Indicadores de desempenho para benchmarking em empresas construtoras na cidade de Maceió – AL
DOI:
https://doi.org/10.46421/sibragec.v12i00.646Keywords:
Benchmarking, Indicadores de produtividade, Medição de desempenho, Construção civilAbstract
A construção civil representa um dos principais setores econômicos de Alagoas, entretanto, o investimento em novas tecnologias e formas de trabalho ainda é algo escasso no Estado, o que dificulta o desenvolvimento deste setor. O Benchmarking é uma atividade pouco realizada na região, mas que vem demonstrando grande retorno e eficiência para as construtoras no Brasil e no mundo. Baseado nisso, o grupo de pesquisa Indicadores para Benchmarking do Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Alagoas, em parceria com a ADEMI-AL e oito construtoras atuantes no Estado, realizou um estudo com o objetivo de implementar um sistema de coleta, análise e discussão de indicadores de desempenho. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação. A pesquisa foi dividida em ciclos, definidos durante as reuniões com o grupo, e consistiam na realização de visitas, treinamentos e coleta dos dados nos empreendimentos selecionados. A partir disso, aconteciam as reuniões de Benchmarking, nas quais eram realizadas uma análise comparativa dos dados, e as empresas com os melhores índices promoviam os seus cases de sucessos. Pôde-se constatar que o processo de Benchmarking auxiliou as empresas participantes da pesquisa a melhorar seus índices de produtividade, ou seja, tornando-as mais produtivas no ano de 2020 quando comparados os índices de 2019 e com a TCPO.
Downloads
References
BREMER, C. F.; OLIVEIRA, D. M.; JÚNIOR, J. M. L.; OLIVEIRA, P. M. Avaliação das práticas de sustentabilidade adotadas em empreendimentos de construção civil de Belo Horizonte. Construindo, v. 5, n. 01, 2013.
CAMP, R. C. Benchmarking: identificando, analisando e adaptando as melhores práticas da administração que levam à maximização da performance empresarial. 3. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 1998.
CANDIDO, L. F.; LIMA, S. H. O.; BARROS NETO, J. P. Análise de sistemas de medição de desempenho na indústria da construção. Ambiente construído, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 189-208, jun. 2016. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S167886212016000200189&lng=pt&nrm=iso>. Acessos em 20 mar. 2021.
COMUNIDADE DA CONSTRUÇÃO. Indicadores de Produtividade e Perdas para Processos à Base de Cimento – Caderno de Resultados, 2013. Disponível em: <http://www.comunidadedaconstrucao.com.br/ativos/351/indicadores-de-produtividade-eperdas-para-processos-a-base-de-cimento-2013.html>. Acesso em: 21 abr. 2017.
COSTA, D. B. Diretrizes para realização de processo de benchmarking colaborativo visando à implementação de melhores empresas de construção civil. Tese de doutorado. Porto Alegre; UFRGS, 2008.
MINISTÉRIO DAS CIDADES. Sistema de avaliação da conformidade de empresas de serviços e obras da Construção Civil – SiAC. Brasília: Secretaria Nacional da Habitação, 2017.
TUBINO, R. M. C. Sistema de Indicadores de Projeto. Comunidade da Construção de Goiânia. 2005.
TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, 2005.