No balanço das redes: arquiteturas digitais e as influências das redes sociais no processo projetual
DOI:
https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.6307Palavras-chave:
Projeto Arquitetônico, Processo de Projeto, Redes Sociais Digitais, Tecnologia da ComunicaçãoResumo
A consolidação das redes sociais como uma das principais formas de comunicação humana é um processo em curso, cujo potencial de transformação social permeia complexas implicações. Nesse contexto, o último censo promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-BR) identificou que 94% dos arquitetos utilizam o Instagram. Este artigo objetiva discutir a influência dessa mídia de comunicação e quais papeis desempenha no processo projetual de arquitetura. O estudo se apresenta como uma pesquisa aplicada, exploratória de abordagem mista. A principal ferramenta de obtenção de dados foi a aplicação de formulários de opinião, respondidos por mais de cem arquitetos e estudantes de arquitetura de todo o Brasil. Como resultado geral, foi percebida uma surpreendente consciência dessa influência por parte dos profissionais ouvidos, principalmente na parte da amostra pertencente à geração Z. Também foi possível traçar indícios de como essas ferramentas tem se integrado ao processo do projeto e às práticas profissionais.
Referências
CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO DO BRASIL. CAU BRASIL: censo dos arquitetos e arquitetas e urbanistas 2020. Censo dos Arquitetos e Arquitetas e Urbanistas 2020. Disponível em: https://caubr.gov.br/censo2020/. Acesso em: 15 dez. 2023.
HOOTSUITE. The Global State of Digital 2021. Report. Disponível em: https://www.hootsuite.com/pt/recursos/digital-trends. Acesso em: 20 jan. 2024.
FERREIRA, A. C. de A. Valor invisível: a ideia de conforto no processo de projeto na era das redes sociais digitais. 2024. 277 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
MARTINO, J. A. Algoritmos evolutivos como método para desenvolvimento de projetos de arquitetura. 2015. 281 f. Tese (Doutorado em Arquitetura, Tecnologia e Cidade) – Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2015.
KOWALTOWSKI, D. K. MOREIRA D. C.; PETRECHE, J. R.; FABRICIO, M. M. (org.). O processo de projeto em arquitetura: da teoria a tecnologia. São Paulo: Editora de textos, 2011.
LAWSON, B. Como arquitetos e designers pensam. 4. ed. São Paulo: Oficina de textos, 2011.
MARTINO, L. S. Teoria das Mídias Digitais. Petrópolis: Vozes, 2014.
ALVES, A. L. S. F. C. O Admirável mundo instagramável: a Estetização do Comportamento de consumidor no Instagram. 2021. 180 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação) - Instituto Universitário de Lisboa, Lisboa, Portugal, 2021.
RECUERO, R.; BASTOS, M.; ZAGO, G. Análise de redes para mídia social. Porto Alegre: Sulina, 2015
GÜNTHER, H. Como Elaborar um Questionário. Brasília: UNB, Laboratório de Psicologia Ambiental, 2003. (Série: Planejamento de Pesquisa nas Ciências Sociais, N° 01).
MORIN, E. Introdução Ao Pensamento Complexo. Porto Alegre: Sulina, 2007.