Análise das propostas de InfoVis para um software de alocação de atividades no ambiente construído

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/sbqp.v8i.3292

Palavras-chave:

InfoVis, Legibilidade, Codesign, Brainsketching, Alocação de atividades

Resumo

Soluções de visualização da informação (Information Visualization: InfoVis) são fundamentais para melhorar a compreensão e o uso de dados complexos. O artigo apresenta os resultados de uma oficina de codesign, que utilizou brainsketching na elaboração de soluções de InfoVis para um software em desenvolvimento de alocação de atividades no ambiente construído. O objetivo é analisar as estratégias de legibilidade apresentadas pelas soluções elaboradas e assim embasar as próximas etapas de desenvolvimento. Os participantes foram introduzidos ao funcionamento do software e aos dados que deviam representar visualmente. Duas equipes multidisciplinares foram formadas por designers e arquitetos para discutir e propor ideias de visualização, comunicando-se por meio de esboços e fala. Receberam materiais de apoio para realizar a atividade de codesign, tais como uma amostra dos dados – obtida por meio do mapeamento de uma alocação real do pronto-socorro de um Hospital Universitário –, cards com visualizações de referência e material de desenho. Os resultados alcançados pelas duas equipes apresentam características que se enquadram em duas estratégias de redução de complexidade da visualização de informação postuladas na teoria consultada. A discussão destes resultados contribui para o enquadramento teórico sobre a prática de InfoVis e oferece insights sobre a visualização no software em desenvolvimento.

Biografia do Autor

Lucas Melchiori Pereira, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

Doutorado em Ciências pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismos da Universidade de São Paulo. Pós-doutorando na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (São Paulo- SP, Brasil).

Sheila Walbe Ornstein, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Professora titular na Universidade de São Paulo (São Paulo - SP, Brasil).

Leandro Manuel Reis Velloso, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

Doutorado em Design pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Professor na Universidade de São Paulo (São Paulo - SP, Brasil).

Referências

CAIXETA, Michele Caroline Bueno Ferrari; FABRICIO, Márcio Minto. Physical-digital model for co-design in healthcare buildings. Journal of Building Engineering, [S. l.], v. 34, n. November, p. 101900, 2021. DOI: 10.1016/j.jobe.2020.101900. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jobe.2020.101900.

DÖRK, Marian; MÜLLER, Boris; STANGE, Jan-Erik; HERSENI, Johannes; DITTRICH, Katja. Co-Designing Visualizations for Information Seeking and Knowledge Management. Open Information Science, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 217–235, 2020. DOI: 10.1515/opis-2020-0102. Disponível em: https://www.degruyter.com/document/doi/10.1515/opis-2020-0102/html.

DORST, Kees. The core of “design thinking” and its application. Design Studies, [S. l.], v. 32, n. 6, p. 521–532, 2011. DOI: 10.1016/j.destud.2011.07.006. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.destud.2011.07.006.

HAMMOND, Tracy. Dialectical Creativity: Sketch-Negate-Create. In: Studying Visual and Spatial Reasoning for Design Creativity. Dordrecht: Springer Netherlands, 2015. p. 91–108. DOI: 10.1007/978-94-017-9297-4_6. Disponível em: https://link.springer.com/10.1007/978-94-017-9297-4_6.

KIM, Tanyoung; DISALVO, Carl. Speculative visualization: a new rhetoric for communicating public concerns. Design Research Society, [S. l.], p. 7–9, 2010. Disponível em: http://www.designresearchsociety.org/docs-procs/DRS2010/PDF/066.pdf.

KLEINSMANN, Maaike; VALKENBURG, Rianne. Barriers and enablers for creating shared understanding in co-design projects. Design Studies, [S. l.], v. 29, n. 4, p. 369–386, 2008. DOI: 10.1016/j.destud.2008.03.003. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.destud.2008.03.003.

