USABILIDADE DE DISPOSITIVOS DE REALIDADE VIRTUAL APLICADA À AVALIAÇÃO PRÉ-PROJETO

Autores

  • Pedro Sávio Jobim PINHEIRO Universidade de São Paulo
  • Sheila Walbe ORNSTEIN Universidade de São Paulo
  • Alessandra Rodrigues Prata SHIMOMURA Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Realidade Virtual, Avaliação Pré-Projeto, Usabilidade

Resumo

Este artigo é parte de um mestrado em desenvolvimento e tem por objetivo avaliar, de forma exploratória, a usabilidade do equipamento de Realidade Virtual Oculus Rift para a avaliação de projeto de arquitetura. Os procedimentos metodológicos utilizados para o desenvolvimento do estudo foram levantamentos in situ aplicados no edifício da Pinacoteca do Estado, na cidade de São Paulo realizados em duas etapas: a primeira com o Pátio Interno Norte modelado e vivenciado virtualmente, por meio do uso óculos de Realidade Virtual, e a segunda parte com questionários aplicados no pátio construído. Os resultados alcançados mostram que, embora os Displays Visualmente Acoplados (DVAs) sejam de fácil usabilidade, suas configurações e formas de utilização podem alterar a percepção dos usuários. O artigo conclui que a Realidade Virtual pode ser usada como ferramenta para Avaliação Pré-Projeto (APP) sem causar altos níveis de desconforto aos usuários e contribuindo para gestão da qualidade de projeto, mas ainda possui limitações ao uso recorrente durante a prática de projeto.

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Publicado

2023-07-24

Como Citar

PINHEIRO, P. S. J., ORNSTEIN, S. W., & SHIMOMURA, A. R. P. (2023). USABILIDADE DE DISPOSITIVOS DE REALIDADE VIRTUAL APLICADA À AVALIAÇÃO PRÉ-PROJETO. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE PROJETO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 6(1), 1419–1430. Recuperado de https://eventos.antac.org.br/index.php/sbqp/article/view/3238

Edição

Seção

Qualidade do Projeto no Ambiente Construído

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