APO EM EDIFICAÇÃO PÚBLICA ESCOLAR:

CASO DA E. M. LUIZA T. DE ANDRADE- RJ

Autores/as

  • Juliana SILVA UNILASALLE-RJ
  • Paula BRASIL UEZO e UNILASALLE-RJ

Palabras clave:

Avaliação Pós-Ocupação, Ambiente Construído, Arquitetura Escolar, Diretrizes Projetuais

Resumen

A presente análise consiste na avaliação pós-ocupação (APO) da Escola Municipal Luiza Terra de Andrade, localizada em São Pedro da Aldeia, RJ. Este estudo possui o objetivo de compreender o cenário contemporâneo da arquitetura escolar pública brasileira. A relevância desta pesquisa baseia-se sobre o fato de que a edificação escolar influencia diretamente o desempenho dos alunos, professores e colaboradores no processo de ensino- aprendizagem. A respectiva avaliação pós-ocupação procura compreender de forma aprofundada as necessidades de todos os grupos de usuários desta edificação de ensino. A partir dos diagnósticos realizados, no ambiente construído, estruturou-se uma relação de aspectos necessários para a execução de projetos de edifícios escolares. Assim, a escola analisada retrata a maneira como a educação básica no Brasil tem sido desenvolvida. A inadequação qualitativa e quantitativa dos ambientes retrata a realidade de inúmeras escolas existentes em todo o território nacional. Deste modo, torna-se emergencial mudar a maneira de se projetar escolas e tornar o usuário o centro de todo o processo de projeto.

Publicado

2023-07-24

Cómo citar

SILVA, J., & BRASIL, P. (2023). APO EM EDIFICAÇÃO PÚBLICA ESCOLAR:: CASO DA E. M. LUIZA T. DE ANDRADE- RJ. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE PROJETO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 6(1), 998–1013. Recuperado a partir de https://eventos.antac.org.br/index.php/sbqp/article/view/3203

Número

Sección

Qualidade do Projeto no Ambiente Construído

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