M. F.; HEINECK, L. F. M. Line of Balance–is it a synthesis of lean production principles as applied to site programming of Works. In: ANNUAL CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL GROUP FOR LEAN CONSTRUCTION, 22nd, 2014, Oslo. Proceedings […] Oslo, 2014.
SANTOS, D. G.; GROSSKOPF, J.; SOUZA, A. M.; SANTOS NETO, A. T.; HEINECK, L. F. M. Utilization of extra planning activities by construction companies in Sergipe, Brazil In: ANNUAL CONFERENCE OF THE IGLC, 20nd, 2012, San Diego. Proceedings […] San Diego, 2012. 11p.
RYBKOWSKI, Z.; FORBES, L.; TSAO, C. The evolution of lean construction education (Part 1 of 2): At US-based universities. In: ANNUAL CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL GROUP FOR LEAN CONSTRUCTION, 26nd, 2018, Chennai, India. Proceedings […] Chennai, India, 2018.
NUNES, A.G.; SOUZA, L. J.; TEODÓSIO, P. M.; TORRES; T. A. S.; SANTOS, D. G. Uso de jogo em Lego™ como ferramenta de ensino de gestão de obras: uma experiência de discentes de mestrado da UFS. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 13., 2023, Aracaju. Anais[...].Porto Alegre: ANTAC, 2023.
MOLISANI, A. L. Evolução do perfil didático-pedagógico do professor-engenheiro. Educação e Pesquisa, v. 43, n. 2, p. 467-482, 2017.
ROMANEL, F. B.; FREITAS, M. C. D. Jogo “Desafiando a Produção”: ensinando a construção enxuta na construção civil. Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas, n. 3, p. 11-21, 2011.
LIMA, J. H. de; LOPES, D. A. Uso de jogo educacional na engenharia civil: tornando o dimensionamento de pavimentos divertidocom o jogo" dimensione". Revista Internacional de Educação Superior, v.7 1-14 e021008, 2021.
MORAES, M. N. de; CARDOSO, P. A. Jogos para ensino em engenharia e desenvolvimento de habilidades. Revista Principia-Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB, 39, 19-29, 2018.
DOYLE, D.; BROWN, F. W. Using a business simulation to teach applied skills–the benefits and the challenges of using student teams from multiple countries. Journal of European industrial training. p. 330-336, 2000.
DEPEXE, M. D.; DORNELES, J. B.; KEMMER, S. L. Aprendizado da técnica de programação da linha de balanço por meio de jogos didáticos. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA NO AMBIENTE CONSTRUIDO, XI, 2006, Florianópolis. Anais [...] Florianópolis, 2006, 10 p.
VIANA, M. R.; SANTOS, G. D.; VASCONCELOS, C. A. Jogo didático no ensino de conceitos lean na disciplina de administração de obras: relato de experiência. Revista Internacional de Educação Superior, v.7 1-20 e021045, 2021.
DOYLE, D.; BROWN, F. W. Using a business simulation to teach applied skills–the benefits and the challenges of using student teams from multiple countries. Journal of European industrial training. p. 330-336, 2000.
DEPEXE, M. D.; DORNELES, J. B.; KEMMER, S. L. Aprendizado da técnica de programação da linha de balanço por meio de jogos didáticos. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA NO AMBIENTE CONSTRUIDO, XI, 2006, Florianópolis. Anais [...] Florianópolis, 2006, 10 p.
DEPEXE, M. D. Simulação com jogos de montar: um instrumento de ensino para o planejamento e programação de obras. Engevista, v. 12, n. 2, 2010.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.