ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE A APLICAÇÃO DE UM RAIO SIMPLES E ISÓCRONAS DE TEMPO DE CAMINHADA NA DELIMITAÇÃO DE ZONAS DE ADENSAMENTO NO ENTORNO DE ESTAÇÕES DE METRÔ E TREM NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/singeurb.v4i00.3596

Palavras-chave:

DOT, mobilidade urbana, alcance de pedestres

Resumo

Este trabalho analisa a delimitação de áreas de adensamento no município de São Paulo, considerando o alcance de pedestres a partir de estações de metrô e trem. O objetivo foi comparar as isócronas de tempo de caminhada com as áreas de adensamento definidas pelo raio simples do Plano Diretor Estratégico(PDE) de 2014(600m) e os raios advindos do processo de revisão do PDE em 2023(700m e 1.000m). Os resultados mostraram que com o raio de 600m, 1% das quadras está a mais de 20 minutos de caminhada da estação, taxa que aumenta à medida que o raio é ampliado. Complementariamente, a aplicação de um questionário indicou que a maioria das pessoas está disposta a caminhar de 10 a 15 minutos até uma estação. Identificou-se que a área definida pela isócrona de 10 minutos é inferior à área definida pelo raio de 700m, enquanto a isócrona de 15 minutos situa-se entre os raios de 700m e 1.000m. Conclui-se que o raio não representa adequadamente o alcance de pedestres, pois omite efeitos urbanos que impactam no acesso às estações, questionando-se métricas padronizadas e destacando a importância de análises detalhadas para o planejamento urbano. Artigo contribui para o subtema de Mobilidade e Acessibilidade Urbana.

Biografia do Autor

Carollina Hitomi de Oliveira Okamoto, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Mestrado em Engenharia Civil e Urbana pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (São Paulo - SP, Brasil)

Karin Regina de Castro Marins, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Livre-Docência em Planejamento e Engenharia Urbanos, Escola Politécnica da USP. Professora Associada da Escola Politécnica da USP.

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Publicado

17/11/2023

Como Citar

OKAMOTO, C. H. de O.; MARINS, K. R. de C. ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE A APLICAÇÃO DE UM RAIO SIMPLES E ISÓCRONAS DE TEMPO DE CAMINHADA NA DELIMITAÇÃO DE ZONAS DE ADENSAMENTO NO ENTORNO DE ESTAÇÕES DE METRÔ E TREM NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GESTÃO E ENGENHARIA URBANA, 4., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. DOI: 10.46421/singeurb.v4i00.3596. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/singeurb/article/view/3596. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Mobilidade e acessibilidade urbanas

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