Indicadores de sustentabilidade da certificação ambiental AQUA-HQE aplicados ao processo de projeto da arquitetura escolar interacionista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v19i1.2025

Palavras-chave:

Arquitetura escolar interacionista, Certificação AQUA-HQE, E. M. Luiza Terra de Andrade , Qualidade ambiental

Resumo

O objetivo do estudo é propor diretrizes, para o projeto arquitetônico de escolas interacionistas, com a finalidade de atender ao projeto político pedagógico (PPP) e alcançar o conforto dos usuários e a sustentabilidade. Através de revisões bibliográficas, foi possível verificar as correlações entre a teoria pedagógica interacionista, as características da arquitetura escolar e a certificação ambiental AQUA-HQE. A partir da análise Walkthrough, realizou-se a avaliação pós-ocupação (APO), da Escola Municipal Luiza Terra de Andrade, que demonstrou a aplicabilidade das diretrizes de projeto propostas nesta pesquisa. Assim, verifica-se que as diretrizes norteadoras contribuem para a qualidade e sustentabilidade dos ambientes escolares.

Biografia do Autor

Juliana Christiny Mello da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduação em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Estácio de Sá (Niterói - RJ, Brasil). Mestranda em Arquitetura na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro - RJ, Brasil). 

 

Paula de Castro Brasil, Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro

Doutorado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro - RJ, Brasil). Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro - RJ, Brasil). Professora e Coordenadora da Graduação Arquitetura e Urbanismo do Unilasalle-RJ (Niterói - RJ, Brasil).

Sylvia Meimaridou Rola, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorado em Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro - RJ, Brasil). Professora na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro - RJ, Brasil).

 

Referências

ANDRADE, Escola Municipal Luiza Terra de. Projeto Político Pedagógico Integração e Socialização: Escola- Comunidade. Arquivo interno da Escola Municipal Luiza Terra de Andrade. São Pedro da Aldeia RJ, 2016.

AZEVEDO, Giselle Arteiro Nielsen. Arquitetura escolar e educação: um modelo conceitual de abordagem interacionista. 2002. Tese (doutorado em ciências em engenharia de produção). Programas de pós-graduação de engenharia. Universidade federal do rio de janeiro. Rio de janeiro 2002.

BASTOS, Leopoldo E. Gonçalves. Sustentabilidade e Ventilação Natural em Edificações. Rio de Janeiro: LIGHT/PROCEL/SINDUSCON, 2002.

BRASIL, Paula de Castro; SILVA, Juliana Christiny. Impactos da arquitetura escolar na qualidade do ensino brasileiro. Conhecimento & Diversidade, [S.l.], v. 10, n. 21, p. 187-197, nov. 2018. ISSN 2237-8049. Disponível em: <https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/conhecimento_diversidade/article/view/4881>. Acesso em: 22 de maio 2022. doi:http://dx.doi.org/10.18316/rcd.v10i21.4881.

CAMPOS-DE-CARVALHO, M. I., e ROSSETTI-FERREIRA, M. C. Importance of Spatial Arrangements for Young Children in Day Care Centers. Children’s Environments, 10 (1), 19–30. (1993). Disponível em: http://www.jstor.org/stable/41515249. Aceso em: 22 de maio de 2022.

CARVALHO, Mara Ignes Campos de e ELALI, Gleice Azambuja. Ambientes para crianças pequenas. In: Psicologia ambiental em contextos urbanos [recurso eletrônico] / organizadoras, Maria Inês Gasparetto Higuchi, Ariane Kuhnen, Claudia Pato. – Dados eletrônicos. – 1. ed. – Florianópolis : Edições do bosque/CFH/UFSC, 2019.

MOREIRA, Luiz Guilherme Scaldaferri; AZEVEDO, Maria Catarina da Silva. Atlas Escolar histórico e geográfico de São Pedro da Aldeia. Prefeitura de São Pedro da Aldeia. Rio de Janeiro: Grafline, 2012.

PALANGANA, Isilda Campaner. Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vigotski: A relevância do social. 6. ed. São Paulo: Summus Editorial, 2015.

RHEINGANTZ, P. A.; AZEVEDO, G.; BRASILEIRO, A.; ALCANTARA, D.; QUEIROZ, M.. Observando a Qualidade do Lugar: procedimentos para a avaliação pós-ocupação. Rio de Janeiro: FAU-UFRJ (Coleção PROARQ), 2009. Disponível em: www.fau.ufrj.br/prolugar. Acesso em abril de 2022.

SALGADO, M., CHATELET, A., FERNANDEZ, P.. Produção de edificações sustentáveis: desafios e alternativas. Revista Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 12, n. 4, p. 81-99, out./dez. 2012.

SILVA, F.; SALGADO, M.; SILVA, C. Plataforma BIM, Retrofit e Sustentabilidade Ambiental: Estudo de Caso no Rio de Janeiro. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 7., 2015, Recife. Anais... Porto Alegre: ANTAC, 2015.

VANZOLINI, Fundação; CERWAY. Guia prático do referencial de Avaliação da Qualidade Ambiental do Edifício –Edifícios Não Residenciais. Versão de junho de 2016 com adendos 27/04/2017, 03/08/2018.

Downloads

Publicado

2022-11-07

Como Citar

SILVA, Juliana Christiny Mello da; BRASIL, Paula de Castro; ROLA, Sylvia Meimaridou. Indicadores de sustentabilidade da certificação ambiental AQUA-HQE aplicados ao processo de projeto da arquitetura escolar interacionista. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 19., 2022. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2022. p. 1–18. DOI: 10.46421/entac.v19i1.2025. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/2025. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.