Avaliação de custo do sistema de medição individualizado de água considerando à tarifação mínima e diferentes cenários de consumo

Autores

  • Leandro Rodrigues da Silva Universidade Federal de Goiás
  • Murilo Ribeiro Magalhães Universidade Federal de Goiás
  • Tuane Rodrigues Martins Universidade Federal de Goiás
  • Saulo Bruno Silveira e Souza Universidade Federal de Goiás
  • Ricardo Prado Abreu Reis Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.46421/sispred.v1i.1603

Palavras-chave:

Medição individualizada de água, tarifação, viabilidade econômica

Resumo

RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo avaliar o custo proporcional da incidência de tarifação mínima no sistema de medição individualizado (SMI) analisando a estrutura tarifária adotada pela SANEAGO em Goiânia-GO. Para tanto, foram obtidos dados de consumo médio mensal (m³/mês) e número de agentes consumidores em unidades habitacionais de diferentes edifícios multifamiliares. Os dados obtidos foram utilizados para a criação de cenários hipotéticos de moradias com diferentes proporções de agentes consumidores a fim de comparar os cenários com SMI e com a utilização do sistema de medição coletiva (SMC). Os resultados deste estudo indicaram que, para o SMC, a maioria dos casos que passa a ser benéfico possuem economias com grande número de agentes consumidores por unidade. Considerando a estrutura tarifária da SANEAGO, nenhum dos cenários com SMC foi benéfico para unidades consumidoras com apenas um morador. Apesar disto, é importante ressaltar que a estrutura tarifária adotada pelas concessionárias interfere no que diz respeito a viabilidade econômica individual devido ao sistema de medição de água adotado.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGR - AGÊNCIA GOIANA DE REGULAÇÃO, CONTROLE E FISCALIZAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS. Resolução da diretoria n° 071/2018. 2018. Disponível em: <https://www.saneago.com.br/site/agencia/tabela_tarifas_agua_esgoto.pdf>. Acesso em: 10 de Setembro de 2018.

AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUA (ANA) - Ministério do Meio Ambiente. Conservação e reuso da água em edificações. São Paulo, 2005. 152 p.

BRASIL, Lei n° 13.312, de 12 de julho de 2016. Altera a Lei nº11.445, de 5 de janeiro de 2007, que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico, para tornar obrigatória a medição individualizada do consumo hídrico nas novas edificações condominiais. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9433.htm>. Acesso em: 19 de setembro de 2018.

BRASIL, Lei nº 14.939, de 15 de setembro de 2004. Institui o Marco Regulatório da Prestação de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário, cria o Conselho Estadual de Saneamento - CESAM e dá outras providências. Disponível em: <http://www.gabinetecivil.goias.gov.br/leis_ordinarias/2004/lei_14939.htm>. Acesso em 31/10/2018.

CARVALHAES, M. DA C. Gestão da água em edifícios habitacionais de múltiplos pavimentos: Análise da Operação em Sistemas de Medição Individualizada em São Paulo entre 1980 e 2015, 2016. Dissertação apresentada à Universidade Presbiteriana Mackenzie como requisito parcial à obtenção de título de Mestre em Arquitetura e Urbanismo.

CARVALHO JR., W. SILVEIRA, A. Sistema de medição individualizado de água-Análise de viabilidade de implantação, Estudo de Caso: Edifico Residencial New York, Cuiabá/ MT. In: 4 º Encontro de Engenharia e Tecnologia dos Campos Gerais, 2008, Campos Gerais, Brasil. 7 p.

CHAIB, E. B A. Avaliação de estratégias para a redução do consumo de água de abastecimento como meio de diminuição da pressão sobre os recursos hídricos. 2016, 254 p. Tese de Doutorado. Escola de Engenharia da UFMG, Belo Horizonte, 2016.

GUEDES, E.S.S. JÚNIOR, G.B.A. Comparativo de custos da medição individual e coletiva de água fria em edifícios residenciais. In: VI Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, 2015, Porto Alegre, Brasil. 7 p.

PERES, A. R. B. Avaliação Durante Operação de Sistemas de medição Individualizada de Água em Edifícios Residenciais, 2006. Dissertação apresentada no Curso de Mestrado em Engenharia Civil da Universidade Federal de Goiás para a obtenção do título de Mestre em Engenharia Civil.

PERUCH, D.H. BACK, N. Comparativo do Consumo de Água em Edificações Verticais Residenciais Multifamiliares com Hidrômetros Individuais e Coletivos. 2013. Artigo submetido à UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, 2013.

ROZAS, N. PRADO, R.T.A. Implantação de sistemas de leitura automática de medidores de insumos prediais. 2002. 21 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Departamento de Engenharia de Construção Civil, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

YAMADA, E. S.; PRADO, R. T. A.; IOSHIMOTO, E. Os Impactos da medição individualizada do consumo de água em edifícios residenciais multifamiliares. 2001. 125 p. Dissertação (Mestrado). Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.

Downloads

Publicado

2019-10-04

Como Citar

RODRIGUES DA SILVA, Leandro; RIBEIRO MAGALHÃES, Murilo; RODRIGUES MARTINS, Tuane; BRUNO SILVEIRA E SOUZA, Saulo; PRADO ABREU REIS, Ricardo. Avaliação de custo do sistema de medição individualizado de água considerando à tarifação mínima e diferentes cenários de consumo . In: SIMPÓSIO NACIONAL DE SISTEMAS PREDIAIS, 1., 2019. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2019. DOI: 10.46421/sispred.v1i.1603. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sispred/article/view/1603. Acesso em: 3 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.