MANZINI, Ezio. Design Culture and Dialogic Design. Design Issues, [S. l.], v. 32, n. 1, p. 52–59, 2016. DOI: 10.1162/DESI_a_00364. Disponível em: www.magno-design.com.

PEREIRA, Lucas Melchiori. Desenho Organizacional para a Integração de Projetos através da Modelagem da Informação em Processos Colaborativos. , 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/315803571_Desenho_organizacional_para_a_integracao_de_projetos_atraves_da_modelagem_da_informacao_em_processos_colaborativos_dissertacao_de_mestrado.

PEREIRA, Lucas Melchiori; ORNSTEIN, Sheila Walbe. A Systematic Literature Review on Healthcare Facility Evaluation Methods. HERD: Health Environments Research & Design Journal, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 338–361, 2023. DOI: 10.1177/19375867231166094. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/19375867231166094.

PEREIRA, Lucas Melchiori; ORNSTEIN, Sheila Walbe; SOARES, Vitória Sanches Lemes; AMARO, Jean; FRANÇA, Ana Judite Galbiatti Limongi. Congruence Mapping of the Activity Flows Allocated in Built Environments: A Pilot Application of Under-Development Software in an Emergency-Care Service. Applied Sciences, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 1599, 2023. DOI: 10.3390/app13031599.

SANDERS, Elizabeth B. N.; STAPPERS, Pieter Jan. Co-creation and the new landscapes of design. CoDesign, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 5–18, 2008. DOI: 10.1080/15710880701875068. Disponível em: http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/15710880701875068.

SCHOFFELEN, Jessica; CLAES, Sandy; HUYBRECHTS, Liesbeth; MARTENS, Sarah; CHUA, Alvin; MOERE, Andrew Vande. Visualising things. Perspectives on how to make things public through visualisation. CoDesign, [S. l.], v. 11, n. 3–4, p. 179–192, 2015. DOI: 10.1080/15710882.2015.1081240. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/15710882.2015.1081240.

SPRAGUE, David; TORY, Melanie. Exploring how and why people use visualizations in casual contexts: Modeling user goals and regulated motivations. Information Visualization, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 106–123, 2012. DOI: 10.1177/1473871611433710.

STEEN, Marc. Co-Design as a Process of Joint Inquiry and Imagination. Design Issues, [S. l.], v. 29, n. 2, p. 16–28, 2013. DOI: 10.1162/DESI_a_00207. Disponível em: https://direct.mit.edu/desi/article/29/2/16-28/69111.

STOMPFF, Guido; SMULDERS, Frido; HENZE, Lilian. Surprises are the benefits: reframing in multidisciplinary design teams. Design Studies, [S. l.], v. 47, p. 187–214, 2016. DOI: 10.1016/j.destud.2016.09.004. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.destud.2016.09.004.

VAN DER LUGT, Remko. Brainsketching and how it differs from brainstorming. Creativity and Innovation Management, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 43–54, 2002. DOI: 10.1111/1467-8691.00235.

VISCHER, Jacqueline C. Towards a user-centred theory of the built environment Towards a user-centred theory of the built environment. Building Research & Information, [S. l.], v. 36, n. 3, p. 231–240, 2008. DOI: 10.1080/09613210801936472. Disponível em: https://doi.org/10.1080/09613210801936472.

WANG, Jin-Yi; RAMBERG, Robert; KUOPPALA, Hannu. User Participatory Sketching: A Complementary Approach to Gather User Requirements. APCHI 2012: The 10th Asia Pacific Conference on Computer Human Interaction, [S. l.], n. June 2017, p. 481–490, 2012.

Downloads

Publicado

28/10/2023

Como Citar

Pereira, L. M. ., Ornstein, S. W. ., & Velloso, L. M. R. . (2023). Análise das propostas de InfoVis para um software de alocação de atividades no ambiente construído. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE PROJETO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 8(1). https://doi.org/10.46421/sbqp.v8i.3292

Edição

Seção

PRÁTICA - ATUAÇÃO PROFISSIONAL E VALORIZAÇÃO DO PROJETO