O IMPACTO DA CLASSIFICAÇÃO VISUAL E ULTRASSONOGRÁFICA NA QUALIDADE DOS ELEMENTOS CONSTRUTIVOS EM MADEIRA
DOI:
https://doi.org/10.29327/sbqp2021.438107Palavras-chave:
Madeira de reflorestamento, Ensaio não destrutivo - NDT, Classificação visual, Pinus spp, Metodologia de projetoResumo
A demanda mundial por construções sustentáveis tornou-se incontornável, e devido sua natureza no uso de material renovável a construção em madeira de reflorestamento foi colocada em evidência. Contudo, a heterogeneidade do material faz com que sua utilização como elemento construtivo seja dificultada, devido à variabilidade das propriedades mecânicas das peças. Desta forma, quando ocorre o dimensionamento de elementos estruturais, o projetista a via de regra indica dois caminhos: ou a majoração das seções calculadas de maneira radical ou especifica outro material sobre o qual tenha mais segurança de suas propriedades mecânicas, tal como o concreto ou o aço. Desta forma, com a intenção de aumentar a potencialidade do material, neste trabalho procedeu-se à classificação em peças de madeira para utilização em estruturas. Através de métodos não destrutivos de classificação, realizou-se o agrupamento de peças de dimensões estruturais com propriedades mecânicas semelhantes, para a composição de painéis em duas pesquisas diferentes: análise estrutural de painéis em Cross Laminated Timber- CLT e o estudo de paredes de contraventamento longitudinal – Shear walls, realizadas em painéis Wood frame. Este agrupamento resultou em quatro níveis, sendo que a maioria das peças foi categorizada na classe N°3, cuja recomendação é o uso em situações que necessitam baixa rigidez e resistência, e o fator estético não é crucial. O caráter não destrutivo do procedimento, permitiu classificar as peças estruturais num primeiro momento, visualmente, e a seguir, através de ensaio mecânico estático, obtendo-se o módulo de elasticidade longitudinal em flexão - MOE, para o conjunto de peças. A classificação assim executada, permitiu a confecção de painéis CLT e wood frame, com propriedades mecânicas semelhantes possibilitando a comparação estrutural intragrupos, nas pesquisas citadas acima.
Referências
______. ASTM D245: Standard practice for estabilishing structural grades and related allowable properties forvisuality graded lumber, 1993.
______. NBR 7190: Projeto de estrutura de madeira - Citações em documentos - Apresentação. Rio de Janeiro,1997.
ALMEIDA, A. C. Aplicação de compósitos poliméricos reforçados com fibra de vidro- GFRP em ligaçõescavilhadas para CLT, 2019. Dissertação (Mestrado em Metodologia de projeto) – Universidade Estadual deLondrina, 2019BARCAROLO, L. R. V. Estudo de eficiência de ligações por cavilha de compósito estrutural em vigas demadeira laminada, 2019. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Estadual deLondrina, 2019.
CANDIAN, M.; SALES, A. Aplicação das técnicas não – destrutivas de ultra – som, vibração transversal e ondasde tensão para avaliação de madeira. Ambiente construído. Porto Alegre, 2009.
CARREIRA, M. R. Critérios para classificação visual de peças estruturais de Pinus Sp, 2003. Dissertação(Mestrado em Engenharia de Estruturas) – Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de SãoPaulo, 2004.
CARREIRA, M. R.; DIAS, A. A. Classificação visual de coníferas: análise da aplicação do método norteamericano às espécies de Pinus spp plantadas no Brasil. Scientia Forestalis, Piracicaba – SP, n.67, p.78-87, abr.2005.
FIORELLI, J.; DIAS, A. A.; COIADO, B. Propriedades mecânicas de peças com dimensões estruturais de Pinusspp: correlação entre resistência à tração e classificação visual. R. Árvore, Viçosa, MG, v.33, n.4, p.741-750,2009MOURA, et al (2012). Qualidade e processo produtivo da madeira para a utilização em mobiliário.
Organização Emanuelle Graça Recco – Londrina: Universidade Estadual de Londrina. Ed. 1,p.112.
SCHIMIDT, S. (2021). Determinação das propriedades físicas da madeira DE Pinus Taeda e Eucalyptus grandis:base para recomendação e uso. Projeto acadêmico (Graduação). Universidade Federal de Santa Catarina.
TRINCA, A.; GONÇALVES, R. Efeito das dimensões da seção transversal e da frequência do transdutor navelocidade de propagção de ondas de ultra – som na madeira, 2009. Dissertação ( Pós graduação emengenharia agrícola) – Universidade Federal de Viçosa.