Análise da relação entre produtividade e qualidade em uma obra residencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/sibragec.v12i00.452

Palavras-chave:

Produtividade, Qualidade, Construção Civil

Resumo

Como consequência das últimas crises econômicas ocorridas no Brasil, muitas empresas têm buscado cada vez mais formas de inovar para obter destaque no mercado e atrair mais clientes. No caso da construção civil uma forma encontrada tem sido estudar processos que intensificam a produtividade e a qualidade, com o intuito de automatizar a produção, diminuir perdas e reduzir retrabalho, ou seja, aumentar a produtividade sem interferir na qualidade e vice-versa. Diante do exposto, o presente trabalho teve como objetivo analisar a relação existente entre produtividade e qualidade em serviços de uma obra. O estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica e de um estudo de caso em um conjunto de edifícios residenciais na cidade de Fortaleza, Ceará. Os serviços escolhidos para o desenvolvimento do estudo foram contramarco, contrapiso, revestimento interno de gesso e emboço de áreas molhadas, pois são aqueles que possuem maior impacto diretamente ou com os serviços subsequentes em termos de qualidade percebida pelo cliente. Como resultado notou-se que a relação entre a produtividade e a qualidade é direta e positiva, o que gera subsídio para ações que visem o incremento da produtividade da mão de obra sem que isso represente perda na qualidade da execução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Amorim Sancho Souza, Universidade de Fortaleza

Engenheiro Civil pela Universidade de Fortaleza.

Maria Letícia Correia Lima Beinichis, Universidade de Fortaleza

Mestra em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Engenheira Civil na Universidade Federal do Ceará.

Referências

BARÇANTE, L. C. Qualidade Total: uma visão brasileira, o impacto estratégico na universidade e na empresa. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

CAPUL, J.; GARNIER. O Dicionário de economia e de ciências sociais. Plátano Edições, 1996.

CHIARA, M. Construtoras reduzem tempo de obra. Acesso em 07 de março de 2020, disponível em https://economia.estadao.com.br/: https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,construtoras-reduzem-tempo-de-obra,70003073964, 2019

CROSBY, P. B. Qualidade, falando sério. São Paulo: McGraw-Hill, 1990.

DEMING, W. E. Qualidade: a revolução da administração. Rio de Janeiro: Marques Saraiva, 1990;

GAITHER, N. Administração da produção e operações. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

JURAN, J. M. Planejamento para a Qualidade. 2ª Ed. São Paulo: Pioneira. 1992

MARTINS, P. G. Administração da produção. São Paulo: Saraiva, 2005.

MARSHALL, Island Junior (org); Gestão da Qualidade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003;

PALADINI, E. P. Gestão da Qualidade Teoria e Prática. 4 Edição, 2019.

SCALIOTTI, O. Com estrutura inovadora e conceito A+, BS Design será entregue no próximo dia 28 de março, em Fortaleza. Acesso em 02 de março de 2020, disponível em: https://tribunadoceara.com.br: https://tribunadoceara.com.br/blogs/investe-ce/2019/03/22/com-estrutura-inovadora-e-conceito-bs-design-sera-entregue-no-proximo-dia-28-de-marco-em-fortaleza/, 2019

SOUZA, U.E.L. Produtividade e custos dos sistemas de vedação vertical. Tecnologia e gestão na produção de edifícios: vedações verticais. PCC-EPUSP, São Paulo, 1998

SOUZA, U. E.L. Como aumentar a eficiência da mão de obra - manual de gestão da produtividade na construção. São Paulo: Pini, 2006.

TOLEDO, J. de; BORRÁS, M. A.; MERGULHÃO, R. C.; MENDES, G. H. Qualidade - Gestão e Métodos. [Minha Biblioteca], 2013.

Downloads

Publicado

18/10/2021

Como Citar

SOUZA, M. A. S.; BEINICHIS, M. L. C. L. . Análise da relação entre produtividade e qualidade em uma obra residencial. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 12., 2021. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. p. 1–8. DOI: 10.46421/sibragec.v12i00.452. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sibragec/article/view/452. Acesso em: 18 maio. 2024.