Diretrizes de fiscalização do planejamento e controle de prazos para contratantes de obras do segmento varejista farmacêutico
DOI:
https://doi.org/10.46421/sibragec.v12i00.435Palavras-chave:
Fiscalização de obras, Planejamento de obras, Gestão de obras, Obras varejistas, Varejo farmacêuticoResumo
Ao longo dos últimos anos, o mercado varejista farmacêutico vem ganhando grande destaque no cenário econômico nacional. Para acompanhar este crescimento, se faz necessário um grande volume de obras novas e reformas, a fim de ofertar a infraestrutura física necessária para suprir esta nova demanda. As obras do segmento varejista farmacêutico apresentam singularidades, no que se refere à prazos reduzidos, formatos de contratação e fiscalização. Muitas vezes, os setores responsáveis são enxutos e enfrentam grandes volumes de obras simultâneas, carecendo de recursos metodológicos e ferramentas que auxiliem no cumprimento das atividades. O presente trabalho tem por objetivo, desenvolver um conjunto de diretrizes que auxiliem o planejamento e controle de prazos para contratantes de obras do segmento varejista farmacêutico. O presente estudo está enquadrado como uma pesquisa do tipo Design Science Propositiva, que tem por objetivo somente propor o artefato, sem validá-lo. Como principais contribuições, destaca-se a relevância da empresa analisada, possuindo 1.100 lojas em todo Brasil, com um volume de 245 obras em andamento no período do referido estudo, a identificação das principais problemáticas relatadas pelo setor de engenharia, e o desenvolvimento de diretrizes que auxiliem o processo.
Downloads
Referências
ALVARENGA, F. C. et al. Alterações de custo e prazo em obras públicas. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 161-180, jan./mar. 2021.
CÂNDIDO, L. F.; LIMA, S. H. O.; BARROS NETO, J. P. Análise da aplicação da abordagem Design Science em estudos na área de gestão e economia da construção. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 38., 2014, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: ANPAD, 2014.
CHEN, Y.; KAMARA, J. M. A framework for using mobile computing for
information management on construction sites. Automation in Construction, v.
, n. 7, p. 776-788, nov. 2011.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências Humanas e Sociais. 4ª edição. Petrópolis. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.
CRUZ, H. M.; SANTOS, D. G.; MENDES, L. A. Causas da variabilidade do tempo de execução dos processos em diferentes sistemas construtivos. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 49-65, jan./mar. 2018
DRESCH, A.; LACERDA, D. P.; ANTUNES JÚNIOR, J. A. V. Design Science Research: método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. Porto Alegre: Bookman, 2015.
GIL, A. Como elaborar projetos de pesquisa. 4, ed. São Paulo: Atlas, 2002.
HOLMSTRÖM, J.; KETOKIVI, M.; HAMERI, A. P. Bridging practice and theory: a design science approach. Decision Sciences, [S. l.], v. 40, n. 1, p. 65–87, 2009.
KIM, C. et al. On-site construction management using mobile computing
technology. Automation in Construction, v. 35, p. 415-423, nov. 2013.
MAHAMID, I.; BRULAND, A.; DMAIDI, N. Causes of delay in road construction Project. Journal of Management in Engineering, Virginia, v. 28, n. 3, p. 300-310, 2011.
OLIVEIRA, A. A. R. de; LEITE FILHO, C. A. P.; RODRIGUES, C. M. C. O processo de construção dos grupos focais na pesquisa qualitativa e suas exigências metodológicas. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 31., 2007, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: ANPAD, 2007. p. 1-15.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: Métodos e Técnicas. 3rd ed. São Paulo, SP: Atlas, 2011.
SU, G. Obras rápidas de varejo: caracterização e proposta de diretrizes e produtos para planejamento e controle de tempos. Dissertação (Mestrado) – Programa de Mestrado em Ciências. Universidade de São Paulo, 2019.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.