Avaliação dos padrões de viagens realizadas para um polo gerador de viagem: Estudo de caso no campus Cuiabá da Universidade Federal de Mato Grosso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/singeurb.v3i00.1132

Palavras-chave:

Transporte individual motorizado, Zoneamento, Escolha modal

Resumo

As Instituições de Ensino Superior são Polos Geradores de Viagens e a existência desse tipo de edificação, atrai uma grande quantidade de viagens, pelos diferentes modos, influenciando na mobilidade urbana. Este artigo busca analisar características socioeconômicas dos usuários do campus da Universidade Federal de Mato (UFMT) em Cuiabá. Foram utilizadas as informações provenientes de um projeto de pesquisa sobre a mobilidade do campus universitário, que realizou uma pesquisa de origem-destino na comunidade acadêmica. Foi desenvolvido um zoneamento urbano e construída matriz origem-destino para conhecer o perfil do usuário e caracterizar as viagens de acesso a instituição, explorando as suas diferenças espaciais e socioeconômicos, como também verificando como isso influencia na escolha do modo de transporte. O transporte individual motorizado é o mais utilizado, com total de 43,36%, sendo mais representativo em zonas centrais e de renda alta e média. Além disso, constatou-se que as viagens através de ônibus somam 36,34% do total, sendo característica de regiões periféricas e de renda média mais baixa. Desta forma, nota-se que a renda familiar, distância média percorrida e o uso e ocupação do solo influenciam na escolha do modo de transporte utilizado.

Biografia do Autor

Larissa Silva Campos, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduada em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal de Mato Grosso. Pós-graduanda em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (Rio de Janeiro RJ, Brasil).

Higor Peres Marinho, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal de Mato Grosso (Cuiabá - MT, Brasil).

Marina Leite de Barros Baltar, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestre em Engenharia de Transportes na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora na Universidade Federal de Mato Grosso (Rio de Janeiro - RJ, Brasil).

Carol Cardoso Moura Cordeiro, Smart Construtora e Engenharia

Mestre em Engenharia de Edificações e Ambiental. Smart Construtora e Engenharia (Palmas - TO, Brasil).

Juliane Érika Cavalcante Bender, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Mestre e e doutoranda em Engenharia de Transportes pelo Programa de Engenharia de Transportes (PET) da COPPE/UFRJ. Atualmente é professora no Departamento de Engenharia Civil e Meio Ambiente (DECMCV) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

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Publicado

20/12/2021

Como Citar

SILVA CAMPOS, L.; PERES MARINHO, H. .; LEITE DE BARROS BALTAR, M.; CARDOSO MOURA CORDEIRO, C. .; ÉRIKA CAVALCANTE BENDER, J. Avaliação dos padrões de viagens realizadas para um polo gerador de viagem: Estudo de caso no campus Cuiabá da Universidade Federal de Mato Grosso. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GESTÃO E ENGENHARIA URBANA, 3., 2021. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. p. 455–462. DOI: 10.46421/singeurb.v3i00.1132. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/singeurb/article/view/1132. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Mobilidade e acessibilidade urbanas