Avaliação dos padrões de viagens realizadas para um polo gerador de viagem: Estudo de caso no campus Cuiabá da Universidade Federal de Mato Grosso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/singeurb.v3i00.1132

Palavras-chave:

Transporte individual motorizado, Zoneamento, Escolha modal

Resumo

As Instituições de Ensino Superior são Polos Geradores de Viagens e a existência desse tipo de edificação, atrai uma grande quantidade de viagens, pelos diferentes modos, influenciando na mobilidade urbana. Este artigo busca analisar características socioeconômicas dos usuários do campus da Universidade Federal de Mato (UFMT) em Cuiabá. Foram utilizadas as informações provenientes de um projeto de pesquisa sobre a mobilidade do campus universitário, que realizou uma pesquisa de origem-destino na comunidade acadêmica. Foi desenvolvido um zoneamento urbano e construída matriz origem-destino para conhecer o perfil do usuário e caracterizar as viagens de acesso a instituição, explorando as suas diferenças espaciais e socioeconômicos, como também verificando como isso influencia na escolha do modo de transporte. O transporte individual motorizado é o mais utilizado, com total de 43,36%, sendo mais representativo em zonas centrais e de renda alta e média. Além disso, constatou-se que as viagens através de ônibus somam 36,34% do total, sendo característica de regiões periféricas e de renda média mais baixa. Desta forma, nota-se que a renda familiar, distância média percorrida e o uso e ocupação do solo influenciam na escolha do modo de transporte utilizado.

Biografia do Autor

Larissa Silva Campos, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduada em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal de Mato Grosso. Pós-graduanda em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (Rio de Janeiro RJ, Brasil).

Higor Peres Marinho, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal de Mato Grosso (Cuiabá - MT, Brasil).

Marina Leite de Barros Baltar, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestre em Engenharia de Transportes na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora na Universidade Federal de Mato Grosso (Rio de Janeiro - RJ, Brasil).

Carol Cardoso Moura Cordeiro, Smart Construtora e Engenharia

Mestre em Engenharia de Edificações e Ambiental. Smart Construtora e Engenharia (Palmas - TO, Brasil).

Juliane Érika Cavalcante Bender, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Mestre e e doutoranda em Engenharia de Transportes pelo Programa de Engenharia de Transportes (PET) da COPPE/UFRJ. Atualmente é professora no Departamento de Engenharia Civil e Meio Ambiente (DECMCV) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

Referências

ALVES, R. et al. Instituições de ensino como polos geradores de viagem: as diferenças espaciais e temporais nos padrões de viagens. Anais... ANPET, Ouro Preto, p.2632-2643, 13 nov. 2015.

ARAÚJO, M. R. M. de et al. Transporte público coletivo: discutindo acessibilidade, mobilidade e qualidade de vida.: discutindo acessibilidade, mobilidade e qualidade de vida. Psicologia & Sociedade, [s.l.], v. 23, n. 3, p. 574-582, dez. 2011. Fap UNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0102-71822011000300015.

BALTAR, M. Perfil da utilização do transporte no campus de Cuiabá da Universidade Federal de Mato Grosso. Trabalho de Graduação. Universidade Federal de Mato Grosso, 2010

BELUFI, F. N.et al. Análise dos padrões de viagens de um polo gerador de viagens, aplicado ao campus universitário da UFMT, em Cuiabá. Anais... II Simpósio Nacional de Gestão e Engenharia Urbana – SINGEURB 2019, São Paulo... Anais: Porto Alegre: ANTAC, 2019.

BENDER, J. É. C.; BALTAR, M. L. de B. Perfil de deslocamentos dos usuários de um Campus Universitário urbano, caso da UFMT em Cuiabá. Anais... Arena ANTP, 2019, São Paulo.

GOMIDES, A. de A. Mobilidade urbana, iniquidade e políticas sociais. Políticas Sociais: acompanhamento e análise, Brasília, n. 12, p. 242-250, 2006.

MEDEIROS, M. G. et al. Transporte ativo em um campus universitário urbano: caso da UFMT. Anais... II Simpósio Nacional de Gestão e Engenharia Urbana: SINGEURB, São Paulo. Anais... Porto Alegre: ANTAC, 2019.

NADALIN, V.; IGLIORI, D. (2015) Espraiamento urbano e periferização da pobreza na região metropolitana de São Paulo: evidências empíricas. Revista EURE, v.41 (124), Santiago.

PORTUGAL, L. da S.; GOLDNER, L. G. Estudos de Polos Geradores de Tráfego e seus Impactos nos Sistemas Viários e de Transportes. 1. ed. São Paulo: Editora Edgard Blucher, 2003. 332 p.

QGIS.org, 2021. QGIS Geographic Information System. QGIS Association. http://www.qgis.org

REDPGV - REDE DE PÓLOS GERADORES DE VIAGENS. O que é um pgv. Disponível em: <http://redpgv.coppe.ufrj.br/index.php/pt-BR/conceitos/o-que-e-um-pgv>. Acesso em: 20 ago. 2019.

SOUZA, S. C. F. de. Modelos para estimativa de viagens geradas por instituições de ensino superior. 2007. 181 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia Civil, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Universidade de Brasília, Brasília, 2007.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. Anuário Estatístico 2019: Ano base 2018. Cuiabá: UFMT, 2019. 140 p. Disponível em: <https://www1.ufmt.br/anuarioestatistico/arquivos/8e272a000256398cbbe2726e67154361.pdf>. Acesso 17 nov. 2019

VASCONCELOS, L. C. da S.; COVEZZI, M. O Processo de Expansão Urbana de Cuiabá - Mato Grosso, Brasil. In: XII Encuentro de Geógrafos de América Latina, 2009, Montevideo. In: XII Encuentro de Geógrafos de América Latina. Montevideo: Universidad de la República, 2009. v. 1.

Downloads

Publicado

2021-12-20

Como Citar

SILVA CAMPOS, Larissa; PERES MARINHO, Higor; LEITE DE BARROS BALTAR, Marina; CARDOSO MOURA CORDEIRO, Carol; ÉRIKA CAVALCANTE BENDER, Juliane. Avaliação dos padrões de viagens realizadas para um polo gerador de viagem: Estudo de caso no campus Cuiabá da Universidade Federal de Mato Grosso. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GESTÃO E ENGENHARIA URBANA, 3., 2021. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. p. 455–462. DOI: 10.46421/singeurb.v3i00.1132. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/singeurb/article/view/1132. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Mobilidade e acessibilidade urbanas

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.