Inserção do ensino do Building Information Modeling (BIM) na Academia: Novas perspectivas por meio da pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.46421/sbtic.v2i00.204Palavras-chave:
Academia, Pesquisa BIM, Modelagem de Informação de Construção, EnsinoResumo
O Decreto 9.377 do governo federal se destina a impulsionar o uso de Building Information Modeling (BIM) no país. Nesse sentido, a academia tem papel relevante, uma vez que prepara os futuros profissionais para o mercado de trabalho na área de Arquitetura, Engenharia e Construção. No entanto, pesquisas indicam que não é fácil implementar o BIM na academia, devido à necessidade de modificar a matriz curricular dos cursos e, a adesão dos professores ao paradigma. Em vista do exposto, novas perspectivas de inserção do BIM na academia são necessárias. Adotando a pesquisa-ação como método de pesquisa, este trabalho tem como objetivo discutir os benefícios alcançados com a iniciativa pioneira do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) no processo de implementação do ensino do BIM por meio da pesquisa. A principal contribuição do trabalho é mostrar que a estratégia aplicada pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Integração de Projetos (GIP) tem apresentado resultados positivos em termos de preparação de alunos para o mercado de trabalho, bem como ganhou o interesse dos professores, indicando possibilidades de adesão. Esses resultados demonstram que esta é uma implementação de modelo assertivo com potencial para ser replicada em outras instituições de ensino.
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