Componentes de serviço vinculados com tecnologias da construção 4.0
DOI:
https://doi.org/10.46421/sibragec.v12i00.445Keywords:
Tecnologia, Serviços, Construção 4.0Abstract
Apesar de consolidados, os serviços tradicionais da construção precisam de inovação. Neste sentido, um caminho de solução para este impasse passa pela Construção 4.0, incorporando nas atividades da construção civil tecnologias como o BIM, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, etc. O desconhecimento dos serviços oferecidos no contexto da Construção 4.0 dificulta a incorporação de tecnologias e características próprias da Indústria 4.0 nos serviços tradicionais. Consequentemente, neste artigo objetiva-se caracterizar aquilo que configura um serviço 4.0 na construção civil, a partir da análise de serviços associados a 15 tecnologias. A partir da revisão bibliográfica e documental, os dados foram coletados através de Websites de 148 empresas que oferecem serviços vinculados a tais tecnologias em diferentes países; e analisados, desagregando os serviços em seus componentes, ou subserviços, com relação à cadeia de valor do serviço. O resultado obtido foi o mapeamento dos componentes de 38 serviços associados àquelas tecnologias, mostrando que 38% dos subserviços são autônomos, enquanto 62% não são, além de mostrar que 65% dos componentes são associados ao ciclo de dados, enquanto 35% não são. Consequentemente, a interface humana é necessária para habilitar os serviços 4.0. Portanto, esta pesquisa contribui com a caracterização daquilo que configura um serviço 4.0 na construção civil.
Downloads
References
ARASS, M. El; OUAZZANI-TOUHAMI, K.; SOUISSI, N. The system of systems paradigm to reduce the complexity of data lifecycle management. Case of the security information and event management. International Journal of System of Systems Engineering, [s. l.], v. 9, n. 4, p. 331–361, 2019.
BARBOSA, F. et al. Reinventing construction through a productivity revolution. [S. l.]: McKinsey Global Institute, 2017. Disponível em: https://www.mckinsey.com/business-functions/operations/our-insights/reinventing-construction-through-a-productivity-revolution. Acesso em: 8 jul. 2020.
DALLASEGA, P.; RAUCH, E.; LINDER, C. Industry 4.0 as an enabler of proximity for construction supply chains: A systematic literature review. Computers in Industry, [s. l.], v. 99, p. 205–225, 2018.
IBEM, E. O.; LARYEA, S. Survey of digital technologies in procurement of construction projects. Automation in Construction, [s. l.], v. 46, p. 11–21, 2014.
KLINGENBERG, C. O.; BORGES, M. A. V.; ANTUNES JR, J. A. V. Industry 4.0 as a data-driven paradigm: a systematic literature review on technologies. Journal of Manufacturing Technology Management, [s. l.], v. ahead-of-print, n. ahead-of-print, 2019.
KOSKELA-HUOTARI, K. et al. Innovation in service ecosystems—Breaking, making, and maintaining institutionalized rules of resource integration. Journal of Business Research, [s. l.], v. 69, n. 8, p. 2964–2971, 2016.
LI, J. et al. A Proposed Approach Integrating DLT, BIM, IoT and Smart Contracts: Demonstration Using a Simulated Installation Task. In: A PROPOSED APPROACH INTEGRATING DLT, BIM, IOT AND SMART CONTRACTS, 2019. International Conference on Smart Infrastructure and Construction 2019 (ICSIC). [S. l.]: ICE Publishing, 2019. p. 275–282.
MUÑOZ-LA RIVERA, F. et al. Methodological-Technological Framework for Construction 4.0. Archives of Computational Methods in Engineering, [s. l.], v. 28, n. 2, p. 689–711, 2021.
NIU, Y. et al. Smart Construction Objects. Journal of Computing in Civil Engineering, [s. l.], v. 30, n. 4, p. 04015070, 2016.
OESTERREICH, T. D.; TEUTEBERG, F. Understanding the implications of digitisation and automation in the context of Industry 4.0: A triangulation approach and elements of a research agenda for the construction industry. Computers in Industry, [s. l.], v. 83, p. 121–139, 2016.
OVIEDO-HAITO, R. J. J.; MORATTI, T.; CARDOSO, F. F. Desafios da gestão da produção na construção 4.0. In: XI SIBRAGEC & VIII ELAGEC 2019, 2019. XI SIBRAGEC & VIII ELAGEC 2019. [S. l.: s. n.], 2019.
SAWHNEY, Anil et al. A proposed framework for Construction 4.0 based on a review of literature. In: ASSOCIATED SCHOOLS OF CONSTRUCTION PROCEEDINGS OF THE 56TH ANNUAL INTERNATIONAL CONFERENCE, 2020. EPiC Series in Built Environment. [S. l.]: EasyChair, 2020. p. 301–309.
TEBOUL, J. Service is Front Stage: Positioning Services for Value Advantage. [S. l.]: Springer, 2006.
VARGO, S. L.; LUSCH, R. F. Why “service”? Journal of the Academy of Marketing Science, [s. l.], v. 36, n. 1, p. 25–38, 2008.