COPAN

UMA PROPOSTA AINDA ATUAL DE UMA GERAÇÃO PASSADA - REFLEXÕES SOBRE O MORAR NO CENTRO A PARTIR DA ERGONOMIA COMO EIXO DE ANÁLISE

Autores/as

  • Eduardo Gasparelo Lima USP
  • Sylvia Tavares Segovia USP
  • Roberta Consentino Kronka Mülfarth USP

Palabras clave:

ergonomia, Edifício Copan, desempenho, conforto ambiental

Resumen

O Edifício Copan é considerado um ícone para a arquitetura modernista paulistana e brasileira, no qual foram empregadas diversas estratégias projetuais para a obtenção de conforto ambiental, além de ter sido projetado com uma irrefutável preocupação com a relação entre o edifício e a cidade. Considerando essas características, essa pesquisa teve como objetivo avaliar o desempenho do edifício, tendo como base a ergonomia, analisando como o modo de morar brasileiro atual ainda se aplica para casos como o projeto de Niemeyer. Para tal, foi feito um levantamento histórico do edifício, e então, visitas a algumas unidades onde foram realizadas medições e fotografias e aplicado questionários aos usuários. A partir desses levantamentos, análises de tarefa foram feitas e todas as informações de cada unidade compiladas em fichas-resumo. Serão apresentadas neste artigo duas unidades das quatro levantadas, sendo essas bem diversas no modo de lidar com a ergonomia e as diferentes formas de morar. Uma delas se utilizou de móveis sob medida, aproveitando melhor o espaço diminuto de uma kitchenette, e a outra, de móveis antigos e de mercado, tornando o ambiente bastante conflituoso ergonomicamente. Conclui-se que o Edifício Copan apresenta qualidades cada vez mais raras no mercado imobiliário contemporâneo, sendo ainda muito procurado para moradia, se mostrando ainda atual em sua relação com a cidade e com o conforto ambiental.

Publicado

2023-10-02

Cómo citar

LIMA, Eduardo Gasparelo; SEGOVIA, Sylvia Tavares; MÜLFARTH, Roberta Consentino Kronka. COPAN: UMA PROPOSTA AINDA ATUAL DE UMA GERAÇÃO PASSADA - REFLEXÕES SOBRE O MORAR NO CENTRO A PARTIR DA ERGONOMIA COMO EIXO DE ANÁLISE. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 15., 2019. Anais [...]. [S. l.], 2019. p. 3022–3031. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/4382. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

7. Conforto Ergonômico e Qualidade Ambiental

Artículos más leídos del mismo autor/a