Panorama da gestão da assistência técnica no estado do Ceará
DOI:
https://doi.org/10.46421/sibragec.v12i00.438Palavras-chave:
Assistência Técnica, Empreendimentos Imobiliários, Panorama das construtoras cearensesResumo
Estudos relacionados a fase pós-ocupação, vem ganhando destaque na literatura nacional, muito com ênfase em trabalhos que visam a Avaliação Pós-Ocupação (APO). No entanto, vislumbra-se uma lacuna de trabalhos que abordem a Assistência Técnica (AT) de obras, por meio de seus conjuntos de atividades, procedimentos, responsabilidades e gestão. O presente estudo tem como objetivo realizar um panorama acerca Gestão da Assistência Técnica (AT) praticada pelas construtoras de empreendimentos imobiliários no estado do Ceará, servindo de base para uma análise ampla e coletiva, por meio de benchmarking, afim de promover a melhoria na gestão, tendo em vista sua importância no relacionamento com o cliente, a retroalimentação de dados para melhoria do projeto e processo construtivo, como também, atendimento de requisitos legais e normativos. Para realização da pesquisa adotou-se o estudo múltiplo de caso, abrangendo 50 empreendimentos imobiliários pertencentes a 15 construtoras, entregues entre os anos de 2014 a 2019. Como principais contribuições do estudo: (i) identificação dos profissionais, e qualificações, atuantes no segmento; (ii) análise dos principais chamados de AT e seus sistemas construtivos; (iii) mensuração do custo destinado para o setor; (iv) análise da gestão praticada; e, (v) análise dos chamados de AT ao longo da Garantia Legal.
Downloads
Referências
BARBIEI, E. Pesquisa de Survey como Método das Ciências Sociais. In: Métodos de pesquisa de Survey. 3 ed. Belo Horizonte: UFMG, 2005, p. 77-90.
CAUCHICK MIGUEL, P. A.; HO, L. L. Levantamento tipo Survey. In: CAUCHICK MIGUEL, P. A. (Ed.). Metodologia de pesquisa em engenharia de produção e gestão de operações. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus-Elsevier, 2011. P. 75-102.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências Humanas e Sociais. 4ª edição. Petrópolis. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.
FREITAS, J. et al. O método de pesquisa survey. Revista de Administração. v. 35, n. 3, p. 194-202.
COLLIS, J.; HUSSEY, R. Pesquisa em administração: um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação. 2 ed. Porto Alegre, RS: Bookman, 2005.
FORZA, C. Survey research in operations management: a process-based perspective. International Journal of Operations & Production Management, v. 22, n. 2, p. 152-194, 2002.
GRAY, D. E. Pesquisa no mundo real. 2ed. Porto Alegre: Penso, 2012.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, M. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed.
São Paulo: Atlas, 2010.
MORAIS, M. V. Proposta de melhoria de projeto de Habitação de Interesse Social a partir da visão dos clientes finais. 2015. 230 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: Métodos e Técnicas. 3rd ed. São Paulo, SP: Atlas, 2011.
PRUDENTE, R. R. Análise e classificação de solicitações de assistência técnica em empreendimentos residenciais veriticais pelo método FMEA (Failure Mode and Effect Analysis). Revista On-Line IPOG, v. 01 , n. 17, 2019.
LASTE, F. Assistência Técnica ao cliente: descrição das etapas do procedimento na construção civil. 2012. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
RESENDE, M. M.; MELHADO, S. B.; MEDEIROS, J. S. Gestão da qualidade e assistência técnica aos clientes na construção de edifícios. In: V Congresso de engenharia civil. Juiz de Fora, 2002.