INSTRUMENTOS DE CODESIGN PARA O PROCESSO DE PROJETO: ANÁLISE DE DINÂMICAS COM USUÁRIOS E PROJETISTAS
DOI:
https://doi.org/10.29327/sbqp2021.438103Palabras clave:
Codesign, maquete física, realidade virtualResumen
Este artigo apresenta os resultados de um workshop realizado com instrumentos de codesign para auxiliar na comunicação entre projetistas e usuários da edificação. A partir de revisão da literatura, foram estudados e determinados os instrumentos a serem utilizados na simulação de discussão de projeto, em dinâmicas com a participação dos pesquisadores como intermediários. Os instrumentos determinados eram uma maquete física bidimensional, uma maquete física tridimensional e uma maquete eletrônica com visualização panorâmica por meio de óculos de realidade virtual. As dinâmicas realizadas mostraram que a mescla de distintos instrumentos físicos e o instrumento digital podem ser produtivas para a discussão de projeto, sendo que cada um pode vir a ser mais adequado em diferentes momentos do ciclo projetual, a depender da fase de elaboração do projeto. O trabalho limita-se a um estudo e indica a necessidade de novos estudos similares a partir desta experiência.
Citas
AZUMA, M. H. Customização em massa de projeto de habitação de interesse social por meio demodelos físicos paramétricos. 2016. Tese (Doutorado) – Instituto de Arquitetura e Urbanismo,Universidade de São Paulo, São Carlos, 2016.
BRANDT, E.; MESSETER, R. Facilitating collaboration through design games. In: Conference onParticipatory design: Artful integration: interweaving media, materials and practices, 8, 2004.Anais… Toronto: ACM, 2004.
CAIXETA, M. C. B. F.; FABRICIO, M. M. Métodos e instrumentos de apoio ao codesign noprocesso de projeto de edifícios. Ambiente Construído (Online), v. 18, p. 111-131, 2018.
CAIXETA, M. C. B. F.; FABRICIO, M. M.; TZORTZOPOULOS, P. User Involvement at the earlystages of Design: A Case Study in Healthcare. In: International Postgraduate ResearchConference, 11, 2013. Anais… Salford: University of Salford, 2013, p. 75-1-10.
DELIBERADOR, M. S.; KOWALTOWSKI, D. C. C. K. O jogo como ferramenta de apoio aoprograma arquitetônico de escolas públicas. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, v.3, n. 2, p. 85-102, 2015.
DE SANTI, M. M.; UTTEMBERGHE, D.; CAIXETA, M. C. B. F. Metodologia de Codesign. In:CAIXETA, M. C. B. F.; CAMELO, G. H.; FABRICIO, M. M. (org). Codesign e arquitetura para asaúde. Rio de Janeiro: Rio Books, 2021. p. 89-130.
HASANIN, A. A. Cultural Diversity And Reforming Social Behavior: A Participatory DesignApproach to Design Pedagogy. ArchNet-IJAR: International Journal of ArchitecturalResearch, v. 7, n. 2, p. 92–101, 2013.
IMAI, C.; AZUMA, M. H.; RODRIGUES, R.; ZALITE, M. . O modelo tridimensional físico comoinstrumento de simulação na habitação social. Gestão e Tecnologia de Projetos, v. 10, n. 2,p. 7-19, 2015.
LAHTINEN, M.; NENONEN, S.; RASILA, H. LEHTELÄ, J.; RUOHOMÄKI, V.; REIJULA, K. Rehabilitationcenters in change: Participatory methods for managing redesign and renovation. HERD:Health Environments Research & Design Journal, v. 7, n. 2, p. 57-75, 2014.
SANDERS, E. B.-N.; STAPPERS, P. J. Co-creation and the New Landscapes of Design. CoDesign,v. 4, n. 1, p. 5-18, 2008.
VAAJAKALLIO, K. Design games as a tool, a mindset and a structure. 2012. Tese (Doutorado)– School of Arts, Design and Architecture, Aalto University, Helsinki, Finland, 2012.
VAN OEL, C. J.; MLIHI, M.; FREEKE, A. Design Models for Single Patient Rooms Tested for PatientPreferences. HERD: Health Environments Research & Design Journal. 2021;14(1):31-46.doi:10.1177/1937586720937995