MÉTODO SCRUM COM USO DE FERRAMENTAS DA CONSTRUÇÃO ENXUTA: UM ESTUDO DE CASO EM CONTAGEM/MG
DOI:
https://doi.org/10.46421/entac.v18i.1191Palavras-chave:
Construção, Gestão ágil, Lean, ScrumResumo
O setor da construção civil brasileira encontra-se em meio a mudanças significativas, uma vez que os clientes estão cada vez mais exigentes, os prazos reduzidos e as margens de lucro apertadas. Esses fatores vêm impulsionando as construtoras a buscar por novas metodologias para se manterem competitivas no mercado e aperfeiçoarem seus processos produtivos. Neste contexto, a Construção Enxuta pode atuar como uma alternativa para integração entre o produto e o planejamento de etapas, de modo a maximizar os valores e minimizar os desperdícios. De forma similar, o Scrum busca a adaptação, iteratividade e assertividade no uso dos recursos disponíveis. Este artigo tem como objetivo avaliar a implantação do método Scrum e dos conceitos e ferramentas da Construção Enxuta, a partir de um estudo de caso realizado em um canteiro de obras de residência unifamiliar. Como resultados percebeu-se como benefícios a melhoria na colaboração, comunicação e padronização de processos. Em paralelo a isso, verificou-se a resistência à mudança de cultura e a dificuldade de adaptação de algumas ferramentas ao canteiro de obras.
Referências
ANJOS, Mayse dos Santos. OLIVEIRA, Meire Ramalho de. Implantação do Programa 5S em um Canteiro de Obras: Um Estudo de Caso em Itabuna (BA). ScientiaTec: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia do IFRS, v.5, n.1, p. 136-155. 2018.
ARANTES, Paula Cristina Fonseca Gonçalves. Lean Construction – Filosofia e Metodologias.
Departamento de Engenharia Civil. 2008. 108p. Dissertação (Mestrado) - Universidade do Porto. Porto, Portugal.
AZIZ, Remon Fayek. HAFEZ, Sherif Mohamed. Applying Lean Thinking in Construction and Performance Improvement. Alexandria Engineering Journal, Egito, v. 52, n. 4, p. 679-695, abr. 2013. ISSN 1110-0168.
Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). A Produtividade da Construção Civil Brasileira. Brasília, [2016].
HOMRICH, Aline Sacchi. Uma Contribuição ao Gerenciamento Ágil de Projetos: O Caso de uma Empresa de Construção de Centrais Hidrelétricas. Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica. 2011. 213p. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina.
MARIZ, Renato Nunes. PICCHI, Flávio Augusto. Aplicação de Célula de Produção no Serviço de Execução de Fachada: Um Estudo de Caso na Construção Civil. Revista Produção Online, Florianópolis, v.14, n. 2, p. 703-719, abr./jun. 2014.
OLIVEIRA, Érikson Ricardo Marques de. Metodologia de Implantação da Construção Enxuta: Estudo de Caso em Construtora de Porte Médio. Departamento de Engenharia Civil. 2013.
175p. Dissertação (Pós Graduação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
PEREIRA, Diogo Santos Marques. A Lean Construction em Obras de Reabilitação- Análise de Adequabilidade e Contributo para a Definição de um Modelo de Aplicação. Departamento de Engenharia Civil. 2011. 107p.
PERRETI, L. C. FARIA, A. C. SANTOS, I. C. Aplicação dos Princípios da Construção Enxuta em Construtoras Verticais: Estudos de Caso Múltiplos na Região Metropolitana de São Paulo.
XXXVII Encontro da ANPAD, Rio de Janeiro, set. 2013.
SCHWABER, Ken. SUTHERLAND, Jeff. Guia do Scrum. Um guia definitivo para o Scrum: As regras do Jogo. [S.l.: s.n.], 2017. 20p.
SCRUMstudy™, VMEdu, Inc. Um Guia para o Conhecimento em Scrum (Guia SBOK™). Edição de 2016. Phoenix: SCRUMstudy™, 2016. 345 p.
SEBRAE. Lean Construction. 2016.
STREULE, Thomas et. al. Implementation of Scrum in the Construction Industry. Creative Construction Conference 2016, p. 25-28, jun. 2016. ISSN 1877-7058.
TUDESCO, Ana Paula Kloeckner. Gerenciamento Ágil de Projetos: Fatores de Sucesso Determinantes da Agilidade e Facilitadores de Resultados Inovadores. 2014. 130p.
Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.