Proposta de disciplina BIM colaborativa entre instituições no curso de Engenharia Civil
DOI:
https://doi.org/10.46421/sbqp.v8i.3702Palabras clave:
Building Information Modeling, Colaboração, Competências, Ensino, ProficiênciaResumen
O mercado da área de Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação (AECO) vem implementando o Building Information Modeling (BIM), sendo portanto, cada vez mais requisitados profissionais com competências e habilidades BIM. Nesse contexto, a disciplina optativa Representação Gráfica em BIM (RGB) no curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) buscou contribuir fornecendo uma experimentação de colaboração à distância entre os alunos do IFRN e alunos do Instituto Politécnico de Guarda (IPG) em Portugal. O presente artigo através do método de pesquisa estudo de caso, tem como objetivo apresentar a disciplina, apontando seu planejamento, o desenvolvimento e a análise dos resultados alcançados. Como contribuições pode-se elencar o detalhamento de uma disciplina optativa BIM, que mesmo de forma isolada atingiu um nível avançado de proficiência em BIM, desenvolvendo nos alunos as competências de um Gerente BIM, caracterizando-se assim em uma experiência bem-sucedida e importante devido seu caráter replicável.
Citas
BARISON, Maria B.; SANTOS, Eduardo Toledo. Ferramenta para planejamento de disciplina BIM. In: Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído. 15., 2014, Alagoas. Anais... Porto Alegre: ANTAC, 2014.
BARISON, Maria B.; SANTOS, Eduardo T. Estratégias de ensino BIM: uma visão geral das abordagens atuais. Universidade Estadual de Londrina, 2010.
BÖES, Jeferson Spiering. Proposta de plano de implantação do BIM na indústria da construção civil. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil). Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
BRASIL. Decreto nº 10.306, de 2 de abril de 2020. Estabelece a utilização do Building Information Modelling. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 03 abr. 2020. Disponível em: < https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/decreto-n-10.306-de-2-de-abril-de-2020-251068946 >. Acesso em: 23 maio 2023.
CHECCUCCI, E. S. Ensino-aprendizagem de BIM nos cursos de graduação em Engenharia Civil e o papel da Expressão Gráfica neste contexto. 235 f. il. 2014. Tese (Doutorado em Difusão do Conhecimento) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.
DRESCH, A.; LACERDA, D. P.; ANTUNES Jr., J. A. V. Design Science Research: Método de Pesquisa para Avanço da Ciência e Tecnologia. Porto Alegre: Bookman, 2015. 204 p.
LOPES, Rudner Fabiano. BIM no ensino: ganhos e impasses. 2022. Tese )Doutorado em Arquitetura) – Escola de Arquitetura, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2022.
PEREIRA, Ana Paula Carvalho. Modelagem da informação da construção na fase de projeto: uma proposta para a SUMAI/UFBA. 2017. Tese (Doutorado em Arquitetura) - Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnicas de pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Rio Grande do Sul, Universidade FEEVALE, 2013.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos.2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.