DO VOLUME AO PLANO: UMA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA DISCUTIR ASPECTOS ESTÉTICOS E ESPACIAIS DA FORMA ARQUITETÔNICA
DOI:
https://doi.org/10.29327/sbqp2021.438040Palabras clave:
volume, plano, arquitetura, metodologia de ensinoResumen
O presente artigo descreve uma estratégia metodológica que possibilita discutir aspectos plásticos da forma arquitetônica, a saber, as abstrações modernas referentes a volume e plano (superfície). Tal metodologia consiste em exposições teóricas, debates e na elaboração de quatro exercícios de criação tridimensional. O artigo apresenta os conteúdos teóricos que precedem a elaboração dos quatro exercícios propostos. Em seguida, os descreve e discute o modo como acionam a compreensão dos conceitos abstratos relativos a volume e plano. Também esclarece sobre outros conteúdos pedagógicos vinculados aos exercícios: visualização de possibilidades espaciais, compreensão sobre princípios de composição discutidos pela teoria da Gestalt, desenvolvimento da capacidade de representação (tanto através do desenho quanto da elaboração de maquetes físicas) e entendimento sobre questões tectônicas. Tal estratégia metodológica tem sido implementada na disciplina Plástica 1 do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Uberlândia.
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