INOVAÇÕES NOS EDIFÍCIOS VERTICAIS MULTIFAMILIARES: DOIS CASOS VENCEDORES DO PRÊMIO MASTER ADEMI/AL
DOI:
https://doi.org/10.29327/sbqp2021.438099Palabras clave:
Inovação em arquitetura, premiação de arquitetura, Prêmio Master ADEMI/ALResumen
Revistas e premiações de arquitetura adotam a inovação como condição desejável nos projetos, muitas vezes sem que haja explicação sobre o que é considerado como tal, partindo-se do pressuposto de ser um termo consolidado e autossuficiente para explicar-se. O Prêmio Master Ademi/AL seleciona os melhores edifícios do mercado imobiliário por meio de alguns critérios, dentre eles, as soluções inovadoras. O objetivo do artigo foi investigar o emprego de soluções inovadoras nos edifícios verticais vencedores desse Prêmio, no período de 2007 a 2017, construídos na cidade de Maceió/AL. A metodologia consistiu na análise comparativa dos dez edifícios premiados por meio de seis critérios de análise de inovações, sistematizados com base na literatura, estabelecendo-se os graus de inovação atingidos em cada caso. Apenas dois edifícios se destacaram com grau de inovação alto, quatro com grau regular e quatro com grau baixo. Concluiu-se que os dois casos destacados no artigo, embora estejam entre os que mais apresentaram inovações dentre os vencedores do Prêmio, ainda são pouco inovadores no âmbito nacional. O artigo enriquece o debate sobre o processo criativo dos edifícios multifamiliares e aponta parâmetros para análise de inovações em projetos futuros.
Citas
AMORIM, S.L. Inovações tecnológicas nas edificações: papéis diferenciados paraconstrutores e fornecedores. Gestão & Produção, São Carlos, v.3, n.3, p.262-73. 1996.
AZEVEDO, G. N. Inércia versus inovação: a produção residencial multifamiliarcontemporânea em Belo Horizonte e São Paulo. 2014. 359 f. Dissertação (Mestrado emArquitetura e Urbanismo) - Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais,Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014.
BATISTA, J. O. Inovação e ética: reflexões sobre a pesquisa na pós-graduação emarquitetura e urbanismo. In: Seminário Nacional de pesquisa e Pós-graduação emArquitetura e Urbanismo, 4., 2016, São Paulo. Anais... São Paulo: Universidade PresbiterianaMackenzie, 2016. p. 1 - 9.
CHACON, Sônia. Um estudo tipológico das transformações das edificações multifamiliaresno Rio de Janeiro, entre 1930-2000: O caso do bairro de Botafogo. Dissertação (Mestrado emArquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, UniversidadeFederal do Rio de Janeiro, 2004.
FABRÍCIO, M. M. Projeto simultâneo na construção de edifícios. 2002. Tese (Doutorado emEngenharia Civil) – Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. PortoAlegre.
MAFHUZ, E. da C. Nada provém do nada. Revista Projeto, São Paulo: Arco, n. 69, p. 89-95,nov. 1984.
PLACIDO, R. Inovações projetuais, tecnológicas e éticas em edifícios multifamiliares verticais:os vencedores do prêmio Master Ademi-AL (2007-2017). 2020. 160 f. Dissertação (Mestradoem Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós -Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
PLACIDO, R.; TOLEDO, A. Critérios para análise de inovações em edifícios multifamiliaresverticais. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, v. 3, n. 3, p. 150-164, 19 dez.2018., 2018.
SILVA, Elvan. Matéria, ideia e forma: uma definição de arquitetura. Porto Alegre: Ed. daUFRGS, 1994.
VILHA, Anapatrícia Morales. Gestão da inovação na indústria brasileira de higiene pessoal,perfumaria e cosméticos: uma análise sob a perspectiva do desenvolvimento sustentável.
Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica), Instituto de Geociências – UNICAMP,Campinas, 2009.