Desafios e potencialidades de um projeto As Built colaborativo com o auxílio de tecnologias digitais: um estudo de caso em Gravataí-RS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46421/sbqp.v8i.3887

Palabras clave:

as built, fotogrametria digital, processo participativo

Resumen

Este estudo analisa o desenvolvimento do projeto As Built de um condomínio habitacional em Gravataí-RS, realizado de forma participativa e colaborativa entre a Comunidade Autônoma Orquídea Libertária da UFRGS. Tem como objetivo explorar potencialidades e fragilidades dessa prática como atividade não apenas técnica, mas também ético-política. O trabalho envolveu levantamentos diretos e indiretos, utilizando a fotogrametria digital na aquisição de dados, representações gráficas e construção de um memorial, etapas em que estudantes de arquitetura, membros da comunidade e voluntários atuaram juntos, remota e presencialmente. O estudo dessa experiência envolve cinco partes: caracterização do trabalho, contextualização dos ambientes de trabalho, procedimentos realizados, resultados obtidos e considerações finais. Novas aprendizagens e reflexões críticas entre os envolvidos foram construídas, bem como foram abertas perspectivas para futuras investigações e para o enfrentamento de problemas semelhantes no futuro.

Biografía del autor/a

Gabriela Linhares da Silva

Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia.

Ana Elísia da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora no Curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre - RS, Brasil).

Citas

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Publicado

2023-10-28

Cómo citar

Silva, G. L. da ., & Costa, A. E. da. (2023). Desafios e potencialidades de um projeto As Built colaborativo com o auxílio de tecnologias digitais: um estudo de caso em Gravataí-RS. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE PROJETO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 8(1). https://doi.org/10.46421/sbqp.v8i.3887

Número

Sección

TECNOLOGIA - INTEGRAÇÃO DA INFORMAÇÃO NO PROJETO

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