Método de pré-dimensionamento de recipientes de armazenamento de resíduos da construção civil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46421/sibragec.v12i00.543

Palabras clave:

Entulho, Gestão de canteiro, Gestão de resíduos, Resíduos de construção e demolição

Resumen

A geração de resíduos da construção civil (RCC) atrelada à ausência ou ineficiência do planejamento da gestão de RCC em canteiro de obras pode acarretar em problemas de organização e segurança do trabalho. Nesse contexto, o objetivo principal deste trabalho foi apresentar procedimentos para dimensionamento de recipientes e equipamentos voltados ao armazenamento e transporte de RCC em canteiros de obras. Para isso, foram propostas soluções de manejo desses resíduos em um estudo de caso de edificação residencial de múltiplos pavimentos por meio dos cálculos de número de recipientes necessários e suas frequências de esvaziamento, além da realização de estimativa de custos do uso de recipientes de armazenamento. Resultados apontaram a necessidade por pavimento de 2 bags, 3 bombonas e 1 tambor para a macroetapa de estrutura e vedação, e 2 bags, 1 bombona e 1 tambor para a macroetapa de acabamento. O custo total estimado desses dispositivos para todos os pavimentos representou 0,07% do custo total do empreendimento. Conclui-se que as construtoras devem utilizar indicadores de geração por macroetapa de obra associados ao conhecimento das opções de dispositivos de acondicionamento e transporte, a fim de otimizar por meio de dimensionamento as quantidades, capacidades e frequências de coleta dos recipientes coletores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Julia Maria Carmona Vendramim , Universidade Federal de São Carlos

Mestranda em Engenharia Civil pela Universidade Federal de São Carlos.

José da Costa Marques Neto, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor da Universidade Federal de São Carlos.

Luiz Paulo da Silva , Universidade Federal de São Carlos

Mestre em  Estruturas e Construção Civil pela Universidade Federal de São Carlos. Doutorando em Engenharia Civil pela Universidade Federal de São Carlos.

Rodrigo Eduardo Córdoba , Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Engenharia Civil

Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de São Carlos

Citas

BRASIL. Lei no 12.305, de 02 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 03 ago 2010. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm>. Acesso em: 26 janeiro 2021.

BRASIL. Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) n.º 307, de 5 de julho de 2002. Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil. Diário Oficial da União, Brasília, jul. 2002. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=307>. Acesso em: 26 maio 2020.

CÓRDOBA, R. E. Estudo do sistema de gerenciamento integrado de resíduos de construção e demolição do município de São Carlos. 2010. 406 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia Civil, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2010.

MARQUES NETO, J. C. Estudo da Gestão Municipal dos Resíduos de Construção e Demolição na Bacia Hidrográfica do Turvo Grande (UGRHI-15). Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. São Carlos, 2009.

VENDRAMIM, Julia Maria Carmona. Projeto de manejo de resíduos da construção civil como subsídio para elaboração de planos de gerenciamento: estudo de caso em edificação de múltiplos pavimentos. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021.

Publicado

2021-10-18

Cómo citar

VENDRAMIM , Julia Maria Carmona; MARQUES NETO, José da Costa; SILVA , Luiz Paulo da; CÓRDOBA , Rodrigo Eduardo. Método de pré-dimensionamento de recipientes de armazenamento de resíduos da construção civil . In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 12., 2021. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. p. 1–8. DOI: 10.46421/sibragec.v12i00.543. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sibragec/article/view/543. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Gestão Sustentável nas Empresas e Canteiros de Obra

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

<< < 10 11 12 13 14 15 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.