Inserção do ensino do Building Information Modeling (BIM) na Academia: Novas perspectivas por meio da pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/sbtic.v2i00.204

Palavras-chave:

Academia, Pesquisa BIM, Modelagem de Informação de Construção, Ensino

Resumo

O Decreto 9.377 do governo federal se destina a impulsionar o uso de Building Information Modeling (BIM) no país. Nesse sentido, a academia tem papel relevante, uma vez que prepara os futuros profissionais para o mercado de trabalho na área de Arquitetura, Engenharia e Construção. No entanto, pesquisas indicam que não é fácil implementar o BIM na academia, devido à necessidade de modificar a matriz curricular dos cursos e, a adesão dos professores ao paradigma. Em vista do exposto, novas perspectivas de inserção do BIM na academia são necessárias. Adotando a pesquisa-ação como método de pesquisa, este trabalho tem como objetivo discutir os benefícios alcançados com a iniciativa pioneira do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) no processo de implementação do ensino do BIM por meio da pesquisa. A principal contribuição do trabalho é mostrar que a estratégia aplicada pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Integração de Projetos (GIP) tem apresentado resultados positivos em termos de preparação de alunos para o mercado de trabalho, bem como ganhou o interesse dos professores, indicando possibilidades de adesão. Esses resultados demonstram que esta é uma implementação de modelo assertivo com potencial para ser replicada em outras instituições de ensino.

 

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Publicado

2019-08-19

Como Citar

GIESTA, Josyanne Pinto; COSTA, Thalita Giesta; COSTA NETO, Alfredo. Inserção do ensino do Building Information Modeling (BIM) na Academia: Novas perspectivas por meio da pesquisa. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 2., 2019. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2019. p. 1–6. DOI: 10.46421/sbtic.v2i00.204. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sbtic/article/view/204. Acesso em: 3 nov. 2024.

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