No balanço das redes: arquiteturas digitais e as influências das redes sociais no processo projetual

Autores

  • Ana Clara Assis FERREIRA PPGAU-UFAL
  • Dra. Juliana Batista UFAL

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.6307

Palavras-chave:

Projeto Arquitetônico, Processo de Projeto, Redes Sociais Digitais, Tecnologia da Comunicação

Resumo

A consolidação das redes sociais como uma das principais formas de comunicação humana é um processo em curso, cujo potencial de transformação social permeia complexas implicações. Nesse contexto, o último censo promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-BR) identificou que 94% dos arquitetos utilizam o Instagram. Este artigo objetiva discutir a influência dessa mídia de comunicação e quais papeis desempenha no processo projetual de arquitetura. O estudo se apresenta como uma pesquisa aplicada, exploratória de abordagem mista. A principal ferramenta de obtenção de dados foi a aplicação de formulários de opinião, respondidos por mais de cem arquitetos e estudantes de arquitetura de todo o Brasil. Como resultado geral, foi percebida uma surpreendente consciência dessa influência por parte dos profissionais ouvidos, principalmente na parte da amostra pertencente à geração Z. Também foi possível traçar indícios de como essas ferramentas tem se integrado ao processo do projeto e às práticas profissionais.

Biografia do Autor

Dra. Juliana Batista, UFAL

Professora Associada da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), tendo exercido a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Dinâmica do Espaço Habitado - PPGAU/DEHA (Gestão 2015 - 2017). Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (2004), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Tem experiência em pesquisa científica relacionada com adequação ambiental de edificações, atuando principalmente nos seguintes temas: desempenho térmico de edificações, arquitetura bioclimática e eficiência energética

Referências

CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO DO BRASIL. CAU BRASIL: censo dos arquitetos e arquitetas e urbanistas 2020. Censo dos Arquitetos e Arquitetas e Urbanistas 2020. Disponível em: https://caubr.gov.br/censo2020/. Acesso em: 15 dez. 2023.

HOOTSUITE. The Global State of Digital 2021. Report. Disponível em: https://www.hootsuite.com/pt/recursos/digital-trends. Acesso em: 20 jan. 2024.

FERREIRA, A. C. de A. Valor invisível: a ideia de conforto no processo de projeto na era das redes sociais digitais. 2024. 277 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.

MARTINO, J. A. Algoritmos evolutivos como método para desenvolvimento de projetos de arquitetura. 2015. 281 f. Tese (Doutorado em Arquitetura, Tecnologia e Cidade) – Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2015.

KOWALTOWSKI, D. K. MOREIRA D. C.; PETRECHE, J. R.; FABRICIO, M. M. (org.). O processo de projeto em arquitetura: da teoria a tecnologia. São Paulo: Editora de textos, 2011.

LAWSON, B. Como arquitetos e designers pensam. 4. ed. São Paulo: Oficina de textos, 2011.

MARTINO, L. S. Teoria das Mídias Digitais. Petrópolis: Vozes, 2014.

ALVES, A. L. S. F. C. O Admirável mundo instagramável: a Estetização do Comportamento de consumidor no Instagram. 2021. 180 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação) - Instituto Universitário de Lisboa, Lisboa, Portugal, 2021.

RECUERO, R.; BASTOS, M.; ZAGO, G. Análise de redes para mídia social. Porto Alegre: Sulina, 2015

GÜNTHER, H. Como Elaborar um Questionário. Brasília: UNB, Laboratório de Psicologia Ambiental, 2003. (Série: Planejamento de Pesquisa nas Ciências Sociais, N° 01).

MORIN, E. Introdução Ao Pensamento Complexo. Porto Alegre: Sulina, 2007.

Downloads

Publicado

2024-10-07

Como Citar

FERREIRA, Ana Clara Assis; BATISTA, Juliana Oliveira. No balanço das redes: arquiteturas digitais e as influências das redes sociais no processo projetual . In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 20., 2024. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2024. p. 1–11. DOI: 10.46421/entac.v20i1.6307. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/6307. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Seção

Qualidade de Projeto

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